Beleza Extraordinária

Você sabia que cabelo branco pode surgir após um choque emocional?

  • Os cabelos podem ficar brancos pelo estresse. O motivo é a ação de hormônios, que afetam a produção de melanina e deixam as madeixas grisalhas
Tela cheia
Previous Next
Os cabelos podem ficar brancos pelo estresse. O motivo é a ação de hormônios, que afetam a produção de melanina e deixam as madeixas grisalhas

Diz a história que Maria Antonieta, a rainha da França, ficou com os cabelos brancos do dia para a noite quando soube de sua iminente decapitação. Apesar de alguns especialistas no assunto sugerirem que o mais provável é que tenha ocorrido uma queda abrupta decorrente de estresse, que lhe deixaram apenas os fios grisalhos e mais resistentes, outros pesquisadores parecem dar atenção a outra alternativa. Se até pouco tempo a medicina só mostrava a genética como fator de envelhecimento do fio, atualmente, os cientistas aceitam a teoria de que um trauma emocional pode transformar a cor das madeixas, mas não do dia para a noite, como dizem ter acontecido com a monarca.

Reação em cadeia: trauma produz hormônio que pode obstruir produção de melanina

Para os especialistas no tema, o estresse desencadeia uma reação que interfere com a forma como o folículo repassa a melanina para a fibra capilar. O responsável por bloquear a transmissão do pigmento que dá cor aos cabelos são os radicais livres, hormônios que o organismo produz quando está estressado. Apesar de não confirmada, a hipótese defendida por cientistas é que a instabilidade do radical livre ataca os melanócitos, onde a melanina é produzida, influenciando na produção do pigmento. Mas esse efeito não acontece do dia para a noite, porque existe um tempo entre a interrupção e o aparecimento do fio. Em média o período é de 13 dias para que a parada na produção dê sinais nas madeixas e os primeiros grisalhos apareçam.

Estresse também para crescimento dos cabelos antes de fios grisalhos

Outro campo de estudo de médicos é a interrupção do ciclo de vida dos cabelos. Segundo especialistas, eventos traumáticos conseguem parar o crescimento das madeixas, que em situações normais está sempre acontecendo, deixando os folículos em descanso. Depois de um período, que pode variar de acordo com o caso, essa parte da fibra capilar desperta e começa a produzir fios grisalhos em grande quantidade.

As duas teorias, a do hormônio e da pausa no crescimento, não estão interligadas e são traumas capilares ainda em estudo, que devem ser tratados por dermatologistas e tricologistas. Massagem no couro cabeludo ajudam a estimular a circulação sanguínea e, consequentemente o crescimento dos fios.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema