Beleza Extraordinária

Luzes em cabelo com escova progressiva tendem a ficar alaranjadas? Descubra

  • Descubra se cabelos com luzes podem ficar amarelados (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Descubra se cabelos com luzes podem ficar amarelados (Foto: Pixelformula)

Luzes no cabelo são a preferência da maioria das mulheres que querem um visual iluminado, mas sem radicalizar! Para quem está com medo de danificar os fios, desbotar o loiro ou ainda deixar as madeixas alaranjadas por conta do uso da escova progressiva, é importante saber mais sobre o assunto antes de se jogar em uma nova cor. O colorista Alê Crema, especialista em cabelos loiros, garante que dá para manter um cabelo alisado quimicamente e com luzes loiras perfeitas. Confira os detalhes!

Luzes ficam alaranjadas quando não atingem o grau certo de clareamento

De acordo com Alê Crema, especialista nos cuidados com os cabelos loiros, as luzes acabam ficando amareladas com o tempo por causa do grau de clareamento que não foi alcançado adequadamente. "Quando você faz luzes, tem que alcançar um alto grau de clareamento, deixar a mecha bem clarinha, quase branca, isso se a resistência do cabelo permitir. Se não clarear o suficiente, o tonalizante vai apenas disfarçar o amarelo que ficou, mas na hora que ele desbotar, vai voltar a ficar alaranjado", explicou o colorista.

Isso acontece porque a química do alisamento desgasta naturalmente a coloração e, principalmente, os fios descoloridos. As ferramentas de calor, como o secador e a chapinha, também desidratam o fio e oxidam a cor, tornando o tom alaranjado. 

Reaplicar o tonalizante evita o efeito amarelado no cabelo com luzes e progressiva

Segundo Alê Crema, o cabelo com progressiva pode amarelar devido à alta temperatura da chapinha usada na hora do procedimento de alisar os fios. "O calor da chapinha faz desbotar o tonalizante que foi passado no cabelo. Por isso, o certo é primeiro aplicar o produto e depois de 15 dias, fazer a progressiva. Nesse tempo, ele vai desbotar, então vai ser preciso reaplicar o tonalizante", explicou o colorista. Para quem tem dúvidas quanto a ordem indicada para as duas técnicas, o profissional ressalta que é melhor fazer a escova progressiva primeiro, para depois aplicar a coloração.

Colorista indica as melhores técnicas e cuidados para evitar luzes alaranjadas

Para manter as luzes com a cor sempre intacta e fugir do aspecto amarelado, os cuidados em casa e no salão também são essenciais. De acordo com Alê Crema, as melhores técnicas são cauterização, hidratação e a selagem. Enquanto a primeira, também chamada de plástica dos fios, recupera cabelos secos e tingidos a base de queratina, vitaminas e proteínas, a segunda, devolve esse nutrientes de uma maneira mais sutil e pode ser feita em casa. Já o procedimento de selar as cutículas dos cabelos, feito com aminoácidos, é ideal para proteger e vedar as escamas dos fios, pois turbinam a hidratação. Outro cuidado indicado pelo colorista é o uso de shampoo roxo, que protege o cabelo do aspecto amarelado. "Lembrando que o shampoo roxo pode ressecar o cabelo, então, a dica é usar no máximo, de 15 em 15 dias", explicou Alê Crema. 

vídeos Recomendados
Fernanda Paes Leme apostou no preto, Mica Rocha no bronde e Mari Sampaio no vermelho com reflexos violetas. Confira o resultado!
  1. Blogueira Sarah Angius ensina como aplicar coloração no cabelo sozinha: confira o vídeo e aprenda!
    Blogueira Sarah Angius ensina como aplicar...
  2. Tendências de cabelo para 2017: confira as apostas de Kari Hill, colorista de Karlie Kloss, Jessica Chastain e mais famosas
    Tendências de cabelo para 2017: confira as...
  3. Cabelo Blorange: conheça a nova tendência de coloração que mistura tons de loiro e laranja e promete fazer sucesso em 2017
    Cabelo Blorange: conheça a nova tendência de...
  4. Ruiva no verão: como tratar e manter o brilho dos cabelos vermelhos na estação
    Ruiva no verão: como tratar e manter o brilho...
    Ruiva no verão: como tratar e manter o brilho dos cabelos vermelhos na estação

    Cabelos ruivos são poderosos e irreverentes,...

    Leia mais
  5. Cabelo com caspa pode ser colorido? Descubra!
    Cabelo com caspa pode ser colorido? Descubra!
    Cabelo com caspa pode ser colorido? Descubra!

    Quem sofre com caspa nos cabelos sabe que são...

    Leia mais
  6. Como dar brilho aos cabelos pretos: 6 dicas para aumentar a luminosidade
    Como dar brilho aos cabelos pretos: 6 dicas...
    Como dar brilho aos cabelos pretos: 6 dicas para aumentar a luminosidade

    Segundo o colorista Adriano Liziario, cabelos pretos...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Corte long bob

4 formas de variar o cabelo médio!