Você sabe quantos centímetros o cabelo cresce por ano?

Já imaginou quantos centímetros seu cabelo cresce por ano? Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade. Confira mais detalhes sobre o crescimento natural dos fios!

Média de crescimento dos cabelos é a mesma para todos os tipos de fio

A velocidade de crescimento de um cabelo não está ligada à forma ou a espessura dele - por mais que parece que cabelos cacheados e crespos demorem muito mais tempo para crescer! O que define a demora ou a agilidade do crescimento é o próprio metabolismo e o ritmo de cada pessoa, além, é claro, da saúde dos fios. Para deixá-los mais fortes, uma dica é procurar por linhas de shampoo e condicionador com ativos como arginina.

Por isso, a tradicional prática de cortar os cabelos de acordo com a mudança de fase da lua, como por exemplo, esperar a lua cheia para ter fios mais pesados ou a lua minguante para tirar o volume das madeixas, não passa de um mito.

No caso dos cacheados e crespos, é o fator encolhimento o responsável pela impressão de que os fios demoram muito mais tempo do que lisos e ondulados para crescer - já que o formato anelado faz com que eles pareçam mais curtos do que realmente são. 

Boa alimentação e visita ao tricologista podem acelerar crescimento do cabelo 

O metabolismo e os hábitos de alimentação de cada pessoa influenciam diretamente no crescimento dos fios. A deficiência de elementos fundamentais como o manganês, ácido graxo e ômega 6 podem fazer o cabelo crescer mais devagar, e para suprir a carência, vale apostar em uma alimentação balanceada com óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

Se você percebeu que o crescimento do seu cabelo está muito devagar, vale a pena procurar um terapeuta capilar ou um tricologista - especialista em problemas no couro cabeludo. Na consulta, o profissional fará uma análise dos fios e verificará o histórico de saúde para rastrear possíveis doenças que podem enfraquecem a raiz.

Matéria publicada em 06 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/voce-sabe-quantos-centimetros-o-cabelo-cresce-por-ano" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/voce-sabe-quantos-centimetros-o-cabelo-cresce-por-ano", "name": "voce-sabe-quantos-centimetros-o-cabelo-cresce-por-ano" } } ] }