Beleza Extraordinária

Descamação do couro cabeludo: saiba como evitar e controlar o aparecimento da caspa

  • Problema comum entre as mulheres, a caspa é influenciada por fatores genéticos e alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro cabeludo
Tela cheia
Previous Next
Problema comum entre as mulheres, a caspa é influenciada por fatores genéticos e alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro cabeludo

As mulheres estão sempre em busca de cabelos saudáveis, bonitos e sedosos, por isso a caspa pode aparecer como uma das maiores vilãs da beleza feminina, causando irritações e coceiras no couro cabeludo. Problema comum entre as mulheres, a caspa é influenciada por fatores genéticos e alterações hormonais que aumentam a oleosidade, causando um processo de descamação da pele do couro cabeludo. "A caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, onde surgem entre os fios de cabelo pequenas escamas brancas, sem a presença de inflamação do couro cabeludo. É considerada a variedade mais comum e mais branda de dermatite seborréica", explicou a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle.

Cuidado com o couro cabeludo é indispensável para controle da caspa

A descamação do couro cabeludo pode ser influenciada por acúmulo de óleos naturais e células mortas, por isso para garantir cabelos bonitos e saudáveis é indispensável manter uma atenção extra com a raiz dos fios. "A maior causa da caspa é o excesso de oleosidade, que pode estar relacionado a alterações hormonais, tendência genética, alimentação, má higiene, estresse e banhos muito quentes", explicou a especialista. Por isso, o primeiro passo é investir no combate a oleosidade excessiva da área, apostanto em alguns cuidados extras com o couro cabeludo.

Realizar esfoliações capilares em um intervalo de 15 dias pode ajudar a eliminar as células mortas e auxiliar no combate à oleosidade. Massagear o couro cabeludo também ocupa uma função importante no processo contra a caspa, pois estimula a circulação sanguínea e aumenta o nível de oxigenação, auxiliando assim no transporte de nutrientes para esta área. Assim como ocorre com a pele do rosto ou do corpo, o couro cabeludo pode ficar seco devido a ações de agentes externos - até mesmo em pessoas com histórico de oleosidade na região -, como exposição solar ou poluição. O ressecamento pode acabar causando a descamação da área, por isso é importante investir em óleos hidratantes que vão ajudar a manter o couro cabeludo saudável.

Shampoo específico ajuda a evitar a descamação do couro cabeludo

Além do estresse, das variações de temperatura e de uma alimentação rica em gorduras ou carboidratos refinados, a descamação do couro cabeludo pode ser estimulada por uma higienização inadequada dos fios. Diferente do que muitas mulheres ainda acreditam, aquelas que sofrem com a descamação do couro cabeludo podem lavar os cabelos todos os dias, ajudando a controlar a produção de óleo na área. O uso de shampoo específico para o controle da caspa também é indispensável."Quem tem tendência a caspa, dificilmente fica curado. Então, o importante é fazer sempre a manutenção do tratamento. Deve-se usar, pelo ao menos uma vez por semana, um shampoo anticaspa. Se o problema persistir ou se agravar, não deixe de procurar um dermatologista", explicou Jomara.

Além de lavar os fios, é importante cuidar para que o produto seja depositado no couro cabeludo. As mulheres com muitos cabelos e fios grossos podem repartir as madeixas em mechas e aplicar o shampoo com a ponta dos dedos na raiz dos fios, massageando em movimentos circulares. Além dos cuidados com o shampoo adequado, outros hábitos da rotina diária também pode influenciar no aparecimento das caspas. "É importante não passar condicionador ou cremes sem enxágue na raiz do cabelo, evitar lavar a cabeça com água muito quente, dando preferência sempre para a água morna pra fria", alertou a dermatologista Jomara Estefaneli.

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. 10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos
    10 coisas que você precisa começar a fazer...
    10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos

    Depois dos 35 anos, a rotina de beleza precisa ser...

    Leia mais
  2. 6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser usado para fazer umectação? Aumenta a oleosidade? Descubra!
    6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser...
  3. SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de...
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios

    Seu cabelo está ressecado, quebradiço,...

    Leia mais
  4. Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!
    Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento...
  5. 8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais de corte, gifs de penteados, aplicativos para experimentar coloração... Confira!
    8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais...
  6. Como fazer cauterização no cabelo: passo a passo do tratamento para reconstruir e fortalecer os fios
    Como fazer cauterização no cabelo: passo a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais