Beleza Extraordinária

7 coisas que você deve considerar antes de pintar o cabelo!

  • Saiba alguns detalhes que você deve considerar antes de passar pelo processo de coloração!
Tela cheia
Saiba alguns detalhes que você deve considerar antes de passar pelo processo de coloração!

Quando bate a vontade de mudar o visual, colorir o cabelo é uma das primeiras coisas que vem à cabeça daquelas que querem um look totalmente diferente do habitual. Mas, antes de iniciar o procedimento na própria casa ou marcar uma hora com um cabeleireiro de sua confiança, é preciso considerar alguns detalhes que vão te livrar dos erros - tanto no estilo quanto na manutenção da saúde e beleza dos fios. Descubra quais são eles! 

1 - Considere seu estilo antes de escolher a coloração 

Na hora de escolher a nova cor das suas madeixas, não adianta apenas seguir a tendência do momento e deixar de lado seu estilo e gosto pessoal. Mesmo que o platinado seja o tom da vez, por exemplo, de nada adianta submeter os fios à descoloração e, no fim do processo, perceber que você se sentiria melhor com o clássico castanho escuro ou o moderninho vermelho violeta. Além disso, considerar as tonalidades que mais favorecem a cor da sua pele e de seus olhos também é super importante para garantir um look harmonioso e livre de erros. 

2 - Pesquise como o tom ficará no seu cabelo natural 

Depois de, finalmente, escolher a cor que mais tem a ver com você, outra dica importante é pesquisar bastante e, de preferência, conversar com um cabeleireiro de confiança para descobrir como o tom escolhido ficará no seu cabelo natural. Quem não quer passar pelo processo de descoloração, precisa ter em mente que as madeixas nem sempre ficarão da cor exata à da caixinha - principalmente, se seus fios estiverem escuros e você desejar apostar em uma coloração mais clara para renovar o look. Isso é essencial para evitar arrependimentos ou se espantar ao terminar o processo e não reconhecer a tonalidade escolhida quando se olhar no espelho. 

3 - Avalie a saúde dos seus fios antes de submetê-los à coloração

Para não correr o risco de acabar com os fios extremamente danificados, é muito importante avaliar qual o estado deles antes de iniciar o processo de coloração! Se perceber que eles podem estar elásticos, por exemplo, é melhor adiar a transformação, já que o cabelo corre o risco de ficar manchado e ainda mais quebradiço.

Além disso, para não ter dúvidas, é fundamental não esquecer do teste de mecha na hora de colorir as madeixas - procedimento que também é indispensável para aquelas que fazem alisamento ou relaxamento para verificar se há compatibilidade entre as químicas. Para fazê-lo, é bem simples: basta escolher uma mecha próxima à nuca, aplicar o produto e deixar agir pelo tempo indicado na caixinha da coloração; depois, é necessário observar se o cabelo continuou com a aparência e textura boa. Se a resposta for positiva, ele está seguro para a transformação; mas, se observar alguma modificação nos fios, é preciso investir em hidratações e reconstruções para fortalecê-lo antes da mudança de visual. 

4 - Cabelos cacheados e crespos podem ter o formato alterado

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, também é importante ter em mente que o formato dos cachos pode sofrer alguma alteração, se apresentando mais largo e com menor definição - principalmente, se os fios forem descoloridos durante o processo. Mas, para a alegria de quem não quer ver a estrutura do cabelo modificada, basta investir em um cronograma capilar com bastante reconstrução e nutrição para que eles recuperem a elasticidade e voltem ao normal com o tempo. 

5 - É preciso dar atenção ao tratamento pós-coloração 

Não são apenas as donas de cabelos cacheados e crespos que precisam investir em cuidados intensos para recuperar os fios depois da transformação: independente da textura, é fundamental iniciar um tratamento de pós-coloração para que as madeixas recuperem os nutrientes que acabam se perdendo durante o processo e continuem sedosas, macias e livres de frizz.

Investir em um cronograma capilar é a opção ideal para que o cabelo se fortaleça mais rápido, mas, para quem tem uma rotina corrida, vale reservar um dia da semana para combinar os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução para cuidar dos fios. 

6 - Produtos específicos devem fazer parte da rotina

Além dos cuidados na pós-coloração, é importante adicionar produtos específicos para que a tinta não desbote com facilidade e mantenha seu brilho até o dia do próximo retoque - principalmente, se a cor escolhida fizer parte da família dos vermelhos ou loiros. Leave-in com fator de proteção solar e shampoo ou máscara matizadora, por exemplo, são indispensáveis para quem quer exibir os fios com uma tonalidade intensa e bonita mesmo com o passar dos dias. 

7 - Maquiagem pode valorizar o novo tom dos fios 

Quando o assunto é "estilo", vale considerar que usar os tons certos na maquiagem é uma dica infalível para valorizar ainda mais a nova cor das madeixas. Se você era do time das morenas e resolveu inovar com a coloração bronde, por exemplo, a dica é trocar a combinação infalível de lábios vermelhos com fios escuros por batom rosa ou de tom terroso para combinar com os novos reflexos metalizados.  

vídeos Recomendados
Veja como colorir os cabelos da maneira correta em casa
  1. 7 hábitos que prejudicam o cabelo loiro: saiba quais são e aprenda a evitá-los
    7 hábitos que prejudicam o cabelo loiro: saiba...
    7 hábitos que prejudicam o cabelo loiro: saiba quais são e aprenda a evitá-los

    Cabelos loiros e iluminados dificilmente saem de moda,...

    Leia mais
  2. Bella Thorne com cabelo azul: atriz abandona os fios ruivos e aparece com madeixas com coloração fantasia! Veja o antes e depois!
    Bella Thorne com cabelo azul: atriz abandona os...
  3. 50 tons mais escuros: fotos de cabelos pretos e castanhos para você se inspirar
    50 tons mais escuros: fotos de cabelos pretos e...
    50 tons mais escuros: fotos de cabelos pretos e castanhos para você se inspirar

    Cada vez mais, os cabelos escuros estão fazendo...

    Leia mais
  4. 5 tons de castanho para experimentar nesta temporada: inspire-se com as cores do momento
    5 tons de castanho para experimentar nesta...
  5. Blogueira Sarah Angius ensina como aplicar coloração no cabelo sozinha: confira o vídeo e aprenda!
    Blogueira Sarah Angius ensina como aplicar...
  6. Cabelo Blorange: conheça a nova tendência de coloração que mistura tons de loiro e laranja e promete fazer sucesso em 2017
    Cabelo Blorange: conheça a nova tendência de...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais