Aprenda a manter os cachos hidratados e sem aspecto oleoso

Pontas ressecadas são um drama comum para quem tem cabelos cacheados, mas na tentativa de amenizar o problema os fios podem ganhar uma característica nada glamourosa: a da oleosidade. Produtos errados, uma lavagem equivocada e a falta de habilidade na hora de pentear os cachos - tudo isso pode contribuir para uma aparência pesada e sem vida que ninguém quer ter nas madeixas. Acompanhe as dicas da cabeleireira Angélica Teixeira para virar esse jogo e conseguir caracóis saudáveis e leves.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/aprenda-a-manter-os-cachos-hidratados-e-sem-aspecto-oleoso" }

Escolher os produtos certos é a chave do sucesso

 

Para Angélica, o segredo de conseguir hidratação sem aspecto oleoso ou pesado está em ficar de olho nos rótulos: "procure por shampoo e condicionador voltados para nutrição e finalizadores que têm a indicação de cachos naturais, como mousses e cremes para pentear", indica. A formulação desses produtos é pensada para a estrutura de cada tipo de cabelo e faz muita diferença quando é usada no fio para o qual ela foi destinada.

Para a expert, "Cabelo saudável é cabelo limpo"

 

Segundo a cabeleireira, um costume muito praticado entre quem tem cabelo cacheado é lavar as madeixas apenas com água alguns dias da semana, o que pode deixar um aspecto oleoso de sujeira acumulada nos fios. Para Angélica, dependendo da qualidade dos produtos escolhidos, a higienização pode ser completa sempre que houver necessidade, sem medo do excesso de lavagens ressecar o fio.

Hidratação precisa ser mais frequente do que em outros tipos de cabelo

 

Como a oleosidade natural produzida no couro cabeludo tem dificuldade para chegar até as pontas por causa da estrutura encaracolada do fio, os cabelos cacheados precisam de mais hidratação do que os outros tipos. Se o limite para os lisos e ondulados é de 15 em 15 dias, Angélica avisa que nesse caso o prazo desce para uma vez por semana.

A forma de pentear também influencia na aparência hidratada

 

Os segredos de um cacho definido e brilhoso não estão apenas no cuidado com a estrutura do fio. A maneira como ele é penteado também conta para saber se o aspecto hidratado vai permanecer ao longo do dia. A técnica da fitagem é uma das mais eficientes nesse processo e tem esse nome porque durante o procedimento o cabelo é trabalhado em pequenas mechas que formariam as fitas.

Após lavar os fios, prenda com algo que não abafe e solte aos poucos trabalhando mecha por mecha. Espalhe o creme para pentear em uma pequena quantidade de cabelo a partir da raiz e deslize até as pontas, usando os dedos como um pente. Isso vai espalhar melhor o creme por todo o cabelo e, mesmo soando tão simples, faz uma grande diferença no resultado final.

A profissional, que atende na Ophicina do Cabelo do Shopping Leblon, ensina ainda a soltar os cachos depois de secos para eles não ficarem com aquela aparência dura e pesada: "coloque a mão por dentro do cabelo e, com a ponta dos dedos, sacuda os cachos para que eles desgrudem da raiz", orienta a cabeleireira sobre a técnica que aumenta o volume e não pode ser feita nas madeixas úmidas: "se fizer antes, os caracóis ficarão frizados", revela.

Matéria publicada em 05 de fevereiro 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/aprenda-a-manter-os-cachos-hidratados-e-sem-aspecto-oleoso" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-cacheados-como-dormir-sem-amassar-os-cachos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelos-cacheados-como-dormir-sem-amassar-os-cachos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/modelo-negra-com-cabelo-cacheado-e-curto.jpg?rev=af26eaa520a84c9f85e4ddeedc727adc", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-01-09T18:41:07+00:00", "dateModified": "2024-01-09T18:41:45+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/fitagem-tecnica-de-finalizacao-define-os-cachos-com-os-dedos", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"fitagem-tecnica-de-finalizacao-define-os-cachos-com-os-dedos", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/330-351/346/modelo-com-cabelo-cacheado-e-volumoso.jpg?rev=d88fc1cfc90748748d1968ae6fbbbfe4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T18:31:09+00:00", "dateModified": "2024-03-06T18:41:07+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/aprenda-a-manter-os-cachos-hidratados-e-sem-aspecto-oleoso", "name": "aprenda-a-manter-os-cachos-hidratados-e-sem-aspecto-oleoso" } } ] }