Beleza Extraordinária

Protetor solar com cor protege tanto quanto o sem? Dermatologista tira as dúvidas sobre o produto

  • Confira as dicas de uma dermatologista sobre o filtro solar
Tela cheia
Previous Next
Confira as dicas de uma dermatologista sobre o filtro solar

Com as altas temperaturas do verão e a incidência solar mais forte, o uso do filtro solar se torna ainda mais indispensável. As mulheres mais vaidosas, porém, não abrem mão da pele com uma cobertura uniforme e lisinha nem mesmo durante um dia de praia ou piscina. Por isso, o protetor solar com cor ganha um espaço especial na nécessaire da temporada. Mas será que o produtinho com coloração tem a mesma eficácio do que o sem? A dermatologista Apolonia Sales tira as dúvidas.

Protetor solar com ou sem cor? Entenda as diferenças

Se existe uma etapa da rotina que não pode ser dispensada, principalmente durante o dia, é a aplicação do filtro solar. Mas além de proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação solar, o produtinho pode se tornar um aliado e tanto da maquiagem. Segundo a dermatologista Apolonia Sales, o filtro solar com cor pode sim substituir o tradicional, deixando o rosto protegido e uniforme. "O protetor solar com cor pode ser mais eficiente que o sem, já que protege também da luz visível", explicou a especialista. 

A luz visível, que muitas vezes é esquecida na hora da proteção, pode ser emitida tanto pelo sol como por televisão, telas de computador e até mesmo lâmpadas fluorescentes. Os danos são um pouco menores do que os causados pelos raios UV, mas também podem ser cruciais a médio e longo prazo, causando manchas e escurecimento de marquinhas na pele. 

Filtro solar com cor precisa de atenção extra na aplicação

Na hora de aplicar o filtro solar com cor, no entanto, é preciso ter alguns cuidados extras. O primeiro passo é lembrar que o produtinho não é uma base comum, e por isso deve ser aplicado de forma uniforme em todo o rosto e corpo. Segundo a dermatologista Apolonia Sales, é possível até intensificar o protetor em áreas com mais marquinhas, mas nada de deixar regiões descobertas. Assim como os demais produtos de pele, é importante também tomar cuidado para não errar na tonalidade. "O principal erro é escolher o tom errado de protetor, pode deixar a pele com uma cor estranha", explicou a especialista.

Na hora de passar o produto, no entanto, as regrinhas são as mesmas do protetor solar sem cor. "A quantidade ideal são 2 mg por cm quadrado. Na prática, uma colher de chá pro rosto", contou a dermatologista Apolonia Sales, que lembrou ainda que o filtro deve ter FPS superior a 30 e ser reaplicado a cada 4 horas no dia a dia e a cada duas horas quando estiver em exposição direta e contínua ao sol.      

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Devo passar repelente na pele embaixo da roupa? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e conheça a melhor alternativa para afastar os mosquitos
    Devo passar repelente na pele embaixo da roupa?...
  2. Multimasking para acabar com espinhas: argila verde, vermelha ou preta? Saiba quais as melhores máscaras para o rosto com acne
    Multimasking para acabar com espinhas: argila...
  3. Rotina de cuidados com a pele para quem tem o dia a dia corrido: o que fazer pela manhã, à noite e no fim de semana
    Rotina de cuidados com a pele para quem tem o...
  4. Quer começar a correr? Confira 8 dicas para aprimorar sua atividade física e não deixar o desânimo bater!
    Quer começar a correr? Confira 8 dicas para...
  5. 5 produtos multiuso que vão facilitar a sua viagem à praia, do BB Cream ao filtro solar
    5 produtos multiuso que vão facilitar a sua...
    5 produtos multiuso que vão facilitar a sua viagem à praia, do BB Cream ao filtro solar

    Para uma viagem à praia, a palavra de ordem...

    Leia mais
  6. Argila para o rosto: saiba como inserir a máscara facial na sua rotina de cuidados com a pele
    Argila para o rosto: saiba como inserir a...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais