Beleza Extraordinária

Cicatriz alta: descubra o que causa e saiba qual o melhor tratamento para cicatrizes com queloide

  • Descubra como evitar a queloide nas cicatrizes e saiba em quais tratamentos apostar (Foto: Pixelformula)
  • Os cremes hidratantes corporais e faciais podem ajudam a amenizar a textura da queloide na cicatriz (Foto: Shutterstock)
  • Os cremes rejuvenescedores com ativos como LHA e Niacinamida conseguem regenerar a pele e tirar a vermelhidão da queloide (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Descubra como evitar a queloide nas cicatrizes e saiba em quais tratamentos apostar (Foto: Pixelformula)
  • Descubra como evitar a queloide nas cicatrizes e saiba em quais tratamentos apostar (Foto: Pixelformula)
  • Os cremes hidratantes corporais e faciais podem ajudam a amenizar a textura da queloide na cicatriz (Foto: Shutterstock)
  • Os cremes rejuvenescedores com ativos como LHA e Niacinamida conseguem regenerar a pele e tirar a vermelhidão da queloide (Foto: Pixelformula)

Certamente, você já ouviu falar em queloides: elas são uma espécie de cicatriz em alto relevo, que podem aparecer quando o processo de cicatrização da pele não é bem feito. Isso acontece, geralmente, ao colocar um piercing, fazer uma cirurgia ou até mesmo espremer uma espinha ou um cravo. A partir daí, a textura da cicatriz fica mais espessa, vermelha e pode apresentar coceira ou dores. E para prevenir e tratar as queloides, é preciso saber exatamente como elas se formam, para então, escolher o melhor tratamento para a pele. Confira as dicas.

Queloide costuma se formar pela baixa quantidade de colágeno

Antes de apostar nos tratamentos, é preciso entender o que faz a queloide se formar e porque a pele não consegue voltar a ficar lisa como antes. Isso acontece devido a falta de colágeno, que é a substância que "segura" a pele, ou seja, que dá a firmeza e a sustentação, ajudando nos processos de cicatrização. A queloide também pode surgir quando a área não é cuidada adequadamente enquanto cicatrizar ou devido a genética, quando a pessoa tem uma certa predisposição à esse tipo de cicatriz na pele. 

Cremes e óleos hidratantes ajudam a melhorar a textura da pele com cicatriz

A questão da queloide é apenas estética: ela não é contagiosa e não causa problemas mais sérios, ou seja, costuma ser mais um problema estético. Se você está com alguma lesão na pele que está prestes a terminar de cicatrizar, a dica é apostar sempre nos cremes e óleos hidratantes corporais ou faciais - dependendo da área do corpo - e aplicar o produto pela manhã e antes de dormir. Ele consegue deixar a pele mais macia e menos ressecada, evitando as queloides por entregar a hidratação que a pele precisa para se renovar aos poucos.

Creme anti-idade ajudam a clarear e alisar a pele

Se a cicatriz é no rosto, os cremes com ativos rejuvenescedores como LHA e Niacinamida conseguem amenizar um pouco o aspecto da queloide. O LHA é um derivado do ácido salicílico, e consegue fazer uma regeneração da pele, deixando-a mais lisa e com os relevos das cicatrizes altas bem mais suavizados totalmente suavizados. No geral, ele pode ser usado em qualquer tipo de pele, mas a dica é sempre conferir com um dermatologista antes, já que ácidos podem ser sensíveis em alguns tipos de pele. 

Já a Niacinamida consegue equilibrar a transferência de melanina para a parte superior da pele. A substância está liberada em todos os tipos de pele porque ela derivada da vitamina B3, que já é um componente natural do organismo. Esses cremes vão bloquear as chances de um aspecto avermelhado ou amarronzado da cicatriz na pele, e conseguem suavizar a aparência das cicatrizes que já estão com queloides. 

Protetor solar na cicatriz é produto indispensável para prevenção da queloide

Você sabia que os raios solares causam envelhecimento da pele por conseguir quebrar as fibras de colágeno? Ou seja, com pouco colágeno, as chances de queloides aumentam. A dica é sempre aplicar um protetor solar - facial ou corporal, dependendo da área da cicatriz - para proteger a lesão de manchas e do surgimento de uma pele mais grossa na área da cicatriz. A dica é usar o produto sempre que se expor ao sol até o final da cicatrização e depois, para prevenir o fotoenvelhecimento. 

Redação: Beatriz Doblas

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Sophia Abrahão conta os seus cuidados com a pele do rosto de manhã e à noite: confira a rotina de beleza da atriz
    Sophia Abrahão conta os seus cuidados com a...
  2. Exposição solar segura: 6 dicas para aproveitar o sol e manter a saúde da pele do rosto e do corpo
    Exposição solar segura: 6 dicas para aproveitar...
  3. Truques caseiros para lidar com poros dilatados, cravos, espinha e oleosidade da pele: do gelo à máscara facial
    Truques caseiros para lidar com poros...
  4. Bem-estar no dia a dia: 5 dicas para melhorar a saúde da mente, do corpo e da pele
    Bem-estar no dia a dia: 5 dicas para melhorar a...
    Bem-estar no dia a dia: 5 dicas para melhorar a saúde da mente, do corpo e da pele

    A gente sabe que o dia a dia pode ser cansativo e...

    Leia mais
  5. Creme para tirar manchas do rosto: saiba como resolver ou atenuar problemas de pele como melasma e marcas de acne
    Creme para tirar manchas do rosto: saiba como...
  6. 5 mitos e verdades sobre acne solar: o sol ajuda a secar espinhas? Protetor solar aumenta oleosidade? Descubra!
    5 mitos e verdades sobre acne solar: o sol...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais