Beleza Extraordinária

Argila: conheça 3 tipos de tratamentos para a pele e cabelo com o componente

  • As diferentes cores de argila podem ser usadas como máscara facial para diversos efeitos. Confira os tipos de tratamento!  (Foto: Instagram @urbano.marisa)
  • A argiloterapia é a técnica que usa a argila para melhorar a aparência dos cabelos e melhor o aspecto do rosto (Foto: Instagram @sayladean)
  • A geoterapia é o tratamento que usa a argila para fins medicinais em qualquer parte do corpo (Foto: Instagram @salmaabudeif)
Tela cheia
Previous Next
As diferentes cores de argila podem ser usadas como máscara facial para diversos efeitos. Confira os tipos de tratamento! (Foto: Instagram @urbano.marisa)
  • As diferentes cores de argila podem ser usadas como máscara facial para diversos efeitos. Confira os tipos de tratamento!  (Foto: Instagram @urbano.marisa)
  • A argiloterapia é a técnica que usa a argila para melhorar a aparência dos cabelos e melhor o aspecto do rosto (Foto: Instagram @sayladean)
  • A geoterapia é o tratamento que usa a argila para fins medicinais em qualquer parte do corpo (Foto: Instagram @salmaabudeif)

A argila é um dos componentes naturais mais queridinhos do momento! Usada pela maioria das pessoas como máscara facial, ela também pode ser usada nos cabelos e também no resto do corpo, como forma de alívio para mal-estar e algumas doenças. Tudo isso por causa da sua rica composição, que inclui ingredientes como magnésio, zinco, ferro, alumínio e cobre: eles ajudam a limpar e a hidratar a pele, além de melhorar a renovação celular. Conheça 3 tipos de tratamentos com a argila e saiba como apostar em cada um!

1. Argiloterapia no rosto: máscara facial é a principal forma de tratamento

A argiloterapia é a aplicação de argila em sua forma pura na pele e nos cabelos! A maneira mais conhecida é a máscara facial, que ajuda a deixar a pele mais saudável, hidratada, iluminada e mais sequinha, sem oleosidade. A vantagem é que a argiloterapia no rosto é mega acessível, natural e pode ser feita em casa em cerca de 10 minutinhos! A dica é escolher o tipo de argila que garante o efeito que você pretende. As mais conhecidas são a argila verde, que diminui espinhas e oleosidade; a argila preta, que desintoxica e ilumina a pele; e a argila vermelha, que esfolia, hidrata e previne os sinais da idade.

Como fazer: a argila pode ser encontrada em sua forma pura ou combinada a outros componentes, como eucalipto, carvão ativado e algas vermelhas, por exemplo. Nesse caso, basta aplicar o produto com os dedos em todo o rosto - um por vez ou combinando mais de uma cor - esperar alguns minutinhos e remover com água corrente. Aqui, o Beleza Extraordinária explicou o passo a passo completo. 

2. Argiloterapia nos cabelos: argila diminui oleosidade na raiz dos fios

Nos cabelos, a proposta da argila é esfoliar o couro cabeludo e, assim, diminuir a oleosidade da raiz e deixar os fios soltinhos. As mais indicadas para esse uso são a argila verde - que é matificante - e a argila preta, já que o carvão ativado absorve toxinas. O tratamento pode ser feito em casa, 1 vez por semana, e garante um efeito refrescante imediato nas madeixas.

Como fazer: coloque a argila natural - não vale os cremes faciais, ok? - em um recipiente com água e misture com uma espátula ou com os dedos. Aplique essa pastinha no couro cabeludo e massageie toda a cabeça levemente. Deixe agir por 10 minutos e, depois, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.  

3. Geoterapia: tratamento usa a argila para fins medicinais

A geoterapia também é a aplicação de argila no corpo, mas para fins medicinais. No tratamento, são feitas pastas de argila misturada com água e também combinada a pedras e cristais reequilibrantes. Essas pastas podem ser aplicadas quentes ou frias em várias áreas do corpo para melhorar articulações e a circulação sanguínea. Na geoterapia, o que a argila costuma fazer é o seguinte: ela absorve toxinas, além de pus ou sangue pisado para combater feridas e infecções. Além disso, ela descongestiona e desincha várias partes do corpo, tonificando o organismo.

Redação: Beatriz Doblas

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para inserir na rotina e evitar rugas e manchas
    Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para...
    Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para inserir na rotina e evitar rugas e manchas

    A pele precisa de cuidados específicos para que...

    Leia mais
  2. Lenço demaquilante: saiba quando e como usar!
    Lenço demaquilante: saiba quando e como usar!
    Lenço demaquilante: saiba quando e como usar!

    Lenços demaquilantes salvam a pele na hora de...

    Leia mais
  3. Cuidados para cada tipo de pele: saiba as melhores produtos e como usar nas peles oleosas, mistas, secas e normais
    Cuidados para cada tipo de pele: saiba as...
  4. Água de piscina tira a oleosidade da pele? Descubra!
    Água de piscina tira a oleosidade da pele?...
    Água de piscina tira a oleosidade da pele? Descubra!

    Donas de pele oleosa costumam estar sempre atentas...

    Leia mais
  5. BB Cream ou base? Saiba qual é a diferença!
    BB Cream ou base? Saiba qual é a diferença!
    BB Cream ou base? Saiba qual é a diferença!

    Na hora de fazer a maquiagem, base e BB Cream podem...

    Leia mais
  6. Pele mista: descubra 6 mitos e verdades e aprenda a melhorar a rotina de cuidados com o rosto
    Pele mista: descubra 6 mitos e verdades e...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos