Beleza Extraordinária

Guia de coloração para cabelos crespos: que tipo de tinta se deve usar? Pode fazer luzes?

  • Cabelos crespos precisam de atenção especial para serem pintados. É preciso levar em consideração fatores como a compatibilidade e o estado dos fios para mudar o tom (Foto: Instagram @briciaemilyn)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos crespos precisam de atenção especial para serem pintados. É preciso levar em consideração fatores como a compatibilidade e o estado dos fios para mudar o tom (Foto: Instagram @briciaemilyn)

Os cabelos crespos são mais sensíveis que outros tipos de madeixas e muitas vezes, para ajudar com o crescimento ou para combater o volume indesejado, muitas mulheres fazem relaxamento e alisamentos para conquistar fios menos rebeldes. Para quem quer mudar o visual, além de um corte afro para destacar os cachos , uma opção é colorir os cabelos, mas é preciso estar atenta para saber o que é liberado para o seu tipo de madeixas e o que vai conquistar o resultado desejado.

Segundo especialistas, crespos devem ser coloridos com tonalizantes e tintas semi-permanentes

Apesar de divididos entre colorações semi-permanentes e tonalizantes – que agem superficialmente, a primeira, penetrando nas camadas superiores da fibra capilar, e a outra formando uma película sobre o fio - os cabeleireiros são unânimes em afirmar os fios crespos devem ficar longe de tintas permanentes. O profissional especialista em cachos, Almiro Nunes é do time dos que preferem uma química mais fraca para cuidar dos fios: "o cabelo crespo é fragilizado e com química ele fica ainda mais danificado. Os cachinhos são finos, pequenos e nascem achatados, e precisam de condicionamento. Para mudar a cor, o ideal é usar tonalizantes delicados, que interfiram o mínimo possível na saúde dos fios", contou.

O cabeleireiro afro Rômulo Marques prefere a versão semi-permanente, mas conta que é preciso analisar o estado das madeixas antes de se decidir por qual tipo de tinta usar: "muitas vezes, o desejo da cliente e a minha técnica precisam ser reavaliadas quando escolho o tipo de coloração. É preciso perceber o estado do cabelo. Crespos são mais secos e mais porosos do que os lisos, e normalmente uso coloração semi-permanente para manter alguma hidratação no cabelo", contou.

Tinta permanente é agressiva e pode causar incompatibilidade

A coloração permanente afeta mais os cabelos porque para ter um resultado duradouro, ela abre e cutícula do fio e deposita pigmentos artificiais no interior da escama. As consequências vão do aspecto ressecado, que tem mais chances de aparecer pelo formato das madeixas, a uma queda causada pela incompatibilidade entre as químicas, principalmente se for à base de hidróxido de sódio, que causa reações fortes quando combinado com o pigmento. Outro efeito colateral mais brando, mas que pode irritar as donas de madeixas crespas é o alisamento não programado dos fios, já que a amônia tira a forma dos fios, deixando-os sem definição e com aspecto esticado.

Retoque diferente para cabelos crespos

Rômulo ensina que o retoque nos crespos deve ser feito de modo diferente do dos lisos. Segundo o cabeleireiro, o ideal é, em vez de passar o produto na raiz, esperar alguns minutos e depois passar no resto das mechas, para quem tem cachos afro, o ideal é passar apenas na raiz e depois fazer banhos de brilho de houver necessidade. Isso acontece porque como as pontas do cabelo são porosas, as madeixas podem ficar com essa parte mais escura do que a raiz, com uma marca destacada na extensão dos fios.

Luzes, ombré e mechas californianas também precisam de cuidados?

As luzes precisam ser feitas com cautela e apenas em cabelos sem relaxamento e alisamento, porque o descolorante pode potencializar os danos: "não aconselho a fazer luzes se tiver outro tipo de química, a descoloração interfere muito no estado do fio", conta. Para quem tem madeixas naturais e tem medo de investir na tendência pela fragilidade da fibra capilar, é interessante fazer um teste de mecha, que dará uma noção do resultado final.

Crespos precisam mais de tratamento em casa do que no salão

Essa característica de se tornar poroso e ressecado pode se agravar mesmo com o uso de tonalizantes fracos, que conta Almiro, tem esse poder porque os pigmentos artificiais modificam a textura das madeixas independente de sua potência. Para o profissional, é importante um tratamento em casa, que consegue melhorar a saúde dos fios mais do que tratamentos em clínicas de beleza: "mais do que tratar no salão, cabelos crespos precisam ser tratados em casa, ter um acompanhamento diário. O que eu aconselho é passar uma máscara durante o banho. Não precisa de pausa, o tempo de terminar a chuveirada é o ideal para o creme agir".

Para quem deseja mudar a cor dos cabelos e ir para tons discretos ou até mesmo tonalidades "fantasia", Almiro aconselha a passar por um período de transição que vai liberar os fios das químicas e deixá-los mais fortes: "sempre aconselho a assumir os cachos, passando pelo processo de transição. É um período difícil, que exige um bom corte e outros truques, mas que vale a pena no final, porque vai permitir colorir e fazer outros tipos de tratamento proibidos para quem faz alisamentos e relaxamentos", explicou.

vídeos Recomendados
Confira o vídeo para saber as impressões de Aline França sobre o Light Poo Óleo Extraordinário!(Vídeo: Youtube lorealparisbrasil/Foto: Instagram @aline_franca)
  1. Buscas por cabelos cacheados no Google supera as por lisos pela primeira vez! Saiba mais sobre o empoderamento das cacheadas brasileiras
    Buscas por cabelos cacheados no Google supera...
  2. Loucas por cabelos: conheça Daniele Gabriel, figurinista carioca que é apaixonada pelas suas box braids
    Loucas por cabelos: conheça Daniele Gabriel,...
  3. Está em transição capilar e não sabe como arrumar o cabelo para o trabalho? Confira opções de penteados presos para cada dia da semana!
    Está em transição capilar e não sabe como...
  4. Como usar creme de pentear para definir os cachos? Aprenda em 4 passos!
    Como usar creme de pentear para definir os...
    Como usar creme de pentear para definir os cachos? Aprenda em 4 passos!

    Alguém tem dúvida de que o creme de...

    Leia mais
  5. Quer assumir a textura natural do cabelo? Confira 5 mitos sobre o assunto para não pensar em desistir dos cachos!
    Quer assumir a textura natural do cabelo?...
  6. Posso pintar o cabelo na transição capilar? Saiba o que fazer para que a coloração não prejudique a textura natural dos fios!
    Posso pintar o cabelo na transição capilar?...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele