Beleza Extraordinária

Aprenda a dar brilho aos cabelos oleosos sem deixá-los com aspecto pesado

  • Os cabelos oleosos também precisam de cuidados especiais para manter o brilho
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos oleosos também precisam de cuidados especiais para manter o brilho

As mulheres de cabelos oleosos podem encontrar muitas dúvidas quanto ao uso de finalizadores para dar brilho. Neste caso, errar na quantidade pode comprometer o visual e resultar em fios pesados e com aspecto de sujos. Porém, ter cabelos oleosos não quer significa ter fios com mais ou menos brilho que os cabelos comuns. A cabeleireira Rosa Mendes afirma: "para ter um cabelo com brilho deslumbrante, o primordial é que estejam hidratados. Esse resultado pode ser obtido pelas hidratações com máscara capilar e ao beber muita água", ensina.

Hidratações frequentes para manter o brilho

A função da hidratação é repor a água e os nutrientes perdidos por conta dos procedimentos químicos, como alisamentos e colorações. Até mesmo quem tem os fios normais precisa lidar diariamente com agressões do sol, poluição e meio ambiente que também prejudicam os fios. Para obter uma hidratação potencializada, a hairstylist do Bellíssima Beauty destaca a importância do shampoo de limpeza profunda: "para começar, é indispensável lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda pois assim o couro cabeludo conseguirá absorver melhor os nutrientes". Depois, lave mais uma vez com o shampoo especifico para cabelos oleosos, procedimento que irá equilibrar os fios.

Atenção à temperatura da água

Na hora de lavar, a dermatologista Tatiana Oddo atenta que a temperatura da água não pode ser muito quente: "a água quente remove melhor a oleosidade do cabelo, porém, logo após acontece um efeito rebote e faz o couro cabeludo produzir mais óleo", explica. Depois de enxaguar, aplique uma cada finalizador ter sua função específica, a maioria garante um brilho especial aos fios depois de aplicados. Como as opções são as mais variadas, a cabeleireira recomenda usar os de textura em creme - como os leave-ins - nos cabelos oleosos: "uma quantidade medida por uma moeda de dez centavos é o necessário para esse tipo de cabelo. O mais importante é ter bom senso para aplicar apenas a quantia necessária." Apesar da textura cremosa ser a mais indicada, a dermatologista chama atenção para a quantidade: "mesmo o leave-in pode deixar os cabelos pesados em quantidade exagerada. Aplique somente nas pontas e evite ao máximo passar a mão no cabelos durante o dia".

O sérum se distingue de todos os outros finalizadores por sua fórmula não gordurosa. É um concentrado de óleos, silicones e vitaminas para deixar os fios nutridos e brilhantes. Uma gota é o suficiente para hidratar, proteger, reparar as pontas duplas e eliminar o frizz.

O spray de brilho é rico em silicone, encapa o fio ao formar uma película protetora que funciona como um espelho, o que consequentemente reflete a luz. O produto também destaca a cor natural e a luminosidade, mas deve ser aplicado com cautela para não deixar as madeixas com aspecto "pesado". A dermatologista aconselha o uso do produto apenas em ocasiões especiais, como festas.

vídeos Recomendados
  1. Cuidados com cabelos ondulados, cacheados e crespos: confira um guia completo com dicas para lavagem, finalização e day after!
    Cuidados com cabelos ondulados, cacheados e...
  2. Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o...
    Belezas reais: long bob loiro platinado é o estilo da blogueira Lau Lopes

    Difícil saber se é o loiro platinado ou...

    Leia mais
  3. Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de apostar no método que mistura líquido, óleo e creme
    Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de...
  4. Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como fazer a técnica que tira o frizz e as pontas duplas
    Corte bordado no cabelo cacheado: saiba como...
  5. Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais
    Como tirar química de relaxamento do cabelo?...
    Como tirar química de relaxamento do cabelo? Saiba voltar aos cachos naturais

    Quem decide parar de fazer relaxamento e ter o volume...

    Leia mais
  6. Teste: responda as perguntas e descubra qual a melhor linha de shampoo, condicionador e creme de tratamento para o seu cabelo!
    Teste: responda as perguntas e descubra qual a...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos