Beleza Extraordinária

Escova progressiva, inteligente, definitiva e inglesa: qual a diferença?

  • Para ter o melhor resultado, é importante escolher o tipo de escova que garantirá o melhor para seus cabelos
Tela cheia
Previous Next
Para ter o melhor resultado, é importante escolher o tipo de escova que garantirá o melhor para seus cabelos

Com a diversidade de alisamentos que os salões oferecem atualmente, fica difícil saber qual escova é mais eficaz, com melhor duração e que promove menos danos aos cabelos. Por isso, é preciso conhecer as diferenças entre essas técnicas e optar pela opção que melhor atenda à necessidade dos seus fios.

Usada para reduzir o volume dos cabelos e alisar os fios, a escova progressiva possui esse nome porque é mais eficaz a cada aplicação. Esse tipo de alisamento age sem modificar a estrutura do fio por agir apenas em torno dele. Assim, a escova força o formato liso e camufla o enrolado. É à base de formol, queratina, silicone e proteína – apesar de 0,2% ser a dosagem permitida, pode quebrar os fios e causar irritações no couro cabeludo. Doma o volume dos cabelos, abre os cachos e dura cerca de três meses. O efeito liso é gradativo; com 60 dias pode haver necessidade de refazer a raiz, porém a progressiva em intervalos menores pode causar um aumento de oleosidade no couro cabeludo e enrijecimento dos fios.

Também conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém permite que os cabelos sejam tingidos antes do processo de escovação e lavados no mesmo dia do tratamento. Graças à queratina, é altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. Também reduz o volume do cabelo e alisa com aspecto natural - longe do "chapado". Em cabelos crespos, os cachos são domados. Assim como a progressiva, o produto concentra queratina e menos de 0,2% de formol.

À base de tioglicolato de amônia, a escova definitiva - conhecida também como japonesa - alisa de uma só vez os fios. Dá um efeito liso chapado e possui longa duração de acordo com o crescimento dos cabelos. Por não possuir formol, os ativos abrem as cutículas dos fios e penetram na fibra capilar de forma que a estrutura do cabelo é modificava de dentro para fora, o que resulta em fios permanentemente lisos. A durabilidade é de até seis meses, entretanto, como a parte alisada não volta à forma anterior, são necessários retoques na raiz de acordo com o crescimento da mesma, o que pode variar de três a quatro meses.

Apontada como a queridinha das famosas internacionais, a escova inglesa é uma técnica que alisa, hidrata, dá brilho e melhora a aparência dos fios sem uso de formol. Possui em sua composição: queratina, albumina, aminoácidos e nutrientes que conferem alta hidratação e efeito de liso natural. Esse tipo de escova tem como destaque o tratamento capaz de recuperar cabelos que passaram por tratamentos mais agressivos pela recuperação da massa capilar e aminoácidos perdidos.

Diante de tantas opções, é preciso avaliar os benefícios e possíveis danos de cada tipo de escova de acordo com as suas necessidades. A escova definitiva é menos agressiva e deixa os fios com aspecto liso chapado por longo tempo. A progressiva e a inteligente, por sua vez, são mais baratas, mas requerem mais visitas ao salão. Danificam mais os fios, porém deixam o liso com aspecto mais natural que a japonesa. A inglesa é uma opção de tratamento para recuperar os danos causados pelas citadas anteriormente.

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Veja a dica de Flavia Pavanelli para proteger os fios na hora da escova e chapinha
  1. Depois de alisar o cabelo pode lavar com shampoo? Saiba o que fazer para cuidar dos fios após a escova progressiva!
    Depois de alisar o cabelo pode lavar com...
  2. Progressiva estraga o cabelo? Veja 4 mitos e verdades sobre o alisamento e entenda o que acontece nos fios
    Progressiva estraga o cabelo? Veja 4 mitos e...
  3. Penteados para cabelos alisados: confira 16 ideias do Instagram e descubra as dicas para ter mais movimento no look
    Penteados para cabelos alisados: confira 16...
  4. Por que a progressiva não dura no meu cabelo? Saiba como manter a química nos fios por mais tempo!
    Por que a progressiva não dura no meu cabelo?...
    Por que a progressiva não dura no meu cabelo? Saiba como manter a química nos fios por mais tempo!

    Nada mais chato do que ver a escova progressiva durar...

    Leia mais
  5. Protetor térmico: 7 mitos e verdades sobre o produto que é usado antes do secador e da chapinha
    Protetor térmico: 7 mitos e verdades sobre o...
  6. Devo pintar o cabelo antes ou depois da progressiva? Saiba a ordem correta para evitar danos aos fios
    Devo pintar o cabelo antes ou depois da...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos