Beleza Extraordinária

O que são poros dilatados? Entenda o que causa o problema comum em pele oleosa

  • Descubra como surgem os poros dilatados na pele oleosa e saiba controlar o problema (Foto: Pixelformula)
  • A limpeza da pele com gel e tônico adstringente são produtos essenciais para tratar a aparência dilatada dos poros (Foto: Pixelformula)
  • Na hora de disfarçar os poros, o Blur e o BB Cream são grandes aliados da pele oleosa (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Descubra como surgem os poros dilatados na pele oleosa e saiba controlar o problema (Foto: Pixelformula)
  • Descubra como surgem os poros dilatados na pele oleosa e saiba controlar o problema (Foto: Pixelformula)
  • A limpeza da pele com gel e tônico adstringente são produtos essenciais para tratar a aparência dilatada dos poros (Foto: Pixelformula)
  • Na hora de disfarçar os poros, o Blur e o BB Cream são grandes aliados da pele oleosa (Foto: Pixelformula)

Poros dilatados são característicos de toda pele oleosa: os "buraquinhos" na pele costumam incomodar, e muito, a aparência deste time de mulheres, porque impedem a pele de aparentar uma textura lisa e uniforme. Isso além de ficarem ainda mais visíveis quando se usa maquiagens com alta cobertura. Mas graças ao mercado de cosméticos, é possível amenizar o problema e disfarçar os temidos poros dilatados. Confira!

Como os poros da pele se tornam dilatados?

Toda pele precisa de poros para "respirar", e no caso de peles normais e secas, ele são fechadinhos e imperceptíveis. Já nas oleosas e mistas, os poros costumam ser aparentes porque a oleosidade se acumula dentro deles, fazendo-os aumentarem de tamanho. Outras causas dos poros dilatados são a genética e a limpeza inadequada, porque impurezas e restos de maquiagem também podem acumular nos buraquinhos. Nos dias quentes, os poros ficam ainda mais visíveis porque a transpiração também ajuda a acumular gordura nos espacinhos da pele. 

Como saber se eu tenho poros dilatados?

Para saber se você tem poros dilatados, o primeiro passo é observar a pele limpa, sem maquiagem. Observe primeiro as áreas da testa, do nariz e do queixo, porque são áreas do rosto que costumam ser mais oleosas. Veja se a superfície da pele tem algumas "aberturas", ao invés de ser lisa e uniforme. Em alguns casos, os poros também podem ser pretos, e isso acontece quando há acúmulo de glândulas sebáceas na região. 

Como suavizar a aparência dos poros?

A limpeza da pele com sabonete com ação anti-oleosidade ou água micelar é a chave para amenizar os poros. Com a pele limpa, fica mais difícil acumular oleosidade e, assim, evitar cravos e espinhas que se formam por causa desse acúmulo de sebo. A dica é escolher sabonetes com textura em gel, pois os em barra são mais difíceis de enxaguar e também podem acumular nos buraquinhos. Vale lavar o rosto de 2 a 3 vezes ao dia, além de apostar em esfoliações 1 vez por semana para remover as células mortas.

Outro tipo de item super benéfico para as peles oleosas é o tônico adstringente, que mantém a oleosidade sob controle, desentope os poros e ajuda na hidratação da pele. A dica é usá-lo depois do sabonete facial, para evitar o efeito rebote - quando a oleosidade é retirada e a pele entende que precisa produzir ainda mais sebo. Além disso, antes de dormir é essencial remover toda a maquiagem da pele, para evitar que os poros sejam entupidos durante a noite. A dica é apostar em produtos leves, como a água micelar, que vão ajudar a limpar o rosto sem aumentar a oleosidade da pele. 

Como disfarçar os poros dilatados com maquiagem? 

Mesmo quem tem uma rotina de beleza regrada gosta de disfarçar os poros dilatados com maquiagem, mas não é qualquer tipo de produto que consegue disfarçar os buraquinhos. A dica é escolher base e corretivo líquidos e leves, já que os produtos mais densos ou em pó podem dilatar ainda mais os poros. Confira as dicas:

Blur: O Blur, também chamado de creme alisador, é um dos principais produtos que ajudam a preencher os sulcos da pele e tampar os buraquinhos. Ele tem uma textura siliconada e serve como um primer, deixando a pele com uma aparência bem lisa e sequinha. Ele pode ser usado sozinho, para uniformizar a pele, ou antes da maquiagem, para fixar os produtos. 

BB Cream: No dia a dia o BB Cream também ajuda a disfarçar os poros por ter uma textura superleve e acabamento matte, impedindo que a pele fique oleosa e brilhosa. A dica é aplicar o item com uma esponjinha de maquiagem ou pincel, levando o produto do centro do rosto para as laterais. Se com uma aplicação os poros ainda estiverem dilatados, é possível aplicar mais uma camada do BB Cream. 

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Quantos litros de água devemos beber por dia? Descubra se você ingere a quantidade de líquido ideal e 4 formas de inserir o hábito na rotina
    Quantos litros de água devemos beber por dia?...
  2. Como cuidar da pele depois de uma sessão de laser: 7 passos para proteger o rosto após o procedimento com os produtos certos
    Como cuidar da pele depois de uma sessão de...
  3. TPM: o que é tensão pré-menstrual? Conheça os sintomas que podem aparecer antes da menstruação e como contornar o problema
    TPM: o que é tensão pré-menstrual? Conheça os...
  4. O seu tipo de pele pode mudar? Descubra e saiba se a sua pele é mesmo oleosa, mista, seca ou normal
    O seu tipo de pele pode mudar? Descubra e saiba...
  5. O que é DEET Repelente? Confira os detalhes sobre o ativo que afasta os mosquitos da pele
    O que é DEET Repelente? Confira os detalhes...
    O que é DEET Repelente? Confira os detalhes sobre o ativo que afasta os mosquitos da pele

    Quem procura por repelentes, geralmente, acaba...

    Leia mais
  6. Saiba quais são os cuidados com a pele de Helena Bordon para os dias de festa, gravações e outros eventos importantes
    Saiba quais são os cuidados com a pele de...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais