Beleza Extraordinária

O que é esfoliação? Saiba pra que serve o procedimento e como fazer em casa

  • Você sabe o que é esfoliação da pele? Saiba todos os detalhes da técnica na matéria (Foto: L'Oréal Paris)
  • A esfoliação garante uma limpeza mais profunda para a pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe o que é esfoliação da pele? Saiba todos os detalhes da técnica na matéria (Foto: L'Oréal Paris)
  • Você sabe o que é esfoliação da pele? Saiba todos os detalhes da técnica na matéria (Foto: L'Oréal Paris)
  • A esfoliação garante uma limpeza mais profunda para a pele (Foto: Shutterstock)

Se você gosta de cuidar da pele e mantê-la sempre linda e saudável, é possível que já tenha ouvido falar sobre esfoliação. Essa técnica é um passo muito importante na rotina de cuidados e pode ser feita tanto no rosto como no corpo. Mas você sabe qual a função da esfoliação e como ela deve ser feita para aproveitar ao máximo seus benefícios?

Cada tipo de pele precisa de cuidados diferentes, por isso vale ficar de olho nos produtos usados e na quantidade de vezes que vai apostar na técnica. Quer saber todos os detalhes? Confira algumas dicas para não errar e ter uma pele ainda mais bonita!

Afinal, qual é o papel da esfoliação?

Essa técnica garante uma limpeza mais profunda, deixando a pele livre de impurezas. Além disso, ela é importante para remover células mortas e outros resíduos, o que dá uma aparência fresca e renovada.

A esfoliação já é uma grande conhecida de quem tem problemas com acne, mas a boa notícia é que a prática é indicada para todos os tipos de pele. Para isso, basta adaptar alguns detalhes na sua rotina de beleza.

Existem produtos com características bem variadas e que combinam com os diferentes tipos de pele - o tamanho dos grânulos pode ser maior ou menor, além das diferenças nos ingredientes usados. Para o rosto, o ideal é utilizar os esfoliantes mais suaves, especialmente se sua pele é sensível.

Dica extra: se você busca uma pele mais uniforme e sem imperfeições, que tal usar a Máscara Detox Argila Pura Esfoliante? Esse produto, além de esfoliar a pele, ajuda a reduzir os poros.

Saiba como adicionar a técnica na sua rotina de cuidados

Na hora de planejar o ritual de beleza, muitas pessoas têm dificuldade de decidir a ordem mais adequada para cada etapa. Embora pareça complicado, basta seguir essa sequência:

1- Limpeza: esse deve sempre ser o primeiro passo, já que é a limpeza que deixa a pele pronta para as outras técnicas.

2- Esfoliação: ela que ajuda a limpar ainda mais a pele, retirando as impurezas e a oleosidade.

3- Séruns, loções e cremes: sejam para hidratação ou qualquer outra função, eles são a terceira etapa. Uma boa dica é começar com os produtos mais líquidos e ir até os mais consistentes.

4- Protetor solar: por fim, proteja a sua pele com um protetor solar indicado para o seu tipo de pele.

Mas lembre-se: a esfoliação não deve ser uma prática diária, porque isso pode acabar machucando a pele. O mais indicado é esfoliar o rosto uma vez por semana e o corpo a cada duas semanas. E não é preciso usar força: é só fazer movimentos circulares e suaves.

Cuidados importantes na hora de esfoliar a pele

Além de escolher produtos adequados para o seu tipo de pele - que pode ser seca, oleosa, mista ou mesmo sensível -, existem outros cuidados que você precisa tomar na hora de usar essa técnica de beleza. Como a esfoliação retira a oleosidade, é fundamental utilizar hidratantes, para que a pele não fique ressecada. Também é recomendado procurar um dermatologista, para decidir o produto e a frequência mais indicada para você.

Redação: Gabrielle Nunes

 

Temas relacionados
Cabelos renovados

Saiba como usar leave-in nos fios