Beleza Extraordinária

O calor de lareiras e aquecedores faz mal à pele?

  • .
Tela cheia
.

Nas temporadas mais frias do ano, é comum que muitas pessoas busquem alternativas para se manter aquecidos em suas casas, com lareiras, aquecedores ou até mesmo as fogueiras de São João. O calorzinho do fogo ou dos aquecedores é ótimo, mas será que os graus a mais, em contato com a pele, não causam danos como ressecamento e envelhecimento precoce?

Segundo a dermatologista Cláudia Spínola tanto o calor recebido do uso de lareiras quanto o dos aquecedores domésticos é propagado através da radiação infravermelha. Ela penetra na pele, é absorvida pelos tecidos e disseminada pela circulação sanguínea. A médica ainda aponta que a radiação infravermelha gera a sensação de calor e ainda pode estimular o envelhecimento precoce: "a radiação pode causar alterações pigmentares na pele e liberar radicais livres em grande quantidade, interferindo de forma significativa nos mecanismos de fotoenvelhecimento", afirma.

De acordo com a médica, a quantidade de radiação emitida por aquecedores ou lareiras, não seria a única responsável por um envelhecimento cutâneo acentuado ou precoce, mas poderia justificar uma grande perda de água pela excessiva sudorese desencadeada pelo calor externo. A exposição frequente pode gerar, a longo prazo, um ressecamento progressivo das vias respiratórias e desencadear sinusites, bronquites e predisposição a infecções. Podem também gerar eczema agudo ou crônico na pele, com a presença de lesões cutâneas e prurido. Preventivamente, recomenda-se uma boa hidratação oral e também o uso de hidratantes tópicos nos indivíduos que utilizam essas fontes de aquecimento.

E o calor da sauna, faz bem à pele?

Muita gente acredita que é possível elimitar toxinas presentes no organismo por meio do suor e, por isso, frequentam saunas para desintoxicar e purificar o corpo. Apesar da prática ser relaxante, não foi comprovado cientificamente que, de fato, elimina-se toxinas com o suor. A verdade é que suar é a maneira do corpo regular a temperatura do corpo. Quando sente-se calor, o corpo libera pequenas gotas de água que evaporam - o suor - e causa sensação refrescante na pele ao reduzir a temperatura através da evaporação.

Em relação à esfoliação da pele e ou outros tratamentos caseiros feitos na sauna, Cláudia Spínola não devem ser realizados sem indicação médica: "é mais prudente perguntar ao seu dermatologista quando e onde fazê-los".

A diferença básica do calor da lareira e da sauna consiste no fato que a lareira aquece diretamente o ambiente e, secundariamente, o nosso corpo. A sauna age diretamente sobre a temperatura do organismo. Nesse sentido, pode-se afirmar que o calor da lareira seria menos prejudicial à pele.

Peles mais morenas ou negras resistem mais ao calor?

Apesar de existir um número de glândulas sudoríparas aproximadamente igual nos indivíduos negros e brancos, atribui-se às peles mais escuras maior resistência ao calor. A quantidade de suor produzido a dada temperatura está mais associada à climatização do que os fatores anatômicos fisiológicos de origem racial, como confirma a médica: "é natural pensar que a pele negra, como todo revestimento escuro, absorve mais calor, o que pode ser desconfortável em algumas situações. Portanto, a relação entre pigmentação cutânea e sudoração intensa, com a capacidade de absorção de calor pela pele escura, é hipotética e sem prova experimental".

Como proteger a pele desse tipo de calor?

Além dos protetores solares usados no dia a dia, já estão em desenvolvimento produtos para reduzir a absorção da radiação responsável pela sensação de calor quando ao expor-se ao sol, lareiras ou saunas. São tecnologias foto-protetoras específicas para a proteção do DNA da célula.

Como reverter os dados?

Para a dermatologista, "é muito difícil quantificar os danos ocasionados isoladamente por esse tipo de radiação, afinal estamos o tempo todo expostos a outras variáveis, como poluição, má alimentação, falta de atividades físicas, estresse e etc". Todos esses fatores atrapalham o funcionamento harmonioso da pele e do organismo. O recomendado pela médica é consultar um médico para obter a prevenção correta da doença, através de medidas pró-ativas para alcançar o conceito pleno de bem estar físico e emocional.

Quero esse Look!
ver mais : Dicas de beleza
vídeos Recomendados
Confira em vídeo as dicas de beleza da blogueira Mica Rocha

Ver mais

  1. Protetor solar com cor protege tanto quanto o sem? Dermatologista tira as dúvidas sobre o produto
    Protetor solar com cor protege tanto quanto o...
  2. Acne no verão: saiba como prevenir e cuidar da pele na estação
    Acne no verão: saiba como prevenir e cuidar da...
    Acne no verão: saiba como prevenir e cuidar da pele na estação

    A estação do ano mais aguardada pelos...

    Leia mais
  3. Como potencializar o efeito do protetor solar através da alimentação: confira os alimentos que aumentam o FPS natural da pele
    Como potencializar o efeito do protetor solar...
  4. Pele mais bonita em 24h: produtos e truques que renovam a beleza em pouco tempo
    Pele mais bonita em 24h: produtos e truques que...
    Pele mais bonita em 24h: produtos e truques que renovam a beleza em pouco tempo

    Ter uma pele bonita é um trabalho para a vida...

    Leia mais
  5. Susan Sarandon é a nova embaixadora de L'Oréal Paris! Confira uma entrevista exclusiva com a atriz de Thelma & Louise sobre beleza e empoderamento feminino
    Susan Sarandon é a nova embaixadora de...
  6. 7 hábitos para ter uma pele perfeita: protetor solar, limpeza e hidratação são fundamentais
    7 hábitos para ter uma pele perfeita: protetor...

Ver mais

Vídeos
Isabeli Fontana é a nova porta-voz internacional de L'Oréal Paris

Ver mais

Temas relacionados

Ver mais

Cortes de cabelo feminino

60 estilos do pixie ao repicado para se inspirar