Sérum Facial: dermatologista fala o que é, como usar e para que serve

O sérum facial é um produto que conquistou destaque na rotina de skincare. O produto conta com textura fluída e fácil absorção da pele do rosto. Quando combinado com ativos dermatológicos, como o ácido hialurônico e retinol, ele pode trazer diversos benefícios para a pele como hidratação, prevenção do envelhecimento precoce e tratamento de marcas.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do sérum facial, convidamos as dermatologistas Fabiana Wanick e Annelise Marmore para detalhar sobre esse produto e seu uso e explicar como ele pode ser incluído na sua rotina de cuidados com o rosto.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial" }
O que é sérum facial

O que é sérum facial?


A Dra. Fabiana Wanick explica o que é o sérum facial: “o sérum facial é um produto fluido, leve, fácil de aplicar e espalhar. Além disso, ele é versátil pois pode ser benéfico em diferentes tipos de pele”. O sérum é um veículo que vai entregar para a pele os benefícios de ativos dermatológicos, como ácido hialurônico ou ácido salicílico.

O sérum facial é formado por uma solução aquosa, ou seja, é diferente do óleo facial. Por conta dessas características, se adapta de forma fácil em diversos tipos de pele, tanto as mais secas quanto as mais oleosas. Por conta da facilidade, é possível incluir o sérum facial de forma simples em sua rotina de cuidados diários com a pele.

Para que serve o sérum facial

Para que serve o sérum facial?


O sérum facial tem a principal função de hidratação da pele. Porém, é possível que o sérum conte com outras funções dependendo dos ativos dermatológicos que ele é enriquecido. Por exemplo, o sérum facial com ácido hialurônico tem ação de hidratação profunda e antissinais, enquanto que o sérum com vitamina C tem ação antioxidante, de tratamento de manchas da pele e de iluminar o rosto. Por isso, a função exata do sérum facial vai depender da composição de cada produto.

Quais os benefícios do sérum para o rosto?

Segundo a Annelise Marmore, o sérum facial traz benefícios por conta da sua textura fluída. Essa característica faz com que o produto se torne fácil de aplicar e espalhar. Isso faz com que ele se adeque aos diversos tipos de pele. “O sérum facial é fácil de aplicar e espalhar. Ele não é comedogênico e um ótimo veículo para entregar diversas formulações para pele como ácidos, hidratantes e antioidantes”, detalha.

Quais são os tipos de sérum?

O sérum facial pode ser classificado em diversos tipos e isso vai depender dos ativos que compõem o produto. O sérum clareador é enriquecido com compostos capazes de promover a uniformização da pele e o clareamento das marcas e manchas da pele.

O sérum facial antioxidante é eficiente no combate aos radicais livres e do estresse oxidativo da pele, que pode fazer com que a pele fique sem viço e favoreçam o envelhecimento precoce, o sérum antioxidante e eficiente na prevenção dessa ação. Já o sérum facial hidratante é aquele que promove uma hidratação intensa para o rosto, enquanto o sérum facial antioleosidade oferece um tratamento de controle da oleosidade para o rosto.

Na rotina de skincare você pode escolher mais de um sérum facial de acordo com as necessidades da sua pele. É possível combinar diferentes séruns em dias alternados ou durante a skincare diurna e noturna. Para isso, é essencial entender o que sua pele precisa, dessa forma, será possível escolher as melhores combinações de sérum facial para sua rotina de skincare.

Sérum com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um ativo produzido de forma natural pelo organismo, ele age junto com colágeno e tem a função de garantir hidratação, elasticidade e firmeza para a pele. Porém, a partir dos 25 anos de idade, a produção desse ativo cai, o que faz com que as primeiras linhas de expressão e rugas fiquem mais aparentes.

Por isso, o uso de produtos com esse ativo traz o benefício da hidratação intensa e ação antissinais para a pele. “O sérum facial com ácido hialurônico hidrata sem pesar e sem risco de piorar a oleosidade. Ele pode ser usado em diferentes tipos de pele, tanto oleosas e secas”, explica a dermatologista Fabiana Wanick.

O Sérum Facial Preenchedor Revitalift Hialurônico traz os benefícios do ácido hialurônico para o sérum facial. Ele contém 1,5% de ácido hialurônico em sua formulação e apresenta alto poder hidratante, preenchendo as linhas de expressão. Durante as primeiras 4 semanas de uso é possível notar redução de 40% das linhas de expressão no rosto.

 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial" }

Sérum com retinol

O retinol é um ativo derivado da vitamina A, sua principal ação é o combate de linhas de expressão e rugas no rosto. Além disso, o retinol é eficiente em deixar a pele com o tom e a textura uniforme. Com ele é possível proporcionar uma pele iluminada, uniforme e firme. “O sérum de retinol auxilia no rejuvenescimento da pele, melhora de linhas finas e promove o estímulo de colágeno. Entre as vantagens estão a consistência leve e de fácil aderência a pele”, explica a dermatologista Annelise.

A linha Revitalift apresenta o Sérum Facial Retinol Puro Noturno, indicado para skincare noturna, ele oferece hidratação, ação antissinais e uniformização do tom e da textura da pele do rosto. Ele é testado e aprovado por dermatologistas e pelas consumidoras, 100% notaram uma melhora na textura da pele, 95% acharam a pele mais luminosa e radiante e 92% notaram a pele mais uniforme. Além disso, o Sérum Facial Puro Noturno é eficiente na redução de rugas profundas.

 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial" }

Sérum Facial Preenchedor Hialurônico

Ação de hidratação profunda, antissinais e preenchedora

Indicado para todos os tipos de pele

Redução de marcas e linhas de expressão

Enriquecido com ácido hialurônico

Sérum Facial Retinol Puro Noturno

Uniformização do tom e textura da pele

Pele mais iluminada e radiante

Reduz linhas de expressão e rugas profundas

Indicado para todos os tipos de pele

Enriquecido com retinol

Quando passar o sérum no rosto?

A Dra. Fabiana Wanick explica como incluir o sérum na sua rotina de cuidados diários com a pele. “O sérum pode ser aplicado no rosto todos os dias. A pele sofre constantemente agressões de fatores externos como sabonetes, água quente, poluição e sol. Para que o benefício do produto seja mantido, e até para proteger a pele de todas essas agressões, o produto deve ser aplicado na rotina de skincare diurna e noturna.

Ela ainda ressalta a importância da consulta de um profissional para entender qual o melhor momento do dia para aplicar o sérum facial no rosto. “Pode ser usado de manhã e/ou a noite. O melhor horário vai depender do tipo de pele e dos outros produtos ou substâncias que o paciente precisa usar”, ressalta. E não se esqueça de aplicar o protetor solar após o uso do sérum para garantir a proteção contra os raios solares.

Passo a passo para aplicar o sérum facial

Siga as instruções abaixo para utilizar o seu sérum facial da forma correta.

1. Antes de tudo, é importante que o rosto esteja completamente limpo para receber o sérum. Por isso, faça uma limpeza profunda e completa com o uso do Gel de Limpeza Revitalift e com a Água Micelar com ácido hialurônico L’Oréal Paris.

2. Após a limpeza, aplique de 2 a 3 gotas do sérum no rosto e espalhe o produto. Ao usar o aplicador, não deixe que a ponta entre em contato com a pele, mantenha uma distância para que o produto possa gotejar no rosto.

3. Após a aplicação, complete a rotina com o protetor solar facial (apenas na skincare diurna).

 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial" }
Pode dormir com o sérum facial

Pode dormir com o sérum?


Sim! Você pode dormir com o sérum facial no rosto. O sérum facial é um dos veículos mais indicados para a rotina de skincare noturna pois é um produto leve, de fácil aplicação e de absorção do rosto, o que evita que a pele fique com sensação de peso.

O sérum facial também é indicado para aplicar ativos mais fortes, que são recomendados para rotina diurna. Por isso, aplique o sérum facial após higienizar a pele. No outro dia, na rotina de skincare diurna, comece os cuidados com a limpeza de pele, depois com o sérum facial na hidratação e finalize com o protetor solar.

Serum Facial E Creme Hidratante

Pode misturar sérum com creme?


Sim! O sérum pode ser utilizado em conjunto com o creme hidratante. Tanto o sérum facial quanto o creme tem função de hidratar e tratar o rosto, os dois produtos podem ser utilizados de forma individual ou em conjunto. Se você combinar os dois tratamentos, sempre utilize a textura mais leve primeiro, por isso, o sérum facial deve ser aplicado no rosto antes do creme.

Como escolher o sérum facial

Como escolher o melhor sérum?


A dermatologista Annelise Marmore ressalta que o sérum facial deve ser escolhido de acordo com as necessidades da pele. “O melhor sérum deve ser escolhido em consulta dermatológica, baseado nas suas queixas principais. Importante ter atenção aos ativos presentes em sua formulação, ter conhecimento sobre o seu tipo de pele, sensibilidade a algumas formulações e até alergias antes de investir em um sérum facial. Por isso, o auxílio da dermatologista é fundamental”.

Pessoa aplicando sérum facial no dorso da mão

Pode usar sérum todos os dias?


Sim! O sérum facial pode ser utilizado todos os dias na rotina de skincare. O sérum facial oferece hidratação e tratamento para pele, por isso ele pode ser utilizado tanto na skincare diurna quanto na skincare noturna. Porém, alguns tipos de sérum tem algumas restrições, como o Sérum de Retinol, que deve passar por um período de adaptação antes de ser utilizado todos os dias, além de ser indicado para skincare noturna. Enquanto o sérum facial com ácido hialurônico pode ser utilizado todos os dias e nos dois momentos da skincare.

Mulher sorrindo e aplicando protetor solar depois do sérum facial

Pode usar o sérum e sair no sol?


Depende dos ativos! O sérum facial não é fotossensível, porém é sempre necessário associar o uso do sérum facial com o protetor solar facial para não prejudicar a saúde da pele. Alguns ativos não são indicados para serem utilizado durante o dia, por isso são recomendado para rotina de skincare noturna, enquanto outros ativos ajudam intensificar a ação do protetor solar, como o caso de ativos antioxidantes, por isso entender a composição do sérum facial é essencial para entender em qual momento da rotina de skincare você vai utilizar.

Mulher madura aplicando sérum facial

É melhor sérum ou hidratante?


Ambos! Você pode combinar o sérum facial com o hidratante facial para proporcionar uma rotina de cuidados eficiente. Para isso, sempre utilize o produto mais leve primeiro, ou seja, aplique o sérum facial antes do hidratante e siga com os outros passos da rotina de skincare.

Mulher asiática de olho fechado após aplicar sérum facial

O que passar depois do sérum?


Depois de aplicar o sérum facial você pode seguir com a hidratação utilizando o creme mais indicado para o seu tipo de rosto. Para hidratação intensa, aposte no Creme Hidratante Cuidado Diurno ou Noturno que é enriquecido com ácido hialurônico. Agora, para tratamento de linhas e rugas, aposte no Creme Facial Cuidado Diurno Antirrugas, que traz os benefícios do pró-retinol. Se a sua pele for oleosa, o Hidratante Gel Creme Preenchedor traz a combinação do ácido hialurônico com o ácido salicílico para o controle da oleosidade da pele. Na skincare diurna, finalize o tratamento com o uso do protetor solar facial. Para isso, conheça a linha Solar Expertise, de L’Oréal Paris.

{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/protetor-solar-facial", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"protetor-solar-facial", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/6-motivos-para-usar-protetor-solar-diariamente/motivos-para-usar-protetor-solar-facial.jpg?rev=689564fcca0948d3af8c6c99f7720df0", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-07-07T15:49:13+00:00", "dateModified": "2023-07-07T18:03:23+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/skincare", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"skincare", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/rotina-de-skincare-guia-definitivo/imagem-banner-rotina-de-skincare.jpg?rev=37fea27de10144b5a27fa7ac70bbd64f", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-07-31T15:03:50+00:00", "dateModified": "2023-07-31T22:10:10+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/produtos-de-skincare", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"produtos-de-skincare", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/produtos-de-skincare/imagem-banner-produtos-de-skincare.jpg?rev=63e68f17cb9f45d78cbe608056bbde0b", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-04-20T13:11:34+00:00", "dateModified": "2022-04-20T13:11:54+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/diferenca-serum-gel-creme", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"diferenca-serum-gel-creme", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/diferenca-serum-gel-creme/difrenca-serum-gel-creme.jpg?rev=6064d6357126483ea168915d1161bd84", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-05-09T17:18:34+00:00", "dateModified": "2022-05-09T17:53:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/dermatologista-explica-4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"dermatologista-explica-4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/dermatologista-explica-4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto/4-beneficios-da-hidratacao-para-o-rosto.jpg?rev=6332406647cb4b92a58e842527511fb1", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-01-06T21:09:35+00:00", "dateModified": "2022-01-06T21:10:15+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/serum-facial", "name": "serum-facial" } } ] }