Como fazer para substituir o doce na dieta: 6 opções de alimentos saudáveis para cuidar do corpo e da pele sem abrir mão da sobremesa

Seja por culpa dos hormônios durante a TPM ou apenas da paixão por doces, convenhamos: costuma ser bastante complicado driblar a vontade de comer uma sobremesa em vários momentos do dia - especialmente depois do almoço, certo? Mas, a boa notícia é que você pode, sim, substituir uma barra de chocolate por opções mais saudáveis e quase tão docinhas quanto! Tudo para não perder o foco nos cuidados com a saúde e fugir das rugas e aspecto flácido no rosto causadas por conta do consumo exagerado de alimentos açucarados. Que tal tentar? Veja algumas opções e aproveite!

Mas afinal de contas, por que açúcar faz mal para a pele?

Antes de tudo, e para motivar ainda mais a substituição dos doces por frutas e outros alimentos mais leves, é importante entender de que forma aquele docinho-nosso-de-cada-dia compromete não só os números na balança pelas calorias a mais, mas também o aspecto viçoso e saudável no rosto. É que ao ser ingerido em excesso, o açúcar começa a fazer com que as proteínas de elastina e colágeno se quebrem, acelerando o processo de formação das linhas de expressão e rugas, diminuindo, assim, a firmeza da pele. No fim das contas, é melhor controlar a quantidade, viu?

Saiba como matar a vontade de doce com alimentos saudáveis como frutas e iorgurte

Nada de torturas: se o seu corpo pede por algum alimento doce, é importante dar o que ele deseja! No entanto, uma dica é no lugar de calorias vazias, optar por lanches que tenham algum valor nutricional e sejam bem recebidos pelo organismo. Confira alguns exemplos:

1- Chocolate amargo ou 70%: quem foi que disse que seria preciso largar o chocolate de vez? Basta trocar a versão ao leite por aquelas barras com mais cacau, como as de 70% ou mais! O gosto é um pouco diferente, mais amargo do que o normal, mas, para quem é realmente chocólatra, não é problema! De quebra, vale lembrar que na medida certa os chocolates amargos fazem bem à saúde, uma vez que são ricos em flavonóides e antioxidantes.

2- Frutas secas: frutas são em geral mais sensíveis e difíceis de carregar na bolsa, mas as frutas secas são opções tão saborosas quanto e, de quebra, bem mais práticas. Elas podem ser guardadas em saquinhos e, assim, estarem sempre com você quando a vontade por doce apertar. Nada melhor, né? Para ter uma sensação de saciedade ainda maior, experimente juntá-las à um punhado de oleaginosas como castanhas e amêndoas.

3- Cereais integrais: os cereais cheios de açúcar são os mais famosos, mas se você procurar com atenção vai encontrar opções bem mais lights e integrais no mercado, perfeitas para serem inseridas nos lanches do dia, seja com leite, frutas ou até mesmo sem nada. Escolha o seu jeito preferido de consumir e aproveite!

4- Iogurte com frutas: o iogurte é um ótimo aliado do corpo justamente por ser cheio de probiótico e proteínas, por que não aproveitá-lo no cardápio diário? Para deixá-lo ainda mais docinho, vale misturar algumas frutas tanto batidas com a bebida quanto em pedacinhos!

5- Sorvete caseiro: sorvete e verão tem tudo a ver, portanto, que tal tentar uma receitinha mais saudável? Experimente fazer uma versão caseira usando a fruta de sua preferência e um pouco de inhame no lugar da gordura hidrogenada e melado no lugar do açúcar: o resultado é incrível!

6- Uvas congeladas: ainda na onda das sobremesas perfeitas para o verão, vale a dica de congelar as frutas de sua preferência e consumi-las ainda mais fresquinhas e saborosas! A uva, por exemplo, é uma ótima pedida por ser menor do que as outras e mais adocicada também. Aproveite!

 

Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-para-substituir-o-doce-na-dieta-6-opcoes-de-alimentos-saudaveis-para-cuidar-do-corpo-e-da-pele-sem-abrir-mao-da-sobremesa" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/como-fazer-para-substituir-o-doce-na-dieta-6-opcoes-de-alimentos-saudaveis-para-cuidar-do-corpo-e-da-pele-sem-abrir-mao-da-sobremesa", "name": "como-fazer-para-substituir-o-doce-na-dieta-6-opcoes-de-alimentos-saudaveis-para-cuidar-do-corpo-e-da-pele-sem-abrir-mao-da-sobremesa" } } ] }