Beleza Extraordinária

O jeito de secar o cabelo pode influenciar o crescimento dos fios

  • O secador pode ajudar a estimular o crescimento dos fios. Secar o cabelo de cabeça para baixo aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a conseguir centímetros a mais nas madeixas
Tela cheia
O secador pode ajudar a estimular o crescimento dos fios. Secar o cabelo de cabeça para baixo aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a conseguir centímetros a mais nas madeixas

Vários fatores influenciam no crescimento do cabelo como o metabolismo, a genética e o estilo de vida, mas é possível dar um "empurrãozinho" nas madeixas com a ajuda de algumas técnicas que podem conseguir alguns centímetros a mais. Além de usar produtos que fortalecem os fios, estimular o couro cabeludo pode ser uma arma para acelerar o crescimento, não só com massagens capilares, mas também com a ajuda de escova e secador.

A má circulação sanguínea é o principal fator que interfere no crescimento dos cabelos, e ativá-la a partir do couro cabeludo faz com que as madeixas recebam mais nutrientes, fiquem mais brilhosas e hidratadas, além de crescerem mais fortes. Para a dermatologista Graziela Pacheco, a estimulação não faz tanta diferença para o crescimento, que não é acelerado, e sim, aprimorado pela melhora na irrigação: "a estimulação do couro cabeludo ajuda na renovação celular, na liberação de nutrientes, e a utilidade vai além dos fios, porque auxilia para aliviar dores de cabeça, relaxa pela liberação de endorfinas causada pela maior oxigenação na área. Mas é preciso cuidado, porque quem tem cabelos oleosos pode piorar um quadro de dermatite seborreia e estimular ainda mais oleosidade", explicou.

Secador ajuda a estimular crescimento de cabelo

Para conseguir estimular os fios com a ajuda do secador e da escova, coloque a cabeça para baixo para a gravidade agir, fazendo o sangue fluir mais facilmente. Depois, seque os cabelos com o secador, e ao terminar, penteie para dar formato aos cabelos. A dupla criada pelo calor do aparelho e a estimulação das cerdas aumentará a circulação sanguínea, o que liberará mais oxigênio e consequentemente eliminará as toxinas, desintoxicando o bulbo capilar.

Para fazer o processo adequadamente, é preciso prestar atenção no alcance do jato do secador, porque temperaturas muito altas, principalmente na raiz, podem ter efeito contrário e estimular a queda. Para evitar a perda de fios, mantenha uma distância de mais de três centímetros e evite a raiz. Para finalizar essa parte das madeixas, dê preferência à escova para modelar e à chapinha, que também precisa ser usada a um centímetro do couro cabeludo para evitar queimaduras.

Secar o cabelo de cabeça para baixo dá volume aos fios

Além de estimular o couro cabeludo, secar o cabelo de cabeça para baixo deixa os fios com volume extra. Para conseguir o efeito, aplique um produto modelador, como um mousse, e passe os dedos entre as madeixas enquanto usa o secador. O efeito é de cabelos mais soltos e descolados da raiz, principalmente para quem tem fios finos. Quem tem cachos, deve preferir o difusor, que tem o mesmo efeito, mas preserva o formato dos caracóis.

Quero esse Look!
vídeos Recomendados
Conheça as técnicas e truques para retocar a raiz dos cabelos em casa

Ver mais

Vídeos
Isabeli Fontana é a nova porta-voz internacional de L'Oréal Paris

Ver mais

COLORAÇÃO E QUÍMICA

SAIBA COMO TONALIZAR OS FIOS ALISADOS OU COM OUTROS TIPOS DE TRATAMENTO