Beleza Extraordinária

Camomila clareia o cabelo? Descubra o real efeito da substância nos fios loiros e castanhos

  • A camomila não é capaz de clarear os fios, ele apenas ilumina o tom natural de loiro
Tela cheia
Previous Next
A camomila não é capaz de clarear os fios, ele apenas ilumina o tom natural de loiro
Com o verão se aproximando no Brasil, muitas mulheres aproveitam a época de sol para buscar fios cada vez mais claros e iluminados, com a cara da estação. Aquelas que não querem apelar para descolorantes ou investir em transformações radicais podem querer seguir dicas antigas para conquistar as desejadas madeixas douradas. A camomila é uma das substâncias mais usadas como método natural de clareamento, porém, sozinha, ela não é capaz de deixar loiros todos os tipos de fios. A camomila apenas ajuda a deixar o cabelo mais brilhoso.
Loiras conquistam tom mais iluminado
O método de clareamento com camomila só da certo para mulheres naturalmente loiras, que após um longo período de uso começam a perceber que os fios ganham uma luminosidade extra e clareiam alguns tons. O efeito, no entanto, não é imediato. É preciso repetir o procedimento algumas vezes até perceber os primeiros resultados. O truque, porém, não funciona para quem tem algum tipo de química no cabelo.

"O efeito de clareamento ocorre por que a camomila tem dois pigmentos: a apigenina, que por ser um pigmento amarelo natural, se depositaria sobre os cabelos, conferindo coloração amarelada. E o azuleno, que por ser de coloração violácea, neutralizaria a coloração amarela (característica de materiais oxidados, por exemplo) pelo efeito óptico de raios de cores complementares que se anulam produzindo o branco", explicou o mestre em fármaco e cosmetologia Rogério Kreidel.

Morenas não ficam loiras naturalmente
O extrato de camomila não é capaz de descolorir o cabelo, como a amônia e a água oxigenada. O que ele faz é simplesmente realçar o brilho do loiro natural. Por isso, as morenas que desejam conquistar um loiro dourado com aspecto de verão devem continuar apostando nas técnicas de descoloração. "A camomila tem pouco efeito sobre cabelos mais escuros (castanho escuro e preto)", afirmou Rogério Kreidel.
Sol potencializa o efeito da camomila nos cabelos
Aquelas que procuram fios mais claros e iluminados na estação mais quente do ano também não podem abrir mão do sol, tomando todos os cuidados necessários para que os fios permaneçam saudáveis e bonitos. Os raios solares são capazes de potencializar a ação da camomila nos cabelos, deixando-os ainda mais brilhosos e perfeitos para o verão. "A radiação UV (sol) aumenta a eficiência do clareamento, pois aumenta-se a oxidação dos pigmentos (naturais ou não) do cabelo", explicou o cosmetologista Rogério Kreidel.
Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos