Beleza Extraordinária

Você tem poros dilatados? A culpa pode ser da oleosidade da pele, higiene do rosto e outros problemas. Saiba como tratar

  • Descubra o que pode deixar os poros da pele oleosa ainda mais dilatados (Foto: Pixelformula)
  • Os poros da pele podem ficar ainda mais dilatados por causa da falta de limpeza ou remoção da maquiagem (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • A falta de um protetor solar facial todos os dias também impulsiona a abertura dos poros do rosto (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que pode deixar os poros da pele oleosa ainda mais dilatados (Foto: Pixelformula)
  • Descubra o que pode deixar os poros da pele oleosa ainda mais dilatados (Foto: Pixelformula)
  • Os poros da pele podem ficar ainda mais dilatados por causa da falta de limpeza ou remoção da maquiagem (Foto: Instagram @symphanisoto)
  • A falta de um protetor solar facial todos os dias também impulsiona a abertura dos poros do rosto (Foto: Pixelformula)

Se você tem a pele oleosa ou mista, é bem provável que os poros do seu rosto sejam dilatados. Os poros são os "buraquinhos" da pele por onde saem os pelos, a transpiração e também as glândulas sebáceas, que são responsáveis pela oleosidade. É daí que vem a relação da pele oleosa com acnes e cravos: como os poros são mais abertos, as impurezas entram com mais facilidade, misturando-se ao sebo e entupindo os poros rapidamente. E para piorar a dilatação, saiba que o problema, muitas vezes, está ligado a hábitos como limpeza inadequada da pele, falta de proteção solar e de hidratação. Confira as dicas de como combater!

Exposição solar sem proteção todos os dias pode piorar a aparência dos poros

Poros dilatados não são exatamente um problema para a pele, mas incomodam a aparência das mulheres, principalmente na hora da maquiagem. Um dos motivos para que eles fiquem bem evidentes é o excesso de oleosidade e suor, principalmente na zona "T", ou seja, testa, nariz e queixo. Outro problema é o fotoenvelhecimento, ou seja, os danos que os raios solares causam à pele devido a exposição sem proteção. Por isso, o primeiro passo para amenizar a aparência dos "buraquinhos" é aplicar um protetor solar próprio para o rosto, todos os dias, para que o FPS proteja a pele dos raios UVA e UVB.

Como escolher: A dica para escolher um filtro para pele oleosa é apostar naqueles com toque seco ou limpo, que têm efeito matificante e evitam a sensação "grudenta", deixando a pele bem sequinha e sem brilho ao longo do dia.   

Esquecer de remover a maquiagem ou de limpar a pele também piora aparência dos poros 

Hoje em dia, limpar a pele e remover a maquiagem pode ser muito fácil e prático se você souber apostar nos produtos certos! Para quem ainda não tem esses hábitos, saiba que pode ser aí que mora o problema da dilatação dos poros e até mesmo das espinhas e dos cravos, já que as impurezas e os produtos de maquiagem entopem os buraquinhos e levam as inflamações.

Para limpar a pele oleosa e mista da maneira correta, a dica é usar um sabonete com textura em gel e com ação anti-acne pela manhã e antes de dormir. Já o demaquilante pode ser uma espécie de solução sem álcool, como a água micelar, que também vai agir como um tônico e equilibrar a oleosidade do rosto. 

Falta de hidratação deixa os poros do rosto mais evidentes

Engana-se quem pensa que o creme hidratante não pode ser usado por quem tem a pele oleosa. O produto age evitando o efeito rebote após o uso do sabonete - que é quando a pele fica ressecada e entende que precisa produzir mais óleo -, além de deixar a pele mais lisa e, por consequência, com poros mais fechadinhos. Já para quem já fez 25 ou 30 anos, o creme para rugas também pode ser um grande aliado, já que o conteúdo costuma ser altamente hidratante e conter ativos antienvelhecimento e flacidez, como Retinol e Pro-Xylane. 

Falta de esfoliação também pode deixar os poros do rosto mais abertos

Mesmo caprichando no uso do sabonete e do creme hidratante, a falta de esfoliação ainda pode deixar uma leve aparência dilatada nos poros, principalmente na zona "T". O esfoliante ou as máscaras faciais que tenham essa função agem mais profundamente nos "buraquinhos", fazendo uma limpeza mais eficiente por retirar as células mortas e garantindo uma pele do rosto mais lisa, uniforme e macia. 

Dica: O esfoliante a máscara facial devem ser usados, no mínimo, 1 vez por semana para evitar o efeito rebote. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais