Manchas brancas ou escuras na pele? Saiba mais sobre hipopigmentação e hiperpigmentação!

A melanina não é só o pigmento que determina a cor da pele: quando sofre alterações, ela também causa doenças de pigmentação - como a hipopigmentação e a hiperpigmentação. A primeira acontece quando ela aparece em menor quantidade, enquanto a segunda - como o nome já indica - é consequência de um aumento significativo. Quer entender melhor o que causa esses dois problemas e saber como tratá-los? Confira!

Melanina diminui na hipopigmentação e pele apresenta manchas brancas

Quando a pele produz menos melanina que o normal, ocorre a chamada hipopigmentação. Nela, como o pigmento que dá cor à pele sofre uma considerável diminuição, a derme passa a ficar com seu tom uniforme comprometido e a exibir manchas brancas em pequenas áreas do rosto e do corpo. Em geral, ela é causada por problemas inflamatórios ou alterações hormonais, mas também pode ser resultado de complicações genéticas. 

Nos casos em que a despigmentação ocorre por fatores externos, dá para se livrar do problema consultando um dermatologista para que ele descubra a causa e indique o cuidado necessário. Agora, quando as manchas esbranquiçadas são herança genética - como acontece com o vitiligo e o albinismo -, não há cura. No entanto, dá para amenizar o primeiro com cremes específicos e tratamentos com luz ultravioleta indicados pelo dermatologista, enquanto o segundo precisa de muito proteção solar para que a pele não corra risco de câncer e outras complicações. 

Hiperpigmentação se caracteriza por manchas escuras e aumento na produção de melanina

A hiperpigmentação, por outro lado, é resultado de um aumento significativo da produção de melanina -  e, nesse caso, em vez das manchas brancas, o tom uniforme da pele é comprometido por pontos escuros. Dentre as causas para o seu surgimento, a exposição aos raios solares sem a proteção necessária é a mais comum, mas o problema também pode ser resultado de alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez e uso de anticoncepcionais ou certos antibióticos. Dentre os problemas que vêm junto com esse aumento do pigmento, o melasma - que apresenta manchas amarronzadas de um a dois centímetros no rosto, têmporas e testa - é um dos mais falados.

Mas como tratar ou evitar a hiperpigmentação? A primeira dica é procurar um dermatologista assim que perceber qualquer alteração na pele - principalmente, se estiver grávida ou tomando um dos remédios que podem facilitar o aparecimento do problema. Outro cuidado importante é nunca abrir mão do protetor solar e, se possível, retocá-lo de duas em duas horas para ficar o dia todo protegida. Se já estiver com as manchas escuras no rosto, o truque é adicionar um creme clareador à sua rotina para que ele possa regular a melanina e normalizar o seu tom. 

Matéria publicada em 7 de Março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/manchas-brancas-ou-escuras-na-pele-saiba-mais-sobre-hipopigmentacao-e-hiperpigmentacao" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/manchas-brancas-ou-escuras-na-pele-saiba-mais-sobre-hipopigmentacao-e-hiperpigmentacao", "name": "manchas-brancas-ou-escuras-na-pele-saiba-mais-sobre-hipopigmentacao-e-hiperpigmentacao" } } ] }