Beleza Extraordinária

7 hábitos que quebram o cabelo: tricologista dá dicas para evitar o problema

  • Confira quais são os hábitos que mais facilitam a quebra do cabelo
Tela cheia
Previous Next
Confira quais são os hábitos que mais facilitam a quebra do cabelo

Se existe algum problema capilar que tem o poder de detonar o visual é a quebra. A questão é que, mesmo sem saber, muitas mulheres têm hábitos que facilitam a ruptura dos fios no dia a dia. Quer saber quais são eles e ainda receber as dicas de um tricologista de como cuidar do cabelo? Acompanhe a matéria e mude esses pequenos costumes para ontem!

Não usar escovas e pentes de materiais naturais

Escolher o pente certo para desembaraçar o cabelo faz toda a diferença e as melhores pedidas, segundo o tricologista Adriano Almeida, são os pentes de osso ou madeira e as escovas com cerdas naturais: "os pentes e escovas de outros materiais eletrizam o cabelo deixando-os mais embaraçados e, por isso, mais propensos a quebrar na hora de pentear", explica o profissional.

Passar a chapinha do jeito errado

Não é segredo que as chapinhas causam quebra no cabelo, mas, segundo Adriano Almeida, isso geralmente é causado por uma forma errada de manipular esse instrumento: "nunca se deve parar com a chapinha no mesmo lugar, é preciso passar o aparelho rapidamente e com um movimento constante", conta o tricologista.

Usar bolsas com alças de correntinha ou detalhes metálicos

As bolsas que têm alças de correntinha ou mesmo reguladores metalizados perto dos ombros costumam agarrar nos fios e causar a ruptura deles. Esse é um daqueles hábitos que parecem inofensivos, mas que com o tempo podem causar um problema sério de quebra nas laterais do cabelo. Para evitar que isso aconteça, tente prender o cabelo sempre que for usar esse tipo de acessório ou prefira segurar a bolsa com a mão.

Fazer fricção com a toalha na hora de secar o cabelo

Muitas mulheres já sabem que esfregar os cabelos na toalha causa frizz, mas a surpresa é que esse hábito também pode terminar em quebra. "Fazer fricção com a toalha embaraça os fios tornando mais difícil de pentear e, por consequência, mais fácil de quebrar", explica o tricologista. Ao invés de esfregar, tente apenas pressionar o tecido contra a cabeça deixando que ele absorva a umidade.

Desembaraçar o cabelo de cima para baixo

O movimento automático da maioria das pessoas ao pentear o cabelo é passar a escova de cima para baixo, mas, quando o assunto é desembaraçar, a estratégia precisa ser outra. "Quando você penteia de cima para baixo pega muito cabelo de uma vez e isso torna mais difícil de desembaraçar, facilitando a quebra", diz Adriano Almeida, que é diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo. O especialista diz que o certo é dividir as madeixas por mechas e desembaraçar lentamente das pontas até a raiz.

Prender o cabelo todos os dias e do jeito errado

Adriano Almeida diz que um dos hábitos que mais facilitam a quebra é prender o cabelo com frequência, mas, como o calor brasileiro não deixa outra opção, ele dá algumas dicas: "não prenda o cabelo sempre do mesmo jeito porque isso enfraquece aquela parte do fio e facilita a quebra no local. Fora isso prenda sempre de uma forma frouxa", ensina o profissional. O acessório usado para prender o cabelo também é muito importante e, segundo o tricologista, os tão famosos elásticos estão condenados: "eles são uns dos grandes responsáveis pela quebra do cabelo. Prefira usar presilhas como aquelas que têm dentes ou os tic-tacs", indica o expert.

Fazer químicas muito fortes no cabelo

Os alisamentos e colorações são campeões de pedido nos salões e, segundo Adriano Almeida, não há problema nisso, mas as mulheres precisam procurar por opções mais suaves. "Eu aconselho fugir das escovas mais duradouras, como aquelas progressivas com formol", diz o tricologista. As colorações mais fortes como o loiro não precisam deixar de ser feitas, mas, segundo o expert, é preciso caprichar muito mais nas hidratações para evitar a quebra.

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Cabelos longos e castanhos: 50 fotos com ideias de cortes + dicas para valorizar os fios escuros no visual!
    Cabelos longos e castanhos: 50 fotos com ideias...
  2. 10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos
    10 coisas que você precisa começar a fazer...
    10 coisas que você precisa começar a fazer depois que passa dos 35 anos

    Depois dos 35 anos, a rotina de beleza precisa ser...

    Leia mais
  3. 6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser usado para fazer umectação? Aumenta a oleosidade? Descubra!
    6 mitos e verdades sobre óleo de coco: pode ser...
  4. SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de...
    SOS cabelos danificados: cronograma capilar de 5 dias para recuperar os fios

    Seu cabelo está ressecado, quebradiço,...

    Leia mais
  5. Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento das madeixas e prolongar o intervalo entre colorações!
    Cabelo branco: saiba como evitar o ressecamento...
  6. 8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais de corte, gifs de penteados, aplicativos para experimentar coloração... Confira!
    8 prazeres de quem ama cabelos: vídeos virais...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Água micelar:

5 Mitos e verdades sobre o produto para limpeza da pele

últimas matérias

Ver mais