Beleza Extraordinária

Volume e definição em cabelos cacheados e crespos: aprenda a conseguir os dois efeitos na hora da finalização

  • Saiba como manter o volume dos cabelos cacheados e crespos mesmo depois da fitagem
Tela cheia
Previous Next
Saiba como manter o volume dos cabelos cacheados e crespos mesmo depois da fitagem

Enquanto algumas mulheres fazem de tudo para controlar o volume dos cabelos cacheados e crespos, outras vivem procurando técnicas de finalização que valorizem ainda mais essa característica, mas se perder a tão desejada definição dos caracóis.

Depois do forte movimento de aceitação da textura natural, o aspecto encorpado das madeixas tem sido ainda mais requisitado, só que muitas ainda reclamam da dificuldade de conseguir unir definição e volume na hora de pentear os cachos - principalmente, quando a fitagem é a técnica escolhida. Mas você sabia que existem alguns truques que tornam possível unir o melhor dos dois mundos sem muita dificuldade? Confira as dicas!

Fitagem garante definição, mas faz o cabelo perder o volume 

Quando a ideia é conseguir cachos bem definidos e livres de frizz, as donas de cabelos cacheados e crespos logo recorrem à famosa fitagem para arrumar os fios. Para fazê-la, não há grandes segredos: basta contar com a ajuda dos dedos e ter um pouquinho de paciência para pentear mecha a mecha, aplicando leave-in em cada uma delas, separando os cachinhos como se fossem fitas - com mechinhas finas e bem esticadas - e, depois, amassando-as do final da ponta à raiz para ajudar a dar o formato anelado.

Com essa técnica, a definição é garantida, mas, por se tratar de uma finalização mais detalhada e com uma boa quantidade de creme de pentear espalhada em todas as partes do cabelo, o volume natural dos fios acaba sendo prejudicado. Para quem não gosta do aspecto muito volumoso, a solução é perfeita; mas, para aquelas que não dispensam essa característica, a fitagem acaba deixando a desejar, fazendo surgir a mesma pergunta em toda finalização: "cabelo definido ou volume?"; ou seja "com fitagem ou sem fitagem?". Mas existem maneiras de recorrer à ela e continuar com o aspecto volumoso que a maioria das cacheadas e crespas tanto ama - e o principal segredo está em não ter pena de bagunçar os cabelos depois de secos e soltar a raiz. 

Jogar o cabelo para os lados e soltar a raiz é o truque principal para conquistar o aspecto volumoso

Depois de fazer a fitagem detalhada no cabelo e esperá-lo secar por completo - com difusor ou ao natural, como preferir-, a dica principal para conquistar o volume é quebrar a película protetora do creme - que causa aquele aspecto mais durinho - e soltar com cuidado apenas os cachos que acabaram ficando muito grudados na hora da finalização. Depois, é hora de dar uma bagunçadinha nos fios para que eles recuperem o aspecto encorpado que acabou sendo perdido com a técnica, jogando-os de um lado para o outro e soltando bastante a raiz para que ela não fique grudada no couro cabeludo. 

Pente garfo, grampinhos e os próprios dedos podem ajudar a dar volume na raiz 

Como o cabelo estará bem definido por causa da fitagem, é preciso tomar cuidado na hora de soltar a raiz para que os cachos do comprimento não acabem sendo desfeitos durante o processo, já que o objetivo é conseguir volume com definição, certo? Nessa hora, você pode recorrer aos próprios dedos, ao pente garfo ou ao truque dos grampinhos para conquistar o aspecto volumoso - escolha a que achar mais prática ou teste todas para ver a que garante o melhor resultado nas suas madeixas. 

Com o dedo e com o pente garfo, é simples: basta ir passando um dos dois entre a raiz, soltando-a com cuidado. Já com os grampinhos, o truque é prender algumas mechas do topo da cabeça quando os cabelos ainda estiverem um pouco úmidos, deixando-as mais altas com a ajuda do acessório durante uns 20 minutos e pronto. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!