Beleza Extraordinária

Escova progressiva, inteligente, definitiva e inglesa: qual a diferença?

  • Para ter o melhor resultado, é importante escolher o tipo de escova que garantirá o melhor para seus cabelos
Tela cheia
Previous Next
Para ter o melhor resultado, é importante escolher o tipo de escova que garantirá o melhor para seus cabelos

Com a diversidade de alisamentos que os salões oferecem atualmente, fica difícil saber qual escova é mais eficaz, com melhor duração e que promove menos danos aos cabelos. Por isso, é preciso conhecer as diferenças entre essas técnicas e optar pela opção que melhor atenda à necessidade dos seus fios.

Usada para reduzir o volume dos cabelos e alisar os fios, a escova progressiva possui esse nome porque é mais eficaz a cada aplicação. Esse tipo de alisamento age sem modificar a estrutura do fio por agir apenas em torno dele. Assim, a escova força o formato liso e camufla o enrolado. É à base de formol, queratina, silicone e proteína – apesar de 0,2% ser a dosagem permitida, pode quebrar os fios e causar irritações no couro cabeludo. Doma o volume dos cabelos, abre os cachos e dura cerca de três meses. O efeito liso é gradativo; com 60 dias pode haver necessidade de refazer a raiz, porém a progressiva em intervalos menores pode causar um aumento de oleosidade no couro cabeludo e enrijecimento dos fios.

Também conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém permite que os cabelos sejam tingidos antes do processo de escovação e lavados no mesmo dia do tratamento. Graças à queratina, é altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. Também reduz o volume do cabelo e alisa com aspecto natural - longe do "chapado". Em cabelos crespos, os cachos são domados. Assim como a progressiva, o produto concentra queratina e menos de 0,2% de formol.

À base de tioglicolato de amônia, a escova definitiva - conhecida também como japonesa - alisa de uma só vez os fios. Dá um efeito liso chapado e possui longa duração de acordo com o crescimento dos cabelos. Por não possuir formol, os ativos abrem as cutículas dos fios e penetram na fibra capilar de forma que a estrutura do cabelo é modificava de dentro para fora, o que resulta em fios permanentemente lisos. A durabilidade é de até seis meses, entretanto, como a parte alisada não volta à forma anterior, são necessários retoques na raiz de acordo com o crescimento da mesma, o que pode variar de três a quatro meses.

Apontada como a queridinha das famosas internacionais, a escova inglesa é uma técnica que alisa, hidrata, dá brilho e melhora a aparência dos fios sem uso de formol. Possui em sua composição: queratina, albumina, aminoácidos e nutrientes que conferem alta hidratação e efeito de liso natural. Esse tipo de escova tem como destaque o tratamento capaz de recuperar cabelos que passaram por tratamentos mais agressivos pela recuperação da massa capilar e aminoácidos perdidos.

Diante de tantas opções, é preciso avaliar os benefícios e possíveis danos de cada tipo de escova de acordo com as suas necessidades. A escova definitiva é menos agressiva e deixa os fios com aspecto liso chapado por longo tempo. A progressiva e a inteligente, por sua vez, são mais baratas, mas requerem mais visitas ao salão. Danificam mais os fios, porém deixam o liso com aspecto mais natural que a japonesa. A inglesa é uma opção de tratamento para recuperar os danos causados pelas citadas anteriormente.

Quero esse Look!
vídeos Recomendados
Veja a dica de Flavia Pavanelli para proteger os fios na hora da escova e chapinha
  1. Como preparar o cabelo para receber química: descubra os cuidados ideais para proteger os fios antes do alisamento, relaxamento, mechas ou coloração
    Como preparar o cabelo para receber química:...
  2. Pode usar creme de pentear antes da escova? Descubra!
    Pode usar creme de pentear antes da escova?...
    Pode usar creme de pentear antes da escova? Descubra!

    Para exibir um liso impecável com a ajuda da...

    Leia mais
  3. 4 coisas que toda mulher que alisa e colore os cabelos precisa saber
    4 coisas que toda mulher que alisa e colore os...
    4 coisas que toda mulher que alisa e colore os cabelos precisa saber

    Estar com os cabelos tingidos e alisados parece uma...

    Leia mais
  4. Cabelo com química pode usar coloração? Descubra quais são as fórmulas compatíveis e saiba em qual apostar!
    Cabelo com química pode usar coloração?...
  5. Como parar de alisar o cabelo? Confira algumas dicas para fazer a transição capilar da melhor forma possível
    Como parar de alisar o cabelo? Confira algumas...
  6. Cabelo elástico pode fazer progressiva? Saiba os cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução indicados antes do alisamento
    Cabelo elástico pode fazer progressiva? Saiba...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos