Beleza Extraordinária

5 produtos para cuidar de cabelos cacheados e crespos! Veja o que não pode faltar na sua rotina de beleza

  • Veja que produtos não podem faltar na rotina de cuidados de uma cacheada ou crespa! (Foto: Instagram @minakolsen)
  • Ter uma máscara para cada fase do cronograma capilar é a dica para quem quer deixar o cabelo forte, bonito e saudável (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O creme de pentear é um produto indispensável por ajudar a modelar os cachos na finalização!(Foto: Instagram @tylauren)
Tela cheia
Previous Next
Veja que produtos não podem faltar na rotina de cuidados de uma cacheada ou crespa! (Foto: Instagram @minakolsen)
  • Veja que produtos não podem faltar na rotina de cuidados de uma cacheada ou crespa! (Foto: Instagram @minakolsen)
  • Ter uma máscara para cada fase do cronograma capilar é a dica para quem quer deixar o cabelo forte, bonito e saudável (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • O creme de pentear é um produto indispensável por ajudar a modelar os cachos na finalização!(Foto: Instagram @tylauren)

Todo cabelo precisa de cuidados específicos para ficar ainda mais bonito e saudável. Mas, no caso dos cacheados e crespos, uma rotina de tratamentos intensa é ainda mais importante para que os fios fiquem livres do aspecto ressecado e para que os cachos se formem com mais facilidade. Pensando nisso, para ajudar quem ainda não sabe em que produtos investir para valorizar as madeixas, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com itens que não podem faltar no banheiro de qualquer cacheada ou crespa. Confira!

1 - Shampoo de fórmula mais suave para não ressecar os fios

Os cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos porque a oleosidade do couro cabeludo tem mais dificuldade pra chegar até as pontas. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados para que os fios não acabem ressecados - como escolher um shampoo menos agressivo, por exemplo. O ideal é apostar em um produto que ajude a garantir hidratação enquanto higieniza, tomando o cuidado de aplicar apenas na raiz e de lavar em dias alternados.


Dica: Para proteger ainda mais as madeixas, vale aplicar condicionador, creme de pentear, máscara ou óleo antes da lavagem para fazer a técnica pré-poo - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui.

2 - Uma máscara para cada fase do cronograma capilar

Para que os cachos fiquem hidratados, macios, fortalecidos e com menos frizz é muito importante ter uma máscara para cada fase do cronograma capilar. Organizando hidratação, nutrição e reconstrução por três vezes na semana durante o período de um mês, essa rotina de cuidados entrega todos os nutrientes que os cabelos precisam para ficarem ainda mais bonitos e saudáveis.

3 - Óleo para fazer umectação

Embora existam máscaras específicas para nutrição, uma boa dica para as cacheadas e crespas darem uma turbinada nessa fase do cronograma é apostar em umectações. Usada pelas indianas há anos, essa técnica consiste em aplicar óleo por todo o cabelo - da raiz às pontas, incluindo uma massagem no couro cabeludo - para que ele fique mais brilhoso, maleável e livre do ressecamento e do frizz.

Por isso, na hora de organizar seus produtos de beleza, vale acrescentar óleo para fazer esse cuidado uma vez na semana, a cada 15 dias ou - dependendo da necessidade dos fios - apenas mensalmente. Uma boa opção é o óleo de coco!

4 - Condicionador bem hidratante para selar as cutículas

Engana-se quem pensa que o condicionador é um produto dispensável na rotina de beleza: depois da lavagem e dos tratamentos, é ele quem vai ajudar a preservar todos os nutrientes que os fios receberam selando as cutículas! Na hora de decidir o seu, as versões bem hidratantes ou com óleos na fórmula são as melhores por causa da tendência que os cacheados e crespos têm ao ressecamento.

Dica: Para garantir um resultado ainda melhor, faça, pelo menos, o último enxague com água fria. Junto com a ação do condicionador, esse truque vai deixar as cutículas ainda mais seladas.

5 - Creme de pentear para fazer a finalização desejada 

O creme de pentear é indispensável na rotina de uma cacheada e crespa, já que é ele quem ajuda a modelar os cachos e preservar o aspecto hidratado por mais tempo.

Como não faltam opções, para escolher o certo, a dica é considerar a textura do seu cabelo e o efeito que deseja. Se quiser mechas bem definidas, mais days after e for do tipo 3C em diante, os cremes mais consistentes são os ideais; já os mais levinhos são perfeitos para os cachos mais abertos e para todas aquelas que querem um efeito mais volumoso e despojado.

Redação: Nívia Passos

Inspire-se!
vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Progressiva ao contrário: saiba quais são os métodos para cachear cabelos lisos e exibir ondas naturais
    Progressiva ao contrário: saiba quais são os...
  2. Transição capilar: 5 produtos que vão ajudar no período para ter os cachos de volta
    Transição capilar: 5 produtos que vão ajudar no...
    Transição capilar: 5 produtos que vão ajudar no período para ter os cachos de volta

    Quem quer recuperar os cabelos cacheados e crespos...

    Leia mais
  3. Bigudinho: como usar o acessório para texturizar e finalizar os cachos
    Bigudinho: como usar o acessório para...
    Bigudinho: como usar o acessório para texturizar e finalizar os cachos

    Quem está em transição capilar ou...

    Leia mais
  4. Óleo capilar ou leave-in? Saiba quando usar cada um dos finalizadores
    Óleo capilar ou leave-in? Saiba quando usar...
    Óleo capilar ou leave-in? Saiba quando usar cada um dos finalizadores

    Leave-in e óleo capilar são a mesma...

    Leia mais
  5. Cuidados com cabelos ondulados, cacheados e crespos: confira um guia completo com dicas para lavagem, finalização e day after!
    Cuidados com cabelos ondulados, cacheados e...
  6. Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de apostar no método que mistura líquido, óleo e creme
    Técnica LOC para os cabelos: 4 vantagens de...

Ver mais

Temas relacionados
Beleza Express:

7 cuidados com a pele e o cabelo para fazer em minutos

últimas matérias

Ver mais