Beleza Extraordinária

Nutrição capilar de salão em casa: saiba como fazer a técnica que restaura o brilho e a maciez de cabelos secos

  • A nutrição é a etapa de cuidados com o cabelo que devolve o brilho dos fios que foi perdido com alisamentos e outros processos químicos (Foto: Pixelformula)
  • Produtos como shampoo e máscaras de tratamento que contenham óleos naturais em sua composição são ideais para nutrir os cabelos em casa (Foto: Pixelformula)
  • A nutrição pode ser feita em casa e em qualquer tipo de cabelo que esteja ressecado, com produtos que contenham óleo em suas fórmulas (Foto: Pixelformula)
  • Fazer nutrição nos cabelos ajuda a deixar os cabelos com mais brilho e mais saudáveis (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A nutrição é a etapa de cuidados com o cabelo que devolve o brilho dos fios que foi perdido com alisamentos e outros processos químicos (Foto: Pixelformula)
  • A nutrição é a etapa de cuidados com o cabelo que devolve o brilho dos fios que foi perdido com alisamentos e outros processos químicos (Foto: Pixelformula)
  • Produtos como shampoo e máscaras de tratamento que contenham óleos naturais em sua composição são ideais para nutrir os cabelos em casa (Foto: Pixelformula)
  • A nutrição pode ser feita em casa e em qualquer tipo de cabelo que esteja ressecado, com produtos que contenham óleo em suas fórmulas (Foto: Pixelformula)
  • Fazer nutrição nos cabelos ajuda a deixar os cabelos com mais brilho e mais saudáveis (Foto: Pixelformula)

Fazer uma nutrição nos cabelos ajuda a acabar com o aspecto ressecado, armado e também com o frizz das madeixas. A técnica ficou conhecida por ser a segunda etapa do cronograma capilar, vindo após a hidratação feita semanalmente com máscaras de tratamento, mas também pode ser feita fora da agenda de tratamentos com os fios. Nutrir o cabelo significa devolver os lipídeos e as proteínas que ele perde naturalmente ou através de procedimentos químicos e outros processos, por isso, é preciso suprir essa necessidade com óleos e outros componentes nutritivos. Saiba como fazer em casa!

Nutrição complementa a hidratação nos cuidados com os cabelos

 

Muita gente aposta somente na hidratação com máscara de tratamento para cuidar dos cabelos, mas a nutrição promete potencializar esses efeitos, além de deixar a estrutura do fio mais forte e saudável. Por isso, a dica é combinar uma técnica com a outra e fazer um cronograma capilar para que os cuidados com as madeixas sejam mais eficazes.

Quem está com o cabelo com aparência muito danificada pode aproveitar que investiu nessa combinação e acrescentar a etapa da reconstrução, para completar o chamado cronograma capilar. Esta fase dá força ao cabelo e livra de quedas, através de produtos com queratina, ativo que recompõe a fibra do fio.

Saiba como fazer a nutrição em casa:

A maior diferença entre fazer a nutrição no salão de beleza e em casa é o cuidado do profissional ao aplicar os produtos no cabelo, hábito que pode ser aperfeiçoado em casa. Nutrir os cabelos é um ato que começa na lavagem dos fios e termina na finalização, ou seja, é preciso em uma linha completa para cabelos resssecados, com shampoo, condicionador, máscara de tratamento e finalizador, e o ideal é que contenham óleos naturais em sua composição. Ele vai entregar mais brilho e maciez aos cabelos, além de ajudar na recarga dos lipídeos. Confira:

1 - Primeiro, lave os cabelos com um shampoo de nutrição, massageando o couro cabeludo normalmente com as pontas dos dedos, enxaguando, ao final, com água fria para ajudar no banho de brilho.

2 - Depois do shampoo, é a vez da máscara capilar, que vai preencher a fibra e repor massa aos fios. Aplique o produto mecha por mecha, somente no comprimento, massageando suavemente. Deixe agir pelo tempo que pedir na embalagem, e enxague com água fria.

3 - Em seguida, aplique o condicionador para selar as cutículas do cabelo e garantir ainda mais maciez.

4 - Na hora da finalização, não esqueça do óleo capilar. O finalizador também tem ativos que ajudam a potencializar a nutrição, além de selar qualquer ponta dupla e entregar mais brilho nos fios após secarem.

Nutrição pode ser feita em qualquer tipo de cabelo

A nutrição pode ser feita por qualquer pessoa que sinta o cabelo sem brilho, com os fios ásperos ao toque e com bastante frizz, tanto na raiz quanto no comprimento. Outro motivo para fazer a nutrição é quando sentir que o cabelo fica armado e sem forma, em vez de criar um volume bonito e equilibrado depois de seco. As cacheadas e crespas são as que mais fazem a nutrição em casa por conta dos fios naturalmente ressecados, mas quem tem madeixas lisas, onduladas também pode aderir á técnica. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais