Beleza Extraordinária

O jeito de secar o cabelo pode influenciar o crescimento dos fios

  • O secador pode ajudar a estimular o crescimento dos fios. Secar o cabelo de cabeça para baixo aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a conseguir centímetros a mais nas madeixas
Tela cheia
Previous Next
O secador pode ajudar a estimular o crescimento dos fios. Secar o cabelo de cabeça para baixo aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a conseguir centímetros a mais nas madeixas

Vários fatores influenciam no crescimento do cabelo como o metabolismo, a genética e o estilo de vida, mas é possível dar um "empurrãozinho" nas madeixas com a ajuda de algumas técnicas que podem conseguir alguns centímetros a mais. Além de usar produtos que fortalecem os fios, estimular o couro cabeludo pode ser uma arma para acelerar o crescimento, não só com massagens capilares, mas também com a ajuda de escova e secador.

A má circulação sanguínea é o principal fator que interfere no crescimento dos cabelos, e ativá-la a partir do couro cabeludo faz com que as madeixas recebam mais nutrientes, fiquem mais brilhosas e hidratadas, além de crescerem mais fortes. Para a dermatologista Graziela Pacheco, a estimulação não faz tanta diferença para o crescimento, que não é acelerado, e sim, aprimorado pela melhora na irrigação: "a estimulação do couro cabeludo ajuda na renovação celular, na liberação de nutrientes, e a utilidade vai além dos fios, porque auxilia para aliviar dores de cabeça, relaxa pela liberação de endorfinas causada pela maior oxigenação na área. Mas é preciso cuidado, porque quem tem cabelos oleosos pode piorar um quadro de dermatite seborreia e estimular ainda mais oleosidade", explicou.

Secador ajuda a estimular crescimento de cabelo

Para conseguir estimular os fios com a ajuda do secador e da escova, coloque a cabeça para baixo para a gravidade agir, fazendo o sangue fluir mais facilmente. Depois, seque os cabelos com o secador, e ao terminar, penteie para dar formato aos cabelos. A dupla criada pelo calor do aparelho e a estimulação das cerdas aumentará a circulação sanguínea, o que liberará mais oxigênio e consequentemente eliminará as toxinas, desintoxicando o bulbo capilar.

Para fazer o processo adequadamente, é preciso prestar atenção no alcance do jato do secador, porque temperaturas muito altas, principalmente na raiz, podem ter efeito contrário e estimular a queda. Para evitar a perda de fios, mantenha uma distância de mais de três centímetros e evite a raiz. Para finalizar essa parte das madeixas, dê preferência à escova para modelar e à chapinha, que também precisa ser usada a um centímetro do couro cabeludo para evitar queimaduras.

Secar o cabelo de cabeça para baixo dá volume aos fios

Além de estimular o couro cabeludo, secar o cabelo de cabeça para baixo deixa os fios com volume extra. Para conseguir o efeito, aplique um produto modelador, como um mousse, e passe os dedos entre as madeixas enquanto usa o secador. O efeito é de cabelos mais soltos e descolados da raiz, principalmente para quem tem fios finos. Quem tem cachos, deve preferir o difusor, que tem o mesmo efeito, mas preserva o formato dos caracóis.

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Como fazer coque com meia calça: veja o gif e aprenda o truque para fazer o penteado!
    Como fazer coque com meia calça: veja o gif e...
    Como fazer coque com meia calça: veja o gif e aprenda o truque para fazer o penteado!

    Se o coque rosquinha perfeito parece um sonho distante...

    Leia mais
  2. Creme de hidratação pode ser usado como creme de pentear? Descubra!
    Creme de hidratação pode ser usado como creme...
    Creme de hidratação pode ser usado como creme de pentear? Descubra!

    Imagine a seguinte cena: você lavou o cabelo e,...

    Leia mais
  3. Penteados para cabelos com franja: inspire-se em looks com coque, tranças, rabo de cavalo e semi presos para valorizar os fios curtos
    Penteados para cabelos com franja: inspire-se...
  4. Como usar creme de pentear para cabelos cacheados? Descubra a melhor forma de definir os cachos com o produto
    Como usar creme de pentear para cabelos...
  5. Meu cabelo não cresce! Confira 6 coisas que você deve considerar antes de se preocupar
    Meu cabelo não cresce! Confira 6 coisas que...
    Meu cabelo não cresce! Confira 6 coisas que você deve considerar antes de se preocupar

    Só quem quer deixar o cabelo crescer sabe como...

    Leia mais
  6. O cabelo após a gravidez: entenda o que acontece com os fios e saiba como adequar sua rotina de cuidados ao período de pós-parto!
    O cabelo após a gravidez: entenda o que...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais