Beleza Extraordinária

Proteja seu cabelo da umidade das chuvas de verão

  • Veja as dicas para proteger seus cabelos das chuvas de verão. Foto do desfile de inverno 2012 da marca britânica Burberry
Tela cheia
Veja as dicas para proteger seus cabelos das chuvas de verão. Foto do desfile de inverno 2012 da marca britânica Burberry

A equação que soma cabelo e umidade dá resultados que desagradam muitas mulheres. Na época das chuvas repentinas de verão, o guarda-chuva se torna o melhor amigo das precavidas, mas nem sempre é possível confiar na previsão do tempo ou esperar que o utilitário deixe toda a água longe dos fios. Nestes casos, é melhor já ter em mente algumas dicas de como continuar linda, evitar o frizz e um volume indesejado mesmo que algumas - ou muitas - gotas d'água a encontrem pelo caminho.

Se o céu já dá indícios de que será um dia molhado, prepare o cabelo antes de sair de casa. Se possível, deixe a chapinha de lado , já que o efeito liso dificilmente resistirá aos pingos d'água. O mesmo vale para o secador. Se não der para evitar usar, reduza o aquecimento do aparelho, use um jato de ar morno e após estilizar as madeixas, finalize com ar frio. O choque térmico faz com que as escamas que cobrem o fio se fechem, criando uma barreira invisível contra a umidade.

Penteados que já deixam as mechas contidas, como coques e tranças também são ótimas opções para os dias chuvosos. Certifique-se de que é um penteado que poderá durar o dia inteiro, já que a união do trançar dos cabelos com a água deixará os fios marcados de forma desigual. Antes de começar a pentear o cabelo, espalhe algumas gotas do Óleo Extraordinário da linha Elseve - que não pesa e não deixa aspecto oleoso - sobre a extensão dos fios. O produto ajudará a manter os fios no lugar certo, sem frizz.

Acessórios como chapéus, lenços e, no caso do inverno, gorros e boinas também são ótimos aliados para enfrentar um clima instável. Só fuja dos modelos muito justos na cabeça se a intenção for retirá-los dentro de algum ambiente, já que o modelito pode marcar o cabelo.

Se não foi possível se preparar para encarar a água, vamos às dicas para disfarçar o estrago causado pelo clima. O primeiro impulso de secar o cabelo com um secador ou utilizar chapinha e babyliss deve ser contido. O calor do ar quente ou dos metais ou cerâmicas sobre cabelos recém molhados pela chuva fria fará com que as escamas dos fios se abram e que toda a umidade seja evaporada - juntamente com substâncias que são hidratantes naturais. O resultado são cabelos ressecados.

Melhor recorrer ao Óleo Extraordinário ou uma mousse modeladora para conter os fios rebeldes. As donas de cabelos cacheados ou ondulados podem fazer um coque - não apertado - com as mechas ainda úmidas para devolver algumas curvas às madeixas. Se secar o cabelo for uma necessidade urgente, retire o exceso de umidade com uma toalha, pressionando delicadamente mechas entre duas partes do tecido felpudo e, então, use o secador com o ar frio. Neste caso, prefira escovas de madeira ou outros materiais orgânicos, que eletrizam menos os fios.

vídeos Recomendados
Conheça as técnicas e truques para retocar a raiz dos cabelos em casa

Ver mais

Vídeos
Isabeli Fontana é a nova porta-voz internacional de L'Oréal Paris

Ver mais

COLORAÇÃO E QUÍMICA

SAIBA COMO TONALIZAR OS FIOS ALISADOS OU COM OUTROS TIPOS DE TRATAMENTO