Beleza Extraordinária

4 truques de cabelo para fazer com uma camiseta de algodão: da secagem à definição, aprendas as dicas!

  • Ao contrário da toalha de banho comum, a camisa de algodão seca os cabelos sem causar frizz ou quebra (Foto: Instagram @chelleee_b)
  • A camiseta de algodão também ajuda a criar ondas sutis no cabelo, como se substituísse os bobes (Foto: Instagram @emmachenartistry / @stephjrayner)
  • A camisa de algodão também pode ser usada para definir os cachos mais rápido com a ténica "Plopping" (Foto: Instagram @bwatuwant)
Tela cheia
Previous Next
Ao contrário da toalha de banho comum, a camisa de algodão seca os cabelos sem causar frizz ou quebra (Foto: Instagram @chelleee_b)
  • Ao contrário da toalha de banho comum, a camisa de algodão seca os cabelos sem causar frizz ou quebra (Foto: Instagram @chelleee_b)
  • A camiseta de algodão também ajuda a criar ondas sutis no cabelo, como se substituísse os bobes (Foto: Instagram @emmachenartistry / @stephjrayner)
  • A camisa de algodão também pode ser usada para definir os cachos mais rápido com a ténica "Plopping" (Foto: Instagram @bwatuwant)

Você sabia que uma camiseta de algodão pode fazer milagres no cabelo? Sim, aquela camisa velhinha que está no fundo da gaveta pode servir para cuidar melhor dos fios, evitar o frizz, pontas duplas e prolongar o efeito da escova de alisamento. Muitas crespas e cacheadas já conhecem as vantagens do tecido por causa da técnica Plopping, que ajuda a definir os cachos enquanto seca as madeixas. Ficou curiosa para saber as vantagens da camiseta? Confira 4 truques!

1 - Secar o cabelo: camiseta evita frizz e pontas duplas

A hora de secar o cabelo é crucial para a boa aparência dos fios: as toalhas tradicionais de banho, geralmente, são mais grossas e causam atrito, o que contribui para o surgimento de frizz e pontas duplas. Já a camisa de algodão causa bem menos atrito e fricção, por ser mais suave e absorver a umidade da água da mesma forma. 

Como fazer: Qualquer pessoa pode secar os fios com uma camiseta de algodão e a técnica é a mesma usada com a toalha. Basta curvar a cabeça para baixo, jogar os cabelos para frente e enrolar todo o comprimento dos fios na camiseta. Jogue para trás e fique assim entre 5 e 10 minutos. 

2 - Método plopping: Camisa ajuda a definir os cachos

Entre as várias técnicas de finalização que as crespas e cacheadas adoram, como a fitagem, a técnica plopping é a favorita de quem precisa definir os cachos e secar os cabelos ao mesmo tempo, sem usar o difusor. Nessa hora, é a camiseta de algodão que vai ajudar na finalização, pelo mesmo motivo anterior: ela ajuda a evitar o frizz e é mais suave para os fios crespos e cacheados, que são naturalmente mais ressecados. 

Como fazer: Lave o cabelo como de costume e finalize como preferir, usando um leave-in ou creme para pentear enluvado nas mechas. Depois, tire o excesso de água com a camiseta de algodão. Primeiro, abra o tecido em um lugar plano e jogue os cabelos em cima. Agora, ao invés de enrolar todos os fios para trás, enrole as laterais. Depois, una as duas divisões na parte de trás da cabeça, rente à nuca. Fique assim por cerca de 30 minutos para secar e aumentar a definição. 

3 - Criar ondas suaves: camiseta de algodão também ajuda a modelar os cabelos

A camisa velha de algodão também pode te dar uma folga no babyliss, já que ela ajuda a criar ondas no cabelo sem ressecar. Para isso, será preciso cortar a camisa em tiras de 2 a 3 centímetros e ter em mãos um produto modelador, como creme para pentear ou spray fixador. A ideia é enrolar essas tiras em cada mecha do cabelo para que ele fique ondulado ao soltá-las. Quanto mais finas, maior será a quantidade de ondas.

Como fazer: Para conseguir o ondulado, os fios precisam estar úmidos para que as mechas sequem com a estrutura ondulada. Aplique o creme para pentear ou o spray fixador e divida os cabelos em mechas grossas. Depois, enrole cada tira de camiseta nos fios até a raiz, como se elas fossem bobes. Dê um nó com as pontas da fitas ou prenda com pequenos grampinhos. 

4 - Evitar o frizz na hora de dormir

Uma das dicas mais práticas é usar a camiseta de algodão durante o sono, para proteger o cabelo do atrito com o travesseiro e, assim, evitar o frizz. É como se ela substituísse a velha conhecida meia na hora de fazer a touca! Ou seja, além de evitar o frizz, a camiseta também ajuda a prolongar o efeito da escova, deixando os fios mais alinhados e com menos volume.

Como fazer: contorne toda a cabeça com mechas de cabelo presas em grampos. Depois, contorne a camiseta por cima, prendendo as laterais com grampos para não soltar durante o sono. Uma outra opção é fazer um coque baixo apertado, rente à nuca, e prender a touca por cima. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cachos definidos

Saiba como ter um day after impecável