Beleza Extraordinária

Brilhe: cinco maneiras de deixar a pele do rosto radiante

  • Esfoliação, hidratação, alimentação saudável e truques de maquiagem garantem uma pele radiante
Tela cheia
Esfoliação, hidratação, alimentação saudável e truques de maquiagem garantem uma pele radiante

Além dos cabelos mais iluminados e do corpo bronzeado, o brilho radiante na pele do rosto também está na lista de exigências de beleza das mulheres para o verão. Agentes externos, como a poluição e o vento, porém, ajudam a retirar a água da pele, que consequentemente fica desidratada, ressecada e sem viço. O brilho natural da cútis pode ser devolvido com algumas dicas simples, que vão de tratamentos caseiros até truques de maquiagem, garantindo uma beleza radiante que é a cara da estação mais quente do ano.

Esfoliação retira células mortas e deixa pele lisinha

O primeiro passo para conquistar uma pele lisa e saudável é renová-la, eliminando as células mortas que ficam na camada superficial. Até os 20 anos, esse processo é feito naturalmente com mais rapidez, mas após essa idade é importante tomar alguns cuidados especiais para garantir uma cútis sempre hidratada. "A esfoliação tem ação na renovação celular, ajudando a deixar a superfície da pele mais uniforme; mantém a pele mais limpa evitando a obstrução dos poros; aumenta a penetração de ativos presentes em outros produtos, e torna a penetração destes na pele mais homogênea", explicaram as dermatologistas Renata Francesconi e Carolina Stano.

O ideal é apostar na esfoliação até duas vezes por semana, garantindo uma pele mais limpa, macia, hidratada e bonita. "A esfoliação com frequência de no máximo 2x semana só não deve ser feita por paciente com acne ativa inflamatória, e pacientes com pele muito sensível", explicaram as dermatologistas.

Para fazer o procedimento em casa, vale apostar em produtos substâncias específicas para tratar cada tipo de pele. "O importante é que as partículas esfoliantes sejam arredondadas para não agredir demais a pele. Alguns esfoliantes específicos indicados para determinadas condições de pele podem conter ativos que ajudam no tratamento das mesmas, como o ácido salicílico em esfoliantes indicados para pele acneica e oleosa", explicaram as especialistas do Instituto da Pelle. O esfoliante deve ser espalhado por todo o rosto, com movimentos circulares leves.

Hidratação é infalível na busca por uma pele radiante

Após o processo de esfoliação a pele estará mais lisa e uniforme, mas muito sensível. O próximo passo é utilizar produtos para hidratar a cútis, deixando-a mais saudável e radiante. "A hidratação é essencial para o equilíbrio típico de uma pele saudável e consequentemente com brilho. A pele ressecada tende a ser opaca e áspera, enquanto a pele muito oleosa também desenvolve imperfeições que comprometem o brilho da pele, como cravos, acne e poros alargados", afirmou Renata.

A dermatologista alerta ainda para o poder de produtos que contenham ceramidas, retinóides e vitamina C em sua fórmula: "A aplicação tópica da ceramidas resulta em aumento significante da hidratação e redução da aspereza da pele, após curto período de tratamento. Já os retinóides, por serem potentes, eliminam as células mortas na superfície da pele, dando lugar a uma cútis nova e saudável. A vitamina C é ótima para uniformizar o tom da pele, por ajudar no clareamento de qualquer tipo de manchas, inclusive as sardas e as deixadas pela acne", explica.

De nada adianta, porém, desfilar um rosto radiante se a pele do corpo continua com um tom acinzentado. Óleos corporais, como o de côco, podem ajudar a devolver o brilho e a luminosidade da pele. "A pele do corpo deve ser sempre hidratada pois tende a ser mais seca do que a pele do rosto. Esfoliações semanais também ajudam na eliminação de células mortas. O óleo ajuda a reter a hidratação natural da pele e melhora o brilho, mas não dispensa o uso de bons hidratantes", afirmaram as dermatologistas.

Aposte no iluminador para uma beleza radiante

Para quem precisa de uma solução rápida para a pele com aspecto desbotado, a dica é apostar em truques de maquiagem que vão deixar a cútis radiante sem muito esforço. Aplique um iluminador em pontos estratégicos do rosto, como abaixo das sobrancelhas; na parte interna dos olhos; na zona "T" (testa, nariz e queixo) e no alto das maçãs do rosto, acima do blush. O truque garante luminosidade para a pele, deixando a maquiagem mais brilhosa e radiante.

Alimentação pode interferir no aspecto da pele

A longo prazo, uma dica infalível para garantir uma beleza iluminada é observar a alimentação. Cafeína e álcool em excesso ajudam a retirar o brilho e o viço da pele, deixando-a com aspecto mais fosco. "A alimentação balanceada contém vitaminas, minerais e substâncias muito importantes na manutenção do equilíbrio da pele saudável, como a vitamina A e E na hidratação; a vitamina C, um potente antioxidante, combatendo os radicais livres que atuam para o envelhecimento da pele", afirmou Carolina.

Além da alimentação saudável, a água pode ser a melhor amiga de mulheres que buscam um rosto mais luminoso e radiante. O elemento é essencial tanto externamente, lavando o rosto duas vezes ao dia, como internamente, sendo o ideal o consumo de cerca de 2 litros de água diariamente.

vídeos Recomendados
Lia Camargo dá dicas de como agilizar o ritual de beleza usando BB Cream e água micelar
  1. 7 dicas para cuidar e hidratar pele na área dos olhos. Confira!
    7 dicas para cuidar e hidratar pele na área dos...
    7 dicas para cuidar e hidratar pele na área dos olhos. Confira!

    Na hora de hidratar a pele do rosto, a região...

    Leia mais
  2. Saiba a importância da limpeza de pele para combater a oleosidade excessiva e o aparecimento de acne e espinha
    Saiba a importância da limpeza de pele para...
  3. É preciso remover o creme para o rosto? Confira as dicas de uma dermatologista e descubra!
    É preciso remover o creme para o rosto? Confira...
  4. Proteção solar: saiba o que é o PPD do filtro solar e como descobrir o mais indicado para a sua pele!
    Proteção solar: saiba o que é o PPD do filtro...
  5. Pele do rosto oleosa e a do corpo seca, é normal? Descubra!
    Pele do rosto oleosa e a do corpo seca, é...
    Pele do rosto oleosa e a do corpo seca, é normal? Descubra!

    O excesso de oleosidade na pele do rosto afeta a...

    Leia mais
  6. Antioxidante e protetor solar: saiba a importância de unir os dois produtos na proteção da pele
    Antioxidante e protetor solar: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Corte long bob

4 formas de variar o cabelo médio!

últimas matérias

Ver mais