Beleza Extraordinária

De quanto em quanto tempo devo cortar o cabelo? Saiba o momento ideal para aparar as pontas de acordo com seu tipo de fio

  • Cabelos cacheados também exigem cuidados especiais na hora de aparar as pontinhas (Foto: Instagram @sarahangius)
  • A manutenção de cada cabelo deve ser feita em um período de tempo específico. Quer saber qual é o mais indicado para o seu caso? Confira na matéria! (Foto: Pixelformula)
  • Cabelos bem hidratados podem ter a frequência de corte mais espaçada. Se as pontinhas estão saudáveis, não é preciso ter medo! (Foto: Instagram @rosibel.hair)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos cacheados também exigem cuidados especiais na hora de aparar as pontinhas (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Cabelos cacheados também exigem cuidados especiais na hora de aparar as pontinhas (Foto: Instagram @sarahangius)
  • A manutenção de cada cabelo deve ser feita em um período de tempo específico. Quer saber qual é o mais indicado para o seu caso? Confira na matéria! (Foto: Pixelformula)
  • Cabelos bem hidratados podem ter a frequência de corte mais espaçada. Se as pontinhas estão saudáveis, não é preciso ter medo! (Foto: Instagram @rosibel.hair)

Toda mulher já ouviu que o segredo para fortalecer os cabelos está no hábito de aparar as pontas de tempos em tempos - em geral, o conselho sugere que seja a cada dois meses. Na teoria, essa única dica se encaixaria para todas as mulheres que desejam deixar os fios sempre bonitos e saudáveis, mas, na prática, a regra pode ter algumas exceções. A verdade é que a textura e o corte adotado influenciam e muito na frequência exata em que se deve voltar ao salão para cortar as madeixas. Confira as opiniões de cabeleireiros de celebridades como Kate Beckingsale, Selena Gomez e Lupita Nyong'o e saiba como as suas características capilares influenciam em qual é o momento certo para renovar o visual.

1. Cabelos saudáveis médios e longos podem ser cortados algumas vezes ao ano

Se você tem o costume de investir em tratamentos para deixar os fios longos sempre hidratados, é bem provável que as pontas não estejam tão comprometidas depois de completar os dois meses desde o último corte. Além disso, ainda que as madeixas cresçam, os cortes em cabelos médios ou longos tendem a se manter por mais tempo. Nesses casos, dependendo da preferência de cada uma, o intervalo de 60 dias pode ser tranquilamente adiado.

Quando ir ao salão: Tanya Abriol, hairstylist de Kate Hudson e Gwyneth Paltrow, afirmou ao site Byrdie que se o desejo é manter o tamanho e apenas limpar as pontinhas, quatro vezes por ano é o indicado.

2. Cortes curtos precisam de maior manutenção 

A manutenção de looks mais curtinhos como os pixies, por exemplo, pedem uma atenção especial. Isso acontece porque os fios nunca param de crescer - em uma velocidade aproximada de um milímetro a cada dia. Esse crescimento, ainda que pareça pouco, costuma ficar mais aparente em cortes de estilo mais estruturados, por isso, a manutenção para garantir o visual sempre perfeito precisa ser realizada com mais frequência.

Quando ir ao salão: Richard Collins, que já trabalhou com Selena Gomez, Ashley Tisdale e outras, aconselha a cortar o cabelo de três a sete semanas, dependendo do estilo - se mais reto ou mais desfiado. 

3. Cabelos cacheados e crespos podem ficar um pouco mais sem cortar

Nos cabelos cacheados e crespos, o corte tem papel muito importante. É ele que consegue a definição, o volume e o balanço ideal que esses fios necessitam para ficarem ainda mais bonitos. No entanto, é bem comum que mulheres encaracoladas reclamem sobre a demora em notar o crescimento das mechas. Assim, para conseguir ver alguns resultados no comprimento, é possível estender um pouco mais o prazo sem comprometer tanto a saúde capilar - mas sempre lembrando de manter os cabelos hidratados.

Quando ir ao salão: Vernon François, hairstylist de Lupita Nyong'o e outras celebridades, declarou à mesma fonte que o ideal é não deixar passar mais de 12 semanas para cortar os fios.

4. Cabelos danificados devem ser aparados com frequência

Fios muito prejudicados por tratamentos químicos ou naturalmente mais finos podem exigir um acompanhamento mais de perto para que se mantenham saudáveis e menos quebradiços. Como parte do tratamento para cabelos mais danificados, renovar as pontas com um bom corte acaba se tornando fundamental. De todo jeito, se você achar melhor, é possível espaçar um pouco mais as visitas ao cabeleireiro e, ainda assim, garantir um aspecto natural e bonito.

Quando ir ao salão: O cabeleireiro das celebridades Creighton Bowman defende que, nestes casos, o ideal é cortar os fios, em média, a cada oito semanas.

Quero esse Look!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Óleo capilar, creme de pentear ou termoprotetor: descubra o melhor finalizador para cada tipo de penteado
    Óleo capilar, creme de pentear ou...
  2. Franja cacheada, lisa, seca ou oleosa: saiba como arrumar de acordo com a textura e tipo cabelo
    Franja cacheada, lisa, seca ou oleosa: saiba...
  3. 10 perfis de penteados para seguir no Instagram: veja as melhores inspirações de tranças, coques, rabos de cavalo e muito mais
    10 perfis de penteados para seguir no...
  4. Cabelos ressecados: confira dicas de cuidados + produtos para eliminar as pontas secas e hidratar os fios!
    Cabelos ressecados: confira dicas de cuidados +...
  5. Banho de brilho no cabelo preto: entenda como fazer o tratamento com tonalizante para valorizar os fios escuros!
    Banho de brilho no cabelo preto: entenda como...
  6. Beleza Extraordinária também no Instagram! Saiba tudo sobre o novo perfil queridinho do mundo da beleza
    Beleza Extraordinária também no Instagram!...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais