Beleza Extraordinária

Creme, spray ou gel: saiba como escolher seu filtro solar

  • Na busca por um filtro solar ideal, existem alguns fatores além do preço, como a fixação, fator de proteção e qualidade a serem considerados
Tela cheia
Previous Next
Na busca por um filtro solar ideal, existem alguns fatores além do preço, como a fixação, fator de proteção e qualidade a serem considerados
  • Na busca por um filtro solar ideal, existem alguns fatores além do preço, como a fixação, fator de proteção e qualidade a serem considerados
  • Como escolher o protetor solar por Rayza Nicácio

Na busca por um filtro solar ideal, existem alguns fatores além do preço, como a fixação, fator de proteção e qualidade a serem levados em conta. Para aumentar a dúvida, atualmente diversos produtos no mercado apresentam composições distintas como as versões em loção, creme, gel e spray. Sem abrir mão do Fator de Proteção Solar necessário, já é possível escolher a fórmula que mais se adapta à pele seca, oleosa e afins.

O filtro solar deve ser aplicado a cada duas horas

O filtro solar é importante para prevenção do envelhecimento e para a proteção da radiação dos raios UVA, UVB. O produto, que é muito associado à praia e verão, deve ser usado no dia a dia e aplicado a cada duas horas na pele como explica a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carolina Marçon: "para evitar que o produto seja eliminado pelo suor, exposição a água e outros agentes externos, é importante que seja reaplicado a cada duas horas". Na praia o cuidado deve ser maior, e o produto deve ser reutilizado a cada ida ao mar ou ao chuveiro.

Para a dermatologista, o importante na hora de escolher o filtro, é o fator de proteção solar, o FPS: "no mercado, atualmente, existem diversos tipos de filtros, e todos têm o mesmo princípio, com diferenças na cosmética, de formulação. Eles funcionam do mesmo jeito, formando uma barreira química contra danos solares. O que é preciso observar atentamente é o FPS".

O que é o Fator de Proteção Solar (FPS)?

O FSP indica o grau de proteção de raios UVB e explica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa muito branca que costuma ficar vermelha depois de 15 minutos no sol do meio dia, ao passar protetor solar de fator 30, começará a queimar após meia hora.

Hoje, são encontradas versões em gel, spray e creme que têm o mesmo princípio ativo, mas podem ter vantagens dependendo do tipo de pele. Os em creme são indicados para quem tem pele ressecada porque ajuda a hidratar ao mesmo tempo em que protege. O gel é ideal para as peles oleosas porque não deixam o aspecto pegajoso nem a superfície cutânea gordurosa. A opção spray serve para economizar tempo de aplicação, muito mais prática que loções e texturas de gel.

Produtos com protetor ajudam no cuidado da pele

Com a chegada de produtos com fator de proteção solar, as mulheres ganharam mais um aliado no cuidado da pele. "Cosméticos com proteção do sol formam barreiras físicas com a ajuda dos pigmentos", explica a dermatologista, "esse efeito é interessante, porque ajuda a preservar a pele junto ao filtro solar, que provoca uma barreira química e que precisa continuar a ser usado". Esta é uma das características do BB Cream, que pode até substituir o filtro solar nas primeiras horas da manhã .

Assim como os cremes hidratantes, os protetores também são vendidos para algumas regiões específicas do corpo. A diferença entre esses produtos, como para o rosto e mãos, e os gerais, estão na consistência e em ativos cosméticos adicionais, como antiidades e hidratação, principalmente nas estações mais frias como o outono e o inverno .

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Como descobrir o subtom da pele? Confira 3 truques para saber se sua pele é quente ou fria
    Como descobrir o subtom da pele? Confira 3...
    Como descobrir o subtom da pele? Confira 3 truques para saber se sua pele é quente ou fria

    Você sabia que descobrir o tom da sua pele pode...

    Leia mais
  2. Teste: qual é o seu tipo de olheira? Descubra e saiba como cuidar de cada uma
    Teste: qual é o seu tipo de olheira? Descubra e...
    Teste: qual é o seu tipo de olheira? Descubra e saiba como cuidar de cada uma

    Olheiras são verdadeiros desconfortos para a...

    Leia mais
  3. Acne depois dos 20 anos: descubra as causas mais comuns para o aparecimento de cravos e espinhas na fase adulta!
    Acne depois dos 20 anos: descubra as causas...
  4. 10 dúvidas sobre espinhas respondidas! Saiba tudo sobre a acne e aprenda a lidar com o problema
    10 dúvidas sobre espinhas respondidas! Saiba...
  5. 5 coisas que você precisa pensar antes de mudar a cor ou o corte de cabelo
    5 coisas que você precisa pensar antes de mudar...
    5 coisas que você precisa pensar antes de mudar a cor ou o corte de cabelo

    Já reparou como tentar um novo corte de cabelo...

    Leia mais
  6. Argila verde para a pele: saiba como usar a substância para controlar a oleosidade do rosto
    Argila verde para a pele: saiba como usar a...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos

últimas matérias

Ver mais