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5 motivos para começar uma caminhada diária: conheça os benefícios do exercício para a saúde do corpo, da mente e da pele

  • Caminhar alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença no funcionamento do seu corpo! Descubra os benefícios para pele, corpo e mente (Foto: Shutterstock)
  • Lembre-se de manter a hidratação durante as caminhadas: beber água ajuda a repor o líquido perdido e estimula o bom funcionamento do corpo (Foto: Shutterstock)
  • O ritmo ideal para uma caminhada é com a passada duas vezes mais rápida do que a sua habitual. Estimular o corpo nessa atividade por, pelo menos, 30 minutos é o essencial para melhorar a circulação e incentivar a queima de calorias (Foto: Shutterstock)
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Caminhar alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença no funcionamento do seu corpo! Descubra os benefícios para pele, corpo e mente (Foto: Shutterstock)
  • Caminhar alguns minutos por dia pode fazer toda a diferença no funcionamento do seu corpo! Descubra os benefícios para pele, corpo e mente (Foto: Shutterstock)
  • Lembre-se de manter a hidratação durante as caminhadas: beber água ajuda a repor o líquido perdido e estimula o bom funcionamento do corpo (Foto: Shutterstock)
  • O ritmo ideal para uma caminhada é com a passada duas vezes mais rápida do que a sua habitual. Estimular o corpo nessa atividade por, pelo menos, 30 minutos é o essencial para melhorar a circulação e incentivar a queima de calorias (Foto: Shutterstock)

A caminhada diária é, de longe, uma das melhores alternativas para quem busca melhorar a saúde do corpo e da mente de uma só vez! O exercício é leve, prático e não só emagrece como também desenvolve os músculos do corpo, ativa a circulação sanguínea e ajuda a acalmar um pouco o estresse do cotidiano - mas essas são apenas algumas das vantagens. Descubra mais motivos para investir nessa atividade física e saiba o que a caminhada diária pode fazer por você!

1. Ajuda a perder barriga

Sabe quando você investe em dietas e o resultado demora a aparecer na balança ou no espelho? Talvez começar a caminhar possa te ajudar a se livrar dos quilinhos a mais concentrados no seu abdômen! É que com a prática regular dessa atividade, o corpo vai passar a queimar calorias mais facilmente e incentivar que a gordura acumulada na região da barriga seja usada como fonte de energia para o organismo. 

2. Tonifica os músculos

Depois de se livrar da gordura localizada com a caminhada, a etapa seguinte costuma ser o fortalecimento dos músculos. Ao usar o abdômen, as pernas, os glúteos e até os braços - que se mexem enquanto andamos -, toda a musculatura é utilizada e trabalhada para garantir mais resistência ao corpo. Esse processo, no fim das contas, é a garantia de mais energia e disposição no dia a dia!

3. Melhora a memória e alivia o estresse

Sabia que enquanto você caminha a sua mente também é estimulada? A atividade promove a oxigenação do cérebro: assim, a memória e a concentração ficam mais aguçadas e desenvolvidas. Até mesmo quando você está mais estressada e precisando espairecer, sair para andar e respirar ar puro pode ser a melhor saída. Assim, da próxima vez que estiver irritada ou com as ideias bloqueadas, experimente arejar a mente com alguns minutos de caminhada.  

4. Previne doenças e estimula o funcionamento do organismo

A partir do momento em que você coloca o corpo em movimento, todos o organismo desperta para trabalhar de uma forma mais equilibrada - do jeito que foram preparados para funcionar. Assim, os pulmões recebem ar fresco e o sistema respiratório entra em forma; o intestino é agitado e despertado pela passada mais rápida; os sistemas cardiovascular e circulatório são estimulados e, consequentemente, os riscos de desenvolver doenças como hipertensão e câncer são diminuídos de maneira significativa! 

5. Melhora a aparência da pele

Já reparou como a sua pele fica viçosa e com aspecto saudável depois de uma a boa caminhada? Isso acontece porque andar estimula a produção de serotonina - responsável pelo nosso bom humor - e, assim, o cansaço do corpo logo vai dando lugar a uma pele com aparência mais firme e rejuvenescida. De quebra, o ar fresco deixa as bochechas rosadinhas e traz de volta o aspecto de saúde para a face!

Se animou? Agora preste atenção nos detalhes para melhorar os resultados da caminhada

Agora que você já descobriu alguns benefícios dessa atividade física, é importante sublinhar algumas dicas que fazem toda diferença.

Velocidade: deve ser mais ou menos duas vezes mais rápida que o seu ritmo natural para andar no dia a dia.

Postura durante a atividade: coluna sempre reta, mantendo a barriga contraída e o olhar para frente. Isso vai intensificar ainda mais o trabalho dos músculos durante a caminhada

Tempo de exercício: segundo os especialistas, vale investir pelo menos 30 minutos diários no horário que se encaixar melhor na sua rotina. 

Proteção da pele: antes de sair de casa para caminhar, é importante lembrar de se proteger dos raios UV com o protetor solar - tanto no horário da manhã quanto da tarde. A exposição desprotegida ao sol é prejudicial à pele e pode causar danos como envelhecimento precoce ou problemas de saúde ainda mais graves.

Por fim, lembre-se de sempre começar e finalizar a atividade com um bom alongamento dos braços, pernas e pescoço, e manter-se sempre hidratado durante o exercício. Aproveite esse momento em contato com a natureza e perceba as melhorias na saúde e na mente!

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