Beleza Extraordinária

Cabelo danificado pelo sol: 4 dicas para cuidar e proteger os fios da ação dos raios ultravioleta

  • Confira dicas para criar uma proteção no cabelo contra a ação dos raios solares (Foto: Instagram @woahsoul)
  • Umectações e reconstruções ajudam a evitar os danos do sol no cabelo (Foto: Instagram @brittsully)
  • Aplicar produto com filtro solar é muito importante para proteger os fios - ainda mais se eles passaram por descoloração (Foto: Instagram @cassieamato)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas para criar uma proteção no cabelo contra a ação dos raios solares (Foto: Instagram @woahsoul)
  • Confira dicas para criar uma proteção no cabelo contra a ação dos raios solares (Foto: Instagram @woahsoul)
  • Umectações e reconstruções ajudam a evitar os danos do sol no cabelo (Foto: Instagram @brittsully)
  • Aplicar produto com filtro solar é muito importante para proteger os fios - ainda mais se eles passaram por descoloração (Foto: Instagram @cassieamato)

Engana-se quem pensa que só a pele é prejudicada pela exposição ao sol sem proteção. Além de acelerarem o aparecimento de marcas de expressão, os raios ultravioleta também podem danificar os cabelos - causando ressecamento, desgaste da queratina e até alterando a cor, principalmente dos fios que passaram por descoloração

Mas a boa notícia para quem quer continuar com as madeixas bonitas após os dias ensolarados é que dá para recorrer a truques para manter os fios protegidos e saudáveis  - e com o clima mais ameno do inverno, não tem momento melhor para começar os tratamentos, né? Confira a lista para saber o que fazer!

1 - Faça umectações para devolver a umidade natural do cabelo 

Quando o cabelo fica muito exposto ao sol, ele pode acabar ressecado e sem vida. Por isso, uma das dicas mais importantes para quem quer ficar livre do problema é investir bastante em umectações! 

Essa técnica, que é usada há anos entre as indianas, ajuda a eliminar as pontas secas e a devolver a oleosidade natural do cabelo com sua nutrição intensa - além de também garantir muito mais brilho e movimento. 

Para fazer o tratamento, é bem simples: aplique óleo por todo o cabelo, incluindo a raiz e o couro cabeludo, e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, através da técnica UCPE (umectar, condicionar, pausar e esperar), retire tudo e enxague com água fria para ajudar a selar as cutículas. 

2 - Aposte em máscaras de reconstrução 

Além de manter a nutrição do cabelo em dia, para ficar livre dos danos do sol, também é preciso investir em uma boa reconstrução. A frequência indicada é de ao menos uma vez ao mês ou até de 15 em 15 dias, se sentir que os seus fios estão precisando de uma atenção extra.   

Com a função de repor as proteínas que a fibra capilar acaba perdendo com as agressões diárias do dia a dia - incluindo a exposição solar -, as máscaras reconstrutoras ajudam a evitar quebra, uniformizar os fios e criar uma barreira protetora para impedir que o cabelo volte a ficar danificado por fatores externos. 

Para acertar na escolha da máscara, a dica é procurar as que contam com proteínas na fórmula - como queratina e ceramidas, por exemplo. 

3 - Use produtos com filtro solar na fórmula 

Assim como a pele, o cabelo também precisa de uma proteção contra a ação dos raios UVA e UVB. Então, quando for finalizar os fios nos dias de sol mais intenso, prefira os cremes de pentear que tenham filtro solar na fórmula.

Além de reduzir as chances da fibra capilar ficar desgastada, esse tipo de produto também ajuda a proteger a cor de quem passou pelo processo de descoloração e precisa tomar um cuidado redobrado para que o tom não fique amarelado. 

4 - Use acessórios para se proteger do sol

Mesmo com todos esses cuidados, para garantir uma proteção ainda maior para os seus fios, também vale usar acessórios sempre que for ficar exposta ao sol na piscina ou praia por horas. Dessa forma, você cria uma barreira física contra os raios ultravioleta e deixa os fios protegidos sem precisar ficar se preocupando em reaplicar o finalizador.

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável