Beleza Extraordinária

Aprenda a dar brilho aos cabelos oleosos sem deixá-los com aspecto pesado

  • Os cabelos oleosos também precisam de cuidados especiais para manter o brilho
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos oleosos também precisam de cuidados especiais para manter o brilho

As mulheres de cabelos oleosos podem encontrar muitas dúvidas quanto ao uso de finalizadores para dar brilho. Neste caso, errar na quantidade pode comprometer o visual e resultar em fios pesados e com aspecto de sujos. Porém, ter cabelos oleosos não quer significa ter fios com mais ou menos brilho que os cabelos comuns. A cabeleireira Rosa Mendes afirma: "para ter um cabelo com brilho deslumbrante, o primordial é que estejam hidratados. Esse resultado pode ser obtido pelas hidratações com máscara capilar e ao beber muita água", ensina.

Hidratações frequentes para manter o brilho

A função da hidratação é repor a água e os nutrientes perdidos por conta dos procedimentos químicos, como alisamentos e colorações. Até mesmo quem tem os fios normais precisa lidar diariamente com agressões do sol, poluição e meio ambiente que também prejudicam os fios. Para obter uma hidratação potencializada, a hairstylist do Bellíssima Beauty destaca a importância do shampoo de limpeza profunda: "para começar, é indispensável lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda pois assim o couro cabeludo conseguirá absorver melhor os nutrientes". Depois, lave mais uma vez com o shampoo especifico para cabelos oleosos, procedimento que irá equilibrar os fios.

Atenção à temperatura da água

Na hora de lavar, a dermatologista Tatiana Oddo atenta que a temperatura da água não pode ser muito quente: "a água quente remove melhor a oleosidade do cabelo, porém, logo após acontece um efeito rebote e faz o couro cabeludo produzir mais óleo", explica. Depois de enxaguar, aplique uma cada finalizador ter sua função específica, a maioria garante um brilho especial aos fios depois de aplicados. Como as opções são as mais variadas, a cabeleireira recomenda usar os de textura em creme - como os leave-ins - nos cabelos oleosos: "uma quantidade medida por uma moeda de dez centavos é o necessário para esse tipo de cabelo. O mais importante é ter bom senso para aplicar apenas a quantia necessária." Apesar da textura cremosa ser a mais indicada, a dermatologista chama atenção para a quantidade: "mesmo o leave-in pode deixar os cabelos pesados em quantidade exagerada. Aplique somente nas pontas e evite ao máximo passar a mão no cabelos durante o dia".

O sérum se distingue de todos os outros finalizadores por sua fórmula não gordurosa. É um concentrado de óleos, silicones e vitaminas para deixar os fios nutridos e brilhantes. Uma gota é o suficiente para hidratar, proteger, reparar as pontas duplas e eliminar o frizz.

O spray de brilho é rico em silicone, encapa o fio ao formar uma película protetora que funciona como um espelho, o que consequentemente reflete a luz. O produto também destaca a cor natural e a luminosidade, mas deve ser aplicado com cautela para não deixar as madeixas com aspecto "pesado". A dermatologista aconselha o uso do produto apenas em ocasiões especiais, como festas.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas onduladas e o ombré hair da jornalista Bruna Melo
    Loucas por cabelo: inspire-se com as pontas...
  2. Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4...
    Cuidados com os cabelos depois dos 40 anos: 4 dicas para adotar nesta idade

    À medida que envelhecemos, assim como a pele,...

    Leia mais
  3. Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o...
    Cabelo com baixa porosidade: como tratar o problema e recuperar a saúde dos fios

    Você sabe o que é porosidade capilar?...

    Leia mais
  4. Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba qual a melhor opção de produto e confira dicas para a finalização!
    Creme de pentear em cabelo 4A, 4B e 4C: saiba...
  5. 13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado: do loiro ao preto, atriz conta como mudou o cabelo ao longo dos anos
    13 fotos da trajetória capilar de Ana Furtado:...
  6. Emoliente, umectante e hidrante: saiba a diferença entre as propriedades dos cremes de cabelo e descubra qual o resultado de cada uma
    Emoliente, umectante e hidrante: saiba a...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais