Beleza Extraordinária

Quais produtos usar antes e depois da chapinha: saiba como conquistar um liso perfeito e garantir a saúde dos cabelos!

  • Vai fazer chapinha? Saiba quais produtos usar antes e depois de alisar os cabelos
Tela cheia
Previous Next
Vai fazer chapinha? Saiba quais produtos usar antes e depois de alisar os cabelos

Aquelas que não dispensam um liso perfeito têm a chapinha como sua melhor aliada, afinal, ela é a responsável por garantir os fios bem esticados que as fãs do visual mais polido amam. Mas, para que o resultado seja positivo e, principalmente, para que o aspecto sedoso permaneça nos cabelos com o passar dos dias, é preciso saber os produtos certos para usar antes e depois dessa finalização com prancha. Ainda tem dúvida sobre o assunto? Confira as dicas e aprenda a deixar o seu liso do jeitinho que deseja!

O cuidado já começa na hora da lavagem

Muita gente esquece desse detalhe, mas, na hora de fazer chapinha, é importante já começar a escolher os produtos certos desde a hora da lavagem. Já que os fios serão submetidos a altas temperaturas, na hora de escolher o shampoo e o condicionador, a dica é priorizar aqueles que prometam proteção térmica e que contenham substâncias que fortifiquem as madeixas e garantam movimento aos cabelos lisos - como a queratina, por exemplo.

Para quem sofre com o ressecamento, optar por shampoos mais hidratantes é a melhor maneira de amenizar o problema, principalmente quando não há tempo para hidratações antes da finalização com chapinha. Outra maneira de deixar os fios sedosos já no banho é potencializar o efeito do condicionador com algumas gotas de sérum, produto ideal para evitar as desagradáveis pontas ressecadas, a opacidade e o frizz. 

Aplique termoprotetores antes da chapinha

Todo mundo já sabe, mas nunca é demais lembrar: antes de submeter os cabelos à qualquer fonte de calor - seja secador, chapinha ou babyliss - , é fundamental protegê-los com algum produto termoprotetor para que se crie uma película ao redor dos fios e a cutícula seja selada. Óleos capilares que contam com essa função, por exemplo, são excelentes opções para os cabelos mais finos por ajudarem a controlar o frizz e tratarem as pontas sem que o cabelo fique pesado demais, como pode acontecer quando um leave-in mais consistente é usado na hora da finalização. 

Investir nos termoativados também é uma boa maneira de conseguir cabelos mais sedosos, brilhosos e protegidos. Esse tipo de produto, ao contrário dos protetores térmicos, não apenas protege as madeixas das fontes de calor, mas conta com elas para que os fios recebam os cuidados necessários. Por se tratar de um tratamento mais potente, eles não devem ser usados em toda finalização antes da chapinha, mas apenas em casos de necessidade - e nunca junto com os termoprotetores; é preciso escolher entre um dos dois. 

Fuja dos produtos com álcool na hora da finalização antes da chapinha

Na hora de escolher o melhor finalizador para preparar os cabelos para receber a chapinha, é preciso ter um cuidado redobrado para que o resultado não acabe sendo desastroso. Além de priorizar os produtos com proteção térmica para que as madeixas fiquem bem protegidas, também é muito importante evitar os que contam com álcool na formulação. As temperaturas mais altas dos aparelhos que liberam calor podem fazer com que o creme esquente e, assim, acabe queimando a fibra capilar e "fritando" os fios, deixando-os ressecados e sem vida. 

Use um pouco de óleo depois de passar a prancha

Depois de passar a prancha por todo o cabelo, para evitar aquele efeito nada agradável de pontas muito espigadas e ressecadas, a dica é investir em um pouquinho de óleo para que os fios fiquem ainda mais brilhosos e sedosos no final da produção. Na hora de passar o produto, use com cautela, em pouca quantidade, para que as madeixas não acabem ficando oleosas e pesadas, bem distantes do liso perfeito que se deseja atingir. 

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. 10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos
    10 coisas que você precisa começar a fazer...
    10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos

    Depois dos 35 anos, a rotina de beleza precisa ser...

    Leia mais
  2. 6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser usado para fazer umectação? Aumenta a oleosidade? Descubra!
    6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser...
  3. SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de...
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios

    Seu cabelo está ressecado, quebradiço,...

    Leia mais
  4. Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!
    Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento...
  5. 8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais de corte, gifs de penteados, aplicativos para experimentar coloração... Confira!
    8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais...
  6. Como fazer cauterização no cabelo: passo a passo do tratamento para reconstruir e fortalecer os fios
    Como fazer cauterização no cabelo: passo a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais