Beleza Extraordinária

Você tem alergia a coloração? Saiba como fazer o teste de alergia e mecha antes de colorir os cabelos

  •   Saiba como fazer o teste de mecha de forma fácil e rápida   (Foto: Instagram @michellebagarra)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como fazer o teste de mecha de forma fácil e rápida (Foto: Instagram @michellebagarra)

O teste de mecha e o teste de alergia são passos fundamentais para quem ama mudar a cor dos fios em casa ou no salão - afinal, é preciso ter alguns cuidados ao adotar a coloração para evitar reações negativas, como possíveis irritações ou lesões na pele e no couro cabeludo. Quer saber mais sobre? Confira a dicas a seguir!

Teste de mecha x teste de alergia: entenda a diferença

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BEAUTY │ FASHION │ TRAVEL (@irina_bug) em

Antes de realmente adotar a sua nova cor de cabelo, é preciso passar por dois testes que são bem diferentes: o de mecha e o de alergia. 

Teste de mecha: é realizado em uma mecha do cabelo para ver como a coloração ficará nos fios. Normalmente, indicamos que pegue um fio da parte de trás do cabelo, mais escondido mesmo, para realizar o teste sem que fique muito evidente. Caso você goste do resultado, é só conferir o teste de alergia e garantir o seu visual!

Teste de alergia: esse teste é para que você não tenha nenhuma surpresa negativa ao utilizar a coloração e é muito importante que seja feito, viu? O teste de alergia foi criado para verificar se você não tem algum tipo de reação negativa aos componentes dos ingredientes presentes na fórmula do produto, que não deixa de ser uma química.

Todos os tipos de cabelo podem fazer teste de mecha?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Queen Bree (@cakedfacecutiee) em

Todos os tipos de cabelo que vão utilizar coloração não só podem, como devem realizar o teste de mecha! Não há contraindicação para realizar o teste de mecha e, inclusive, ele também é realizado para verificar se o cabelo aguenta passar pela coloração sem causar danos extremos aos fios, como o efeito elástico.

A dica para manter os cabelos saudáveis com o uso da química é investir no cronograma capilar, sem esquecer dos principais tratamentos: hidratação, reconstrução e nutrição.

Passo a passo para realizar o teste de mecha e alergia

No vídeo para o canal da L'Oréal Paris Brasil, a Lari Karlovic ensina como fazer o passo a passo perfeito do teste de alergia e de mecha, mas, por aqui, a gente também garante o passo a passo ideal:

1º passo: o teste de alergia costuma ser feito atrás da orelha, por isso o ideal é retirar os brincos e prender os cabelos para evitar o contato dos fios com a área;

2º passo: com a ajuda de um cotonete, aplique uma pequena quantidade do creme colorante que já vem na caixinha atrás da orelha;

3º passo: espere secar e aplique novamente;

4º passo: aguarde 48h sem lavar, cobrir e tocar a área;

5º passo: se, durante esse tempo, houver alguma reação como coceira ou vermelhidão, não é aconselhável o uso do produto. Mas, se não houver alguma reação, você pode apostar na sua transformação!

6º passo: agora, para o teste de mecha, mantenha o rabo de cavalo e solte uma mecha da parte de baixo dos fios;

7º passo: cubra a mão com uma luva e, com os dedos, aplique um pouco da misturinha da coloração na mecha solta;

8º passo: espere o tempo indicado na caixinha para deixar a coloração agir na mechinha;

9º passo: lave e seque a mecha pintada para ver como a cor ficou nos fios. Se gostar, é só fazer o processo completo!

Redação: Dandara Franco

ver mais : Coloração
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação