Beleza Extraordinária

Está com falta de melanina no cabelo? Descubra as possíveis causas e saiba o que fazer para resolver o problema!

  • Descubra o que pode causar a falta de melanina no cabelo! (Foto: Shutterstock)
  • Consumir alimentos ricos em cobre e vitaminas A, C e E podem ajudar a resolver a falta de melanina nos fios (Foto: Instagram @nymatang)
  • Colorações semipermanentes e maquiagem para cabelo podem disfarçar os fios brancos (Foto: Instagram @mirelamua)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que pode causar a falta de melanina no cabelo! (Foto: Shutterstock)
  • Descubra o que pode causar a falta de melanina no cabelo! (Foto: Shutterstock)
  • Consumir alimentos ricos em cobre e vitaminas A, C e E podem ajudar a resolver a falta de melanina nos fios (Foto: Instagram @nymatang)
  • Colorações semipermanentes e maquiagem para cabelo podem disfarçar os fios brancos (Foto: Instagram @mirelamua)

O aparecimento de fios brancos é inevitável em qualquer pessoa com o avanço da idade. No entanto, em alguns casos, a falta de melanina no cabelo pode aparecer antes da hora por uma série de fatores - como doenças inflamatórias, descontrole hormonal e, principalmente, o aumento dos radicais livres. Acha que se encaixa nesse quadro e quer saber como resolver o problema? Confira a matéria!

Aumento excessivo dos radicais livres está entre as causas da perda de melanina

A diminuição da melanina nos fios - atividade que recebe o nome de "canície" - não é apenas fruto da herança genética ou avanço da idade. Ao contrário do que muita gente acredita, problemas externos também podem acelerar a despigmentação capilar e deixar os fios brancos antes da hora.

Embora também possa ser causada por doenças inflamatórias e descontrole hormonal, o aumento dos radicais livres é um dos fatores mais comuns. Ocasionada pelo consumo de cigarros, álcool, exposição solar, poluição e estresse, a produção excessiva desses átomos causa um desequilíbrio celular e a oxidação da melanina do cabelo - além de também prejudicar o alinhamento das cutículas e gerar uma série de problemas na pele. 

Alimentação rica em vitaminas e cobre ajuda a solucionar o problema

Se começar a observar o aparecimento de fios brancos no cabelo, é importante procurar um dermatologista ou tricologista para que ele consiga identificar a causa da canície e indicar o tratamento necessário para que o cabelo recupere sua melanina. Mas, antes mesmo de dar esse passo, você já pode tentar resolver o problema seguindo uma dieta específica. 

Alimentos ricos em cobre - como frutos do mar e sementes - são superindicados por ajudarem na produção de pigmentação. Mas, além deles, também é indispensável consumir os que contam com ação antioxidante - frutas e verduras com Vitaminas A, C e E - por serem ricos em colágeno e ajudarem no combate aos radicais livres. Fazendo isso, se o cabelo branco for causado por um desses fatores, é apenas uma questão de tempo para a melanina voltar ao normal. 

Colorações temporárias podem disfarçar os fios brancos durante o tratamento

Enquanto o cabelo não recupera a melanina, você também pode disfarçar o branco sem precisar recorrer à coloração. As tinturas semipermanentes, por exemplo, são boas opções: com duração de algumas lavagens, elas cobrem até 70% dos brancos sem danificar - já que têm fórmula livre de amônia e atuam apenas entre as escamas da fibra capilar. 

Mas, se você tiver poucos fios brancos e desejar algo ainda mais leve, vale apostar no spray de maquiagem para cabelo. De fácil aplicação e efeito temporário, o produto pode ser reaplicado diariamente sem nenhum risco de danos.

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Cicatri Renov de Elseve

Conheça o leave-in de tratamento queridinho da Grazi

últimas matérias

Ver mais