Beleza Extraordinária

Cronograma capilar para cabelos muito danificados: saiba como montar a rotina de hidratação, nutrição e reconstrução e que máscara usar em cada etapa!

  • Saiba como organizar o cronograma capilar para cabelos danificados!  (Foto: Shutterstock)
  • A hidratação deve ser o primeiro tratamento do cronograma capilar  (Foto: Shutterstock)
  • A nutrição devolve a oleosidade natural do cabelo e ajuda a selar a hidratação (Foto: Shutterstock)
  • A reconstrução capilar deve ser feita de 15 em 15 dias nos cabelos muito danificados - ou semanalmente, se a elasticidade também for um dos problemas (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como organizar o cronograma capilar para cabelos danificados!  (Foto: Shutterstock)
  • Saiba como organizar o cronograma capilar para cabelos danificados!  (Foto: Shutterstock)
  • A hidratação deve ser o primeiro tratamento do cronograma capilar  (Foto: Shutterstock)
  • A nutrição devolve a oleosidade natural do cabelo e ajuda a selar a hidratação (Foto: Shutterstock)
  • A reconstrução capilar deve ser feita de 15 em 15 dias nos cabelos muito danificados - ou semanalmente, se a elasticidade também for um dos problemas (Foto: Pixelformula)

O cronograma capilar é o tratamento ideal para recuperar cabelos muito danificados, seja pelo uso constante de chapinha e secador, pelas químicas ou a descoloração. Organizando uma rotina de cuidados com hidratação, nutrição e reconstrução, ele devolve todos os nutrientes que os fios necessitam para ficarem bonitos, fortes e saudáveis novamente. No entanto, para que realmente garanta um bom resultado, é muito importante usar a máscara certa em cada uma dessas três etapas - que devem ser distribuídas ao longo das quatro semanas de acordo com o estado do fio. Saiba mais detalhes e descubra em que cremes de L'Oréal Paris você pode apostar para montar seu calendário!

Como organizar o seu cronograma capilar: 

  • Quer fazer um cronograma capilar para tratar o cabelo muito danificado? Confira as máscaras indicadas para cada etapa! (Foto: Beleza Extraordinária)
Tela cheia
Previous Next
Quer fazer um cronograma capilar para tratar o cabelo muito danificado? Confira as máscaras indicadas para cada etapa! (Foto: Beleza Extraordinária)

O cronograma capilar é a solução ideal para recuperar os cabelos danificados e manter os cuidados de todos os tipos de fio em dia - mesmo que eles estejam saudáveis e não tenham passado por nenhum procedimento químico. Combinando hidratação, nutrição e reconstrução por três dias na semana durante o período de um mês, ele entrega todos os nutrientes que as madeixas precisam para ficarem fortes, macias, com brilho e livres dos danos do dia a dia.

Na hora de organizar o calendário do seu cronograma, não é obrigatório se guiar por uma tabela e você pode montar sua própria rotina de acordo com as necessidades do seu fio - sem esquecer que a hidratação deve ser o primeiro tratamento e que a reconstrução precisa ser feita de 15 em 15 dias - ou semanalmente, se a elasticidade também for um problema.

No entanto, para te ajudar a organizar todos esses cuidados sem erros, a dica é começar a se guiar por um calendário fixo com a rotina ideal para cabelos muito danificados. Veja a tabela acima com as máscaras indicadas para cada etapa e comece já seu cronograma!

Hidratação é o tratamento mais frequente do cronograma capilar

Não é exagero quando falam que hidratação sempre é bem-vinda! Aplicada de forma rápida - no próprio banho - ou de maneira mais detalhada, ela é indispensável para que qualquer tipo de cabelo fique mais brilhoso, macio e com movimento - já que repõe toda a água que os fios acabam perdendo por conta das agressões diárias. 

Por ser o ponto de partida para qualquer tipo de tratamento, na hora de montar o cronograma capilar de um cabelo muito danificado, ela deve ser a primeira e, também, aparecer com mais frequência que as demais etapas. 

Em que máscara apostar? 

Como o nome indica, as máscaras precisam contar com componentes bem hidratantes para devolver toda a água que a fibra capilar precisa. O creme de tratamento Spa Elseve Hydra Detox, por exemplo, é uma ótima opção para essa fase por contar com glicerina e alga azul em sua composição. Além disso, por ter uma fórmula bem leve, também tem a vantagem de não pesar nos fios oleosos e de poder ser aplicada a partir de dois dedos da raiz até as pontas. 

Nutrição devolve a oleosidade natural do cabelo 

Depois da hidratação, a etapa de nutrição deve entrar em cena para selar a hidratação e devolver os lipídios do cabelo - ou seja, sua gordura. Contando com a ação de óleos e manteigas, ela devolve a oleosidade natural e impede que o cabelo fique com aspecto seco, opaco e sem brilho, além de também ajudar a controlar todo o frizz. 

Nos cabelos muito danificados que estão sofrendo com ressecamento excessivo, além do uso de máscaras nutritivas, também vale recorrer à umectação capilar em alguns dias que essa etapa aparecer no cronograma - técnica usada há muitos anos pelas indianas, que consiste em aplicar apenas óleo do couro cabeludo às pontas. 

Em que máscara apostar?

Como o objetivo do tratamento é reter a água dos fios com sua barreira lipídica e devolver a oleosidade natural do cabelo, uma boa opção para um tratamento mais intenso com a máscara é escolher as que contam com uma fórmula rica em óleos, como a Elseve Óleo Extraordinário Nutrição Intensa. Contando com uma combinação de micro-óleos de flores preciosas, o produto recupera, nutre e devolve a vitalidade dos cabelos muito secos sem pesar. 

Reconstrução deve ser feita de 15 em 15 dias nos cabelos muito danificados

Quando um cabelo está muito danificado - seja por conta de procedimentos químicos ou agressões externas do dia a dia -, a reconstrução capilar é o tratamento mais importante! Por contar com componentes que repõem as proteínas, reconstroem e fortalecem a fibra capilar, é ela a responsável por entregar resultados mais imediatos para que os fios fiquem saudáveis novamente.

No entanto, como o cabelo fica mais rígido e pesado com essa reposição protéica, é preciso ter um certo controle na hora de aplicar cremes reconstrutores para que não haja nenhum efeito rebote. Nos fios saudáveis, por exemplo, uma reconstrução mensal já é suficiente; mas, para tratar os muito danificados, o ideal é aumentar essa frequência para 15 em 15 dias. O cuidado semanal só é indicado para os casos de madeixas muito elásticas, que precisam recuperar toda a massa capilar que perderam. 

Em que máscara apostar? 

Na hora de escolher o creme de tratamento, a dica é apostar nas máscaras que contem com proteínas - como a ceramida - e que prometam reparação da fibra capilar e fortalecimento do cabelo. Uma boa opção entre os produtos de L'Oréal Paris é a Elseve Reparação Total 5 Extra Profundo

Inspire-se!
vídeos Recomendados
  1. Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de apostar no método que mistura líquido, óleo e creme
    Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de...
  2. Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como fazer a técnica que tira o frizz e as pontas duplas
    Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como...
  3. Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais
    Como tirar química de relaxamento do cabelo?...
    Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais

    Quem decide parar de fazer relaxamento e ter o volume...

    Leia mais
  4. Teste: responda as perguntas e descubra qual a melhor linha de shampoo, condicionador e creme de tratamento para o seu cabelo!
    Teste: responda as perguntas e descubra qual a...
  5. Como arrumar a franja cacheada? Veja o passo a passo da fitagem nos cabelos mais curtos
    Como arrumar a franja cacheada? Veja o passo a...
  6. Cuidados com o cabelo na natação: 7 dicas para fazer antes, durante e depois da piscina
    Cuidados com o cabelo na natação: 7 dicas para...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos