Beleza Extraordinária

Entenda como seu cabelo é formado da raiz até as pontas

  • A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis: a cutícula, o córtex e a medula.
Tela cheia
Previous Next
A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis: a cutícula, o córtex e a medula.

Os cabelos precisam de cuidados e hidratação constantes, mas você sabe por quê? A fibra capilar, ou toda a extensão dos fios, é dividida em três partes com funções diferentes que, unidas, deixam seus cabelos bonitos e saudáveis. Os tratamentos funcionam para corrigir problemas causados por química e agentes externos, como a poluição, e garantir que a cutícula, o córtex e a medula funcionem corretamente.

Cutícula: camada mais externa que deixa os fios hidratados

Quem nunca ouviu que determinado produto precisa fechar as escamas para ter efeito maior, ou que o jato de ar quente abre as cutículas e é importante o ar frio para fechá-las? A cutícula é a camada mais externa, responsável por regular a entrada e saída de água da fibra. É nela, por exemplo, que a coloração fica depositada.

Ela é composta de seis a oito camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à água, que age como um hidratante natural. A maioria dos danos capilares acontece nessa área dos fios, que graças a danos externos, rompem a proteção da cutícula e causam queda, porosidade e ressecamento.

Córtex: responsável pela forma, cor e resistência

O córtex é a região mais importante do fio e é responsável por definir a forma, a cor, a resistência, a elasticidade, a quantidade natural de umidade dos fios e a força. "É nesta área que as proteínas se agrupam paralelamente dando resistência ao fio", ensinou a dermatologista Sara Bragança em entrevista ao site "Bolsa de mulher".

Essas proteínas se agrupam em hastes formadas de queratina, importante para evitar quedas e ponta dupla, e melanina, que dá cor aos fios. No córtex também é definida a textura do cabelo, se será liso ou cacheado, o que depende também de ligações químicas como a das pontes de dissulfeto, responsáveis pelo formato dos fios além de unir as proteínas encontradas no eixo do cabelo.

Quanto maior o número de ligações, mais crespos os cabelos ficam e mais difícil para a oleosidade natural do couro cabeludo chegar às pontas, precisando de produtos para suprir essa função . Como o córtex é uma camada mais interna que a cutícula, os danos dessa área costumam ser mais graves deixando os cabelos mais frágeis e em alguns casos, só a tesoura é a solução.

Medula: presente em apenas alguns tipos de cabelos

O cabelo ainda é constituído pela medula em camada mais interna. "Embora possa estar ausente em alguns pacientes, sua função é direcionar o novo fio de cabelo e auxiliar na termorregulação. O canal medular pode estar vazio ou preenchido por queratina" explicou Sara Bragança.

A medula é a única parte da fibra capilar que está em contato com o bulbo e só é encontrada nos fios mais grossos ou nos brancos. Ela é responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas; o que permite que as células que são criadas no bulbo e fazem com que os cabelos cresçam , sejam levadas até as extremidades.

vídeos Recomendados
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)
  1. Transição capilar: antes e depois de 10 meninas que passaram pelo processo para voltar aos cabelos crespos ou cacheados
    Transição capilar: antes e depois de 10 meninas...
  2. Óleo de coco nos cabelos: saiba como fazer pré-poo com a substância e entenda a importância desse passo para cabelos ressecados!
    Óleo de coco nos cabelos: saiba como fazer...
  3. 6 tipos de corte em degradê para cabelo masculino: confira as inspirações e saiba como usar o 'fade hair'
    6 tipos de corte em degradê para cabelo...
  4. Cabelo com cor chocolate: descubra os diferentes tons da coloração e veja 18 fotos do Instagram para se inspirar
    Cabelo com cor chocolate: descubra os...
  5. 7 dicas úteis para fazer fitagem nos cabelos cacheados e crespos
    7 dicas úteis para fazer fitagem nos cabelos...
    7 dicas úteis para fazer fitagem nos cabelos cacheados e crespos

    A fitagem é a técnica favorita de muitas...

    Leia mais
  6. 5 arrependimentos que todas já tivemos com o cabelo: de cortar a franja em casa a errar no babyliss
    5 arrependimentos que todas já tivemos com o...

Ver mais

Temas relacionados
Pele linda:

Veja os melhores alimentos para evitar a oleosidade do rosto

últimas matérias

Ver mais