Beleza Extraordinária

Cabelos longos e saudáveis: confira 6 dicas de como cuidar dos fios no dia a dia

  • Confira dicas práticas para cuidar dos cabelos longos no dia a dia
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas práticas para cuidar dos cabelos longos no dia a dia

Liso, ondulado ou cacheado, cabelos longos são a paixão das brasileiras. E para mantê-los sempre bonitos e saudáveis, é necessário alguns cuidados que vão além da clássica hidratação - que é uma das principais chaves para cabelos compridos. Alguns hábitos simples no dia a dia, como a maneira de lavar, pentear e finalizar, são essenciais para deixar os fios longos ainda mais perfeitos. Confira!

1 - Lave os cabelos longos da maneira correta

Lavar os cabelos compridos exige um cuidado extra! Na hora do shampoo, nada de esfregar o couro cabeludo ou enrolar o comprimento no topo da cabeça e esfregá-lo, já que isso pode machucar e causar danos ao crescimento dos fios. A dica é massagear todo o cabelo, incluindo comprimento e pontas. Portanto, evite o hábito de friccionar as pontinhas na hora de fazer espuma, já que isso pode criar pontas duplas e ressecamento. Na hora do condicionador, a regra é a mesma para todos os comprimentos de cabelo: evite a raiz e aplique do meio para as pontas. E por fim, aposte no jato de água gelada nos fios, já que além de fechar as cutículas, ela é capaz de dar brilho natural aos cabelos. 

2 - Aposte em máscaras ou ampolas de hidratação no banho

Quem tem cabelo longo sabe que o ressecamento é um dos principais vilões das madeixas, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não chega as pontinhas com facilidade. Apostar em máscaras de tratamento uma vez por semana ou a cada 15 dias - dependendo da necessidade dos fios - é fundamental para manter os fios hidratados, mas para quem está sem tempo de sobra, vale usar as ampolas capilares durante o banho. Elas cuidam e hidratam dos fios em poucos minutos, já que têm fórmula concentrada com substâncias específicas para cada tipo de cabelo. Para melhorar o resultado, a dica é dividir o cabelo em seções para garantir que todo o comprimento receba os produtos, mecha por mecha. 

3 - Penteie da maneira correta de acordo com o tipo de cabelo 

O modo e até mesmo o momento certo de pentear os cabelos é outro hábito que pode deixar os fios longos ainda mais bonitos. Para as donas de madeixas lisas e onduladas, a dica é pentear antes do banho para evitar a quebra do cabelo molhado, que fica mais sensível e flexível. Já quem tem fios cacheados pode desembaraçar durante o banho, depois de aplicar o condicionador: dessa forma, os cachinhos estarão mais macios e suaves, diminuindo as chances de criar nós. E para todos os tipos de cabelo, o jeito mais prático de pentear é das pontas em direção as raízes, o que vai diminuir os nós e amenizar o tempo.

4 - Escolha finalizadores específicos para o tipo de fio 

Além de pentear da maneira correta, ter um bom finalizador em mãos vai complementar a aparência dos cabelos longos, deixando os fios mais bonitos, brilhosos e sem frizz ao longo do dia. A dica é que para cada tipo de cabelo, existe um produto diferente: os óleos, por exemplo, servem para todos os tipos de fio e ajudam na hidratação, além de entregar brilho de forma natural e saudável. Há também o sérum, o reparador de ponta com silicone e o leave-in, que formam uma camada protetora nos fios contra danos externos, como vento e poluição. 

5 - Não abra mão do protetor térmico na hora do secador ou da chapinha

Por mais que texturizar os cabelos não seja um hábito frequente, toda mulher se rende ao efeito da chapinha, secador ou babyliss ao menos em ocasiões especiais. E para evitar o ressecamento e a quebra dos fios por causa da alta temperatura - principalmente das pontas que tendem a ser mais ressecadas - aplique sempre um protetor térmico em todo o comprimento para deixar a fibra capilar selada. Desta forma, também irá evitar a formação de frizz e aumentar a durabilidade da escova ou dos cachinhos formados pelo babyliss.

6 - Corte as pontinhas com certa frequência

Quem gosta de cabelos longos vive em um dilema: cortar ou não cortar? A verdade é que deixar de cortar os cabelos não vai fazer com que eles parem de crescer, já que quem determina o crescimento é o bulbo capilar. Por isso, de nada adianta fios compridos se as pontas estão ressecadas e quebradiças, e a dica é apará-las a cada 2 ou 3 meses - dependendo do tipo de cabelo - para que as madeixas ganhem mais movimento e uma aparência saudável por todo o comprimento. 

vídeos Recomendados
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)
  1. Medo de frizz nunca mais: saiba como usar os fios arrepiados nos cabelos cacheados e crespos a seu favor na finalização
    Medo de frizz nunca mais: saiba como usar os...
  2. Creme de hidratação: saiba o que precisa encontrar na fórmula para hidratar o cabelo e como achar o ideal para você
    Creme de hidratação: saiba o que precisa...
  3. Cabelo de Raissa Santana: saiba como é a rotina de lavagem, secagem e finalização dos cachos da Miss Brasil 2016
    Cabelo de Raissa Santana: saiba como é a rotina...
  4. Grávidas podem usar spray para cobrir raízes brancas? Descubra!
    Grávidas podem usar spray para cobrir raízes...
    Grávidas podem usar spray para cobrir raízes brancas? Descubra!

    Para as mulheres que estão acostumadas a...

    Leia mais
  5. 7 presentes de Natal que qualquer louca por cabelo vai amar: da nécessaire aos acessórios
    7 presentes de Natal que qualquer louca por...
  6. Loiro platinado masculino: veja como os homens podem investir na tendência de coloração!
    Loiro platinado masculino: veja como os homens...
    Loiro platinado masculino: veja como os homens podem investir na tendência de coloração!

    Para os homens que procuram uma mudança mais...

    Leia mais

Ver mais

Vídeos
"Esse Brilho é Meu" é a música tema da parceria entre a cantora Iza e Casting Creme Gloss de L'Oréal Paris. Confira mais na matéria! (Foto: Juliana Coutinho)

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele