Beleza Extraordinária

Dica do Proença: entenda a diferença entre cabelos finos e enfraquecidos e saiba quando eles precisam de tratamento

  • Entenda as diferenças entre cabelos finos e enfraquecidos e saiba como tratá-los
Tela cheia
Previous Next
Entenda as diferenças entre cabelos finos e enfraquecidos e saiba como tratá-los

A espessura fina dos cabelos muitas vezes é confundida com a força e a saúde do fio. Mas na prática, eles estão bem longe de ser sinônimos e merecem atenções bem diferentes para permanecerem lindas e saudáveis. Para não errar na hora de escolher os produtos indicados para cada tipo de cabelo, o beauty expert de L'Oréal Paris Marcos Proença explicou as diferenças entre os fios finos e enfraquecidos.

Entenda a diferença entre fios finos e fracos

Nem sempre um cabelo de espessura fina está necessariamente enfraquecido. O que vai determinar a saúde e a força dos fios não será a textura, e sim as agressões que ele pode sofrer no decorrer do tempo. "Cabelos finos são um tipo de cabelo e enfraquecidos são o resultado de agressões externas como químicas, uso excessivo de secadores e chapinha ou de mudanças hormonais e relacionadas à alimentação, por exemplo", explicou o beauty expert Marcos Proença.

Saiba como fortalecer os cabelos finos

O cabelo com espessura mais fina, apesar de poder ser saudáveis, costuma ser mais delicado e romper com mais facilidade. Por isso, para que ele cresce resistente, é fundamental fortalecê-lo com a ajuda de produtos que ajam reconstruindo a fibra capilar, potencializando a força e encorpando os cabelos. Máscaras enriquecidas com arginina são uma ótima opção para manter os fios finos sempre resistentes e saudáveis.

Cabelos enfraquecidos precisam de cuidados ainda mais especiais

Já os cabelos enfraquecidos precisam de uma atenção especial para recuperarem os nutrientes necessários para se manterem resistentes e saudáveis. De acordo com o cabeleireiro Marcos Proença, o primeiro passo é descobrir o que está causando o enfraquecimento dos fios. "Se a pessoa sente uma mudança no fio, ela deve conversar com o cabeleireiro e verificar se há algo externo que pode estar afetando", explicou. Neste caso, é importante investir em produtos que reponham os nutrientes essenciais dos cabelos, encorpando-o e adicionando mais força.

No entanto, outros distúrbios do organismo também podem ser os causadores do enfraquecimento das madeixas. "A segunda etapa é avaliar se é preciso procurar um médico. Existem, por exemplo, dermatologistas especializados em cabelo e unhas. Mas, inicialmente, um clinico geral ou endocrinologista podem ser os primeiros a serem consultados. Eles podem avaliar os exames básicos e verificar a carência de vitaminas, ou mudanças hormonais - duas grandes causas de afinamento e enfraquecimento de fios", afirmou o beauty artist Marcos Proença.

vídeos Recomendados
Aprenda como aplicar o creme para pentear
  1. Como conseguir o loiro platinado perfeito: guia completo para conseguir reflexos acinzentados
    Como conseguir o loiro platinado perfeito: guia...
  2. Cores de cabelo tendência para 2016: do loiro platinado ao castanho, Marcos Proença aponta as principais apostas de coloração para o ano. Veja + de 60 fotos
    Cores de cabelo tendência para 2016: do loiro...
  3. Mais de fotos de 55 cortes de cabelo que serão tendência em 2016: curtos, médios, longos, repicados, Marcos Proença revela suas previsões para fios
    Mais de fotos de 55 cortes de cabelo que serão...
  4. 5 dicas para um cabelo loiro perfeito: Marcos Proença ensina truques de coloração e cuidados
    5 dicas para um cabelo loiro perfeito: Marcos...
  5. Dica do Proença: quem fez alisamento deve usar produtos para cabelos lisos ou cacheados?
    Dica do Proença: quem fez alisamento deve usar...
  6. Afinamento capilar: Marcos Proença explica o que pode estar deixando o fio mais fino e como combater o problema
    Afinamento capilar: Marcos Proença explica o...

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais