Beleza Extraordinária

Ruivo desejado: como conseguir o tom "strawberry blonde" em casa

  • O stawberry blonde, tom de Julianne Moore, é a mistura ideal entre o loiro e o ruivo. É possível conseguir a tonalidade em casa, mas é preciso atenção para misturar as colorações
Tela cheia
O stawberry blonde, tom de Julianne Moore, é a mistura ideal entre o loiro e o ruivo. É possível conseguir a tonalidade em casa, mas é preciso atenção para misturar as colorações

O strawberry blonde, loiro que flerta com o vermelho e dá a impressão de madeixas naturalmente ruivas, é a cor desejo de muitas mulheres. Algumas famosas investiram na tendência com ajuda cabeleireiros expert em colorações, mas, com um pouco de pesquisa e cuidado, é possível conseguir o tom em casa. Segundo o colorista Carlos Codoy é preciso ter certa experiência para obter o resultado desejado: "Só é possível conseguir stawberry blonde com tinta permanente. Tonalizante não fixa a cor no cabelo e não existe essa cor no mercado, então será preciso misturar produtos", explicou o profissional.

Primeiros passos para adotar o strawberry blonde

Carlos explica que antes de colorir, deve-se avaliar se o tipo de pele combina com a tonalidade alaranjada da cor. Para o profissional, o tom fica melhor em mulheres mais branquinhas. Depois, o primeiro passo é analisar a base natural dos cabelos. Se os fios estiverem em tom loiro médio ou mais claro, como loiro claro ou platinado, não será preciso clareá-los. Já para quem tem os cabelos mais escuros, como loiro escuro, castanho claro, médio, escuro ou preto, será preciso passar por um processo de clareamento que pode ser feito com uma descoloração leve de todo o cabelo ou apenas em mechas.

Para quem tem cabelos coloridos artificialmente, a preocupação deve ser maior, porque os reflexos podem se anular e o resultado não chegará perto do desejado strawberry blonde. Uma das opções para quem tem tintura é anular as nuances intencionalmente, com a técnica de matização, e depois aplicar a coloração, ou passar por uma decapagem, procedimento delicado que pode detonar os fios se não for feito corretamente.

Escolha da tonalidade: base loira e reflexo vermelho

O cabelo estará pronto para receber a coloração depois dos passos descritos acima. Ao contrário do que pode parecer, o reflexo escolhido para conseguir o alaranjado é o vermelho, não o acobreado: "Para conseguir o strawberry blonde é preciso misturar em partes iguais uma tinta loira de base 8 e uma avermelhada de base oito, que pode ser um 8.6 ou um 8.66, para uma cor mais intensificada", ensinou o colorista.

Essa mistura, alerta Carlos, deve ser feita na primeira aplicação e precisa ser dosada nas seguintes. "Para o retoque, o ideal é dosar o pigmento vermelho para não ficar muito chamativo. Em da proporção meio a meio, invista em 1/3 de ruivo na próxima aplicação. Como a coloração desbota, além de aplicar na raiz, que deve ser retocada primeiro, emulsione um pouco de tinta no comprimento para reavivara cor", conta o colorista.

Strawberry blonde desbota rápido?

O ruivo é conhecido pela facilidade com que desbota e o loiro alaranjado também sofre com a perda da cor. O motivo não é a mistura de cores e sim o pigmento vermelho, que não se fixa tão bem na fibra como os de outras tonalidades. Carlos explica que para manter a cor sempre em dia, o ideal é retocar a cada mês, já que normalmente o strawberry blonde dura intacto por quatro semanas, dependendo dos hábitos da cliente. Para que a cor dure mais, é interessante investir em produtos específicos para cabelos coloridos, que ajudarão a cor a ficar viva e brilhante por mais tempo.

vídeos Recomendados
Fernanda Paes Leme apostou no preto, Mica Rocha no bronde e Mari Sampaio no vermelho com reflexos violetas. Confira o resultado!
  1. Cabelo Blorange: conheça a nova tendência de coloração que mistura tons de loiro e laranja e promete fazer sucesso em 2017
    Cabelo Blorange: conheça a nova tendência de...
  2. Ruiva no verão: como tratar e manter o brilho dos cabelos vermelhos na estação
    Ruiva no verão: como tratar e manter o brilho...
    Ruiva no verão: como tratar e manter o brilho dos cabelos vermelhos na estação

    Cabelos ruivos são poderosos e irreverentes,...

    Leia mais
  3. Cacheado volumoso e ruivo intenso de Jessica Chastain foram destaques na revista The Edit de dezembro
    Cacheado volumoso e ruivo intenso de Jessica...
  4. Cabelo ruivo com ondas despojadas é destaque em editorial da Elle Canadá. Confira!
    Cabelo ruivo com ondas despojadas é destaque em...
    Cabelo ruivo com ondas despojadas é destaque em editorial da Elle Canadá. Confira!

    O cabelo ruivo com ondas despojadas e risca central...

    Leia mais
  5. 5 curiosidades sobre cabelos ruivos: do fundo da pele aos reflexos da coloração
    5 curiosidades sobre cabelos ruivos: do fundo...
    5 curiosidades sobre cabelos ruivos: do fundo da pele aos reflexos da coloração

    Ruivo natural, ruivo acobreado, ruivo com mechas......

    Leia mais
  6. Makes para cabelos violeta: inspire-se nos looks de Mari Sampaio na semana de moda francesa
    Makes para cabelos violeta: inspire-se nos...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Corte long bob

4 formas de variar o cabelo médio!