Beleza Extraordinária

10 mitos sobre proteção solar: saiba como evitá-los para manter a pele protegida

  • Descubra os 10 mitos sobre proteção solar e fique com a pele sempre protegida
Tela cheia
Previous Next
Descubra os 10 mitos sobre proteção solar e fique com a pele sempre protegida

Proteger a pele contra os raios solares é essencial em todas as estações do ano. Embora no verão a incidência dos raios UVA e UVB sejam maiores, é importante seguir uma rotina de proteção à risca mesmo quando a exposição ao sol é reduzida e até mesmo em ambientes fechados, com luz artificial. Porém, ainda existem muitos mitos quanto à questão do uso de protetores solares e algumas ideias erradas podem colocar em risco a saúde da pele. Confira os 10 mitos mais comuns sobre proteção solar e tire suas dúvidas sobre o assunto de uma vez por todas!

Mito #1: Se fica bronzeada sem queimar a pele, não precisa usar protetor solar

Se a sua pele fica mais escura, mesmo sem ficar vermelha ou sem descamar, isso já é um sinal de danos solares. A coloração da cútis acontece por meio da defesa das células contra os raios UV, e, tanto quanto as queimaduras solares, pode provocar o evelhecimento prematuro da pele, e até câncer. Para se bronzear sem riscos, não abra mão do protetor, e procure ser cuidadosa nas reaplicações constantes.

Mito #2: A exposição ao sol desmedida é necessária para evitar a deficiência de vitamina D

Para repor os níveis de vitamina D no organismo, alguns minutos em exposição solar são suficientes. As atividades diárias ao ar livre, como andar do trabalho para o carro,  são suficientes para suprir a deficiência dessa vitamina, pelo que não precisa se arriscar com longas horas ao sol. 

Mito #3: Se vai estar exposta ao sol por apenas alguns minutos, não precisa proteger a pele

Se em dias de inverno, nas horas mais quentes, em apenas 11 minutos de exposição solar os raios UV podem danificar a pele, imagine no verão. De manhã, depois do banho ou antes de sair de casa, crie o hábito de sempre aplicar o protetor solar generosamente em todas as regiões do corpo que ficarem descobertas. 

Mito #4: O autobronzeador protege a pele de forma permanente

Embora muitas fórmulas de autobronzeador já possuam FPS, este apenas protege a pele por no máximo duas horas após a aplicação. É um mito comum achar que, já que a sua tintura age permanentemente, a proteção também é durável, o que não é verdade. 

Mito #5: Se usa cosméticos com FPS não precisa usar protetor

Outra concepção errada em relação à proteção solar é que o uso de cosméticos com FPS substituem a aplicação do protetor. A maioria dos produtos de beleza possuem um fator de proteção menor que o recomendado, e além disso, a sua durabilidade é bastante mais reduzida. É preferível não arriscar, e sempre optar por usar uma loção de fator igual ou superior a 30, com frequentes reaplicações.

Mito #6: O câncer de pele é perceptível e pode ser curado com facilidade

Este é o mais perigoso de todos os mitos sobre proteção solar, uma vez que relativiza a gravidade do câncer de pele. Além de poder ser silenciosa, o tratamento contra esta doença pode incluir cirurgia, quimioterapia, e resultar em cicatrizes permanentes. Casos mais avançados podem levar até à morte. A prevenção é o melhor remédio: proteja sempre a pele e e consulte regularmente o seu dermatologista.

Mito #7: Apenas quem gosta de se bronzear por horas ao sol pode ser vítima de câncer de pele

No dia a dia, sem exposição deliberada ao sol, a pele em exposição aos raios UV também pode ficar vermelha ou bronzeada. Atividades como jardinagem, exercício ao ar livre, e piqueniques, entre outras, podem resultar em danos permanentes para a pele, mesmo sem intenção. Evite problemas e, além de aplicar protetor de fator 30 ou superior, use roupas frescas e um chapéu de aba larga.

Mito #8: O vento quente pode queimar a pele

Muitas pessoas ainda pensam que, quando está muito calor mas o céu está encoberto, é o vento quente que provoca a vermelhidão da pele. Não se baseie na temperatura ou no aspecto do céu para medir a intensidade dos raios solares, e procure fazer todas as suas atividades ao ar livre interamente protegida. 

Mito #9: Através da janela do carro, os raios UV não podem danificar a sua pele

Embora o vidro possa até filtrar alguma da radiação UV, não a bloqueia completamente. Longas horas em exposição a esta radiação filtrada podem resultar em queimaduras graves, pelo que é melhor prevenir que remediar. 

Mito #10: Se não teve cuidado com a pele durante a infância e adolescência, não adianta começar a agora

Embora a exposição excessiva aos raios solares nos primeiros 10 anos de vida aumente consideravelmente o risco de melanoma, o que acontece depois desta fase a nível celular é também de extrema importância. Pode reduzir o risco de câncer de pele em qualquer idade usando uma combinação adequada de etapas de proteção. 

vídeos Recomendados
Aprenda como ter cachos definidos e naturais com o babyliss!
  1. Tratamento para rejuvenescimento do rosto em casa: saiba como retardar os sinais da idade, rugas e linhas de expressão
    Tratamento para rejuvenescimento do rosto em...
  2. Estresse, barulho e poluição: descubra como a vida nas grandes cidades afeta a saúde do corpo e da pele e saiba como melhorar os sintomas
    Estresse, barulho e poluição: descubra como a...
  3. Vitamina D: quais os benefícios para a pele e como conseguir a substância?
    Vitamina D: quais os benefícios para a pele e...
    Vitamina D: quais os benefícios para a pele e como conseguir a substância?

    A vitamina D é uma das mais conhecidas quando o...

    Leia mais
  4. Sardas: o que são e como elas surgem na pele? Confira as explicações de dermatologista e saiba tudo sobre as manchas no rosto
    Sardas: o que são e como elas surgem na pele?...
  5. 4 produtos para rejuvenescimento do rosto: do creme antiidade ao clareador da pele
    4 produtos para rejuvenescimento do rosto: do...
    4 produtos para rejuvenescimento do rosto: do creme antiidade ao clareador da pele

    Engana-se quem pensa que é preciso dar adeus...

    Leia mais
  6. 5 produtos para a pele oleosa que não podem sair da nécessaire: da água micelar ao gel secativo, saiba quais são indispensáveis para evitar acne e espinha
    5 produtos para a pele oleosa que não podem...

Ver mais

Vídeos
Vídeo ensina a criar rabo de cavalo alongado com passo a passo simples

Ver mais

Temas relacionados
Tais Araujo

5 motivos para a atriz ser a rainha dos cachos

últimas matérias

Ver mais