Beleza Extraordinária

Brilhe: cinco maneiras de deixar a pele do rosto radiante

  • Esfoliação, hidratação, alimentação saudável e truques de maquiagem garantem uma pele radiante
Tela cheia
Esfoliação, hidratação, alimentação saudável e truques de maquiagem garantem uma pele radiante
Quero esse
Look!

Além dos cabelos mais iluminados e do corpo bronzeado, o brilho radiante na pele do rosto também está na lista de exigências de beleza das mulheres para o verão. Agentes externos, como a poluição e o vento, porém, ajudam a retirar a água da pele, que consequentemente fica desidratada, ressecada e sem viço. O brilho natural da cútis pode ser devolvido com algumas dicas simples, que vão de tratamentos caseiros até truques de maquiagem, garantindo uma beleza radiante que é a cara da estação mais quente do ano.

Esfoliação retira células mortas e deixa pele lisinha

O primeiro passo para conquistar uma pele lisa e saudável é renová-la, eliminando as células mortas que ficam na camada superficial. Até os 20 anos, esse processo é feito naturalmente com mais rapidez, mas após essa idade é importante tomar alguns cuidados especiais para garantir uma cútis sempre hidratada. "A esfoliação tem ação na renovação celular, ajudando a deixar a superfície da pele mais uniforme; mantém a pele mais limpa evitando a obstrução dos poros; aumenta a penetração de ativos presentes em outros produtos, e torna a penetração destes na pele mais homogênea", explicaram as dermatologistas Renata Francesconi e Carolina Stano.

O ideal é apostar na esfoliação até duas vezes por semana, garantindo uma pele mais limpa, macia, hidratada e bonita. "A esfoliação com frequência de no máximo 2x semana só não deve ser feita por paciente com acne ativa inflamatória, e pacientes com pele muito sensível", explicaram as dermatologistas.

Para fazer o procedimento em casa, vale apostar em produtos substâncias específicas para tratar cada tipo de pele. "O importante é que as partículas esfoliantes sejam arredondadas para não agredir demais a pele. Alguns esfoliantes específicos indicados para determinadas condições de pele podem conter ativos que ajudam no tratamento das mesmas, como o ácido salicílico em esfoliantes indicados para pele acneica e oleosa", explicaram as especialistas do Instituto da Pelle. O esfoliante deve ser espalhado por todo o rosto, com movimentos circulares leves.

Hidratação é infalível na busca por uma pele radiante

Após o processo de esfoliação a pele estará mais lisa e uniforme, mas muito sensível. O próximo passo é utilizar produtos para hidratar a cútis, deixando-a mais saudável e radiante. "A hidratação é essencial para o equilíbrio típico de uma pele saudável e consequentemente com brilho. A pele ressecada tende a ser opaca e áspera, enquanto a pele muito oleosa também desenvolve imperfeições que comprometem o brilho da pele, como cravos, acne e poros alargados", afirmou Renata.

A dermatologista alerta ainda para o poder de produtos que contenham ceramidas, retinóides e vitamina C em sua fórmula: "A aplicação tópica da ceramidas resulta em aumento significante da hidratação e redução da aspereza da pele, após curto período de tratamento. Já os retinóides, por serem potentes, eliminam as células mortas na superfície da pele, dando lugar a uma cútis nova e saudável. A vitamina C é ótima para uniformizar o tom da pele, por ajudar no clareamento de qualquer tipo de manchas, inclusive as sardas e as deixadas pela acne", explica.

De nada adianta, porém, desfilar um rosto radiante se a pele do corpo continua com um tom acinzentado. Óleos corporais, como o de côco, podem ajudar a devolver o brilho e a luminosidade da pele. "A pele do corpo deve ser sempre hidratada pois tende a ser mais seca do que a pele do rosto. Esfoliações semanais também ajudam na eliminação de células mortas. O óleo ajuda a reter a hidratação natural da pele e melhora o brilho, mas não dispensa o uso de bons hidratantes", afirmaram as dermatologistas.

Aposte no iluminador para uma beleza radiante

Para quem precisa de uma solução rápida para a pele com aspecto desbotado, a dica é apostar em truques de maquiagem que vão deixar a cútis radiante sem muito esforço. Aplique um iluminador em pontos estratégicos do rosto, como abaixo das sobrancelhas; na parte interna dos olhos; na zona "T" (testa, nariz e queixo) e no alto das maçãs do rosto, acima do blush. O truque garante luminosidade para a pele, deixando a maquiagem mais brilhosa e radiante.

Alimentação pode interferir no aspecto da pele

A longo prazo, uma dica infalível para garantir uma beleza iluminada é observar a alimentação. Cafeína e álcool em excesso ajudam a retirar o brilho e o viço da pele, deixando-a com aspecto mais fosco. "A alimentação balanceada contém vitaminas, minerais e substâncias muito importantes na manutenção do equilíbrio da pele saudável, como a vitamina A e E na hidratação; a vitamina C, um potente antioxidante, combatendo os radicais livres que atuam para o envelhecimento da pele", afirmou Carolina.

Além da alimentação saudável, a água pode ser a melhor amiga de mulheres que buscam um rosto mais luminoso e radiante. O elemento é essencial tanto externamente, lavando o rosto duas vezes ao dia, como internamente, sendo o ideal o consumo de cerca de 2 litros de água diariamente.

vídeos Recomendados
Grazi Massafera fala sobre a água micelar de L'Oréal Paris e explica por que o produto já se tornou seu queridinho

Ver mais

  1. Praticidade para o dia a dia com Água Micelar: Grazi Massafera conta em vídeo as maiores vantagens da solução
    Praticidade para o dia a dia com Água Micelar:...
  2. Saiba como cuidar da pele antes e depois dos exercícios físicos
    Saiba como cuidar da pele antes e depois dos...
    Saiba como cuidar da pele antes e depois dos exercícios físicos

    Cada vez mais, as mulheres estão adotando um...

    Leia mais
  3. 4 hábitos que podem estar criando rugas na sua pele: descubra quais são e saiba como evitá-los
    4 hábitos que podem estar criando rugas na sua...
  4. Descubra 6 ocasiões perfeitas para usar o lenço e a água micelar
    Descubra 6 ocasiões perfeitas para usar o lenço...
    Descubra 6 ocasiões perfeitas para usar o lenço e a água micelar

    O lenço micelar de limpeza tem se tornado um...

    Leia mais
  5. Peles maduras podem usar BB Cream para olhos para combater os sinais da idade? Dermatologista revela melhor forma de usar o produto
    Peles maduras podem usar BB Cream para olhos...
  6. Dica de blogueira: Carol Monteiro explica porque a Água Micelar de L'Oréal Paris é a sua nova queridinha de beleza
    Dica de blogueira: Carol Monteiro explica...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Cortes de cabelo feminino

60 estilos do pixie ao repicado para se inspirar

últimas matérias

Ver mais