Beleza Extraordinária

Entradas no cabelo é normal? Entenda porque elas aparecem

  • Saiba se as entradas podem significar calvície (Foto: Instagram @sheehanandco)
Tela cheia
Previous Next
Saiba se as entradas podem significar calvície (Foto: Instagram @sheehanandco)

Muitos homens apresentam entradas no cabelo a partir da idade adulta - que podem ser mais suaves ou mais acentuadas. Embora sejam muito comuns, as entradas podem despertar inseguranças em alguns homens, que temem os primeiros sinais da calvície. Mas será que as entradas indicam que você vai ficar calvo?

Se o seu cabelo começou a apresentar entradas na parte da frente e você não sabe se isso é um sinal de calvície, não precisa se preocupar. A gente conta tudo o que você precisa saber sobre a calvície e porque as entradas surgem no cabelo de tantos homens. Vem conferir e acabar com as dúvidas.

Afinal, as entradas indicam calvície?

Nem sempre. Na verdade, a entrada acontece naturalmente com os homens na fase adulta. O cabelo que, na infância e adolescência, apresenta um contorno arredondado na parte da frente, passa a ter entradas a partir da idade adulta. Isso acontece por causa do aumento da quantidade de hormônios como a testosterona.

Mas as entradas não são motivo de preocupação: elas são um processo normal e acontece com praticamente todos os homens. Não quer dizer que você vá ficar calvo ou careca - a calvície depende de outros fatores, como a genética.

Como saber se você vai ficar calvo?

Se as entradas não são um sinal de calvície, como eu posso identificar que vou ficar calvo? Existem alguns sinais que você pode prestar atenção para saber se tem tendência à calvície. O fator genético é um deles e é bem fácil de observar. Se os homens da sua família têm muita queda de cabelo ou mesmo são totalmente carecas, é bem possível que isso também aconteça com você.

Outro sinal muito comum é a queda excessiva dos fios - principalmente durante o banho. Além disso, a mudança na textura e a diminuição no volume do cabelo também podem mostrar o começo da calvície. Você também pode observar se o cabelo molhado permite que você veja o couro cabeludo através dos fios: isso pode ser outro indício de calvície.

Saiba como combater os sinais da calvície

Tá, mas dá para evitar a calvície? Em alguns casos sim, mas não dá para lutar contra a determinação genética, né? O que você pode é procurar tratamentos que desacelerem um pouco a queda capilar e adiem um pouco os efeitos da calvície. Em casos mais leves, você pode até evitar ficar calvo.

Para isso, vale a pena apostar em shampoos e condicionadores específicos para evitar a queda excessiva. Alguns remédios também são prescritos por médicos contendo vasodilatadores e antiandrogênicos, que são muito eficientes e adiar a calvície. Para determinar o melhor tratamento para você, o ideal é procurar um dermatologista.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cabelos renovados

Saiba como usar leave-in nos fios