Beleza Extraordinária

Você sabia: quanto tempo leva a produção dos cabelos de personagens dos filmes de animação?

  • Para dar vida aos cacheados cabelos vermelhos da Mérida, personagem do filme "Valente", o Pixar Animation Studios desenvolveu nova técnica de produção de cabelos em 3D
  • A personagem Aki Ross, do filme "Final Fantasy", foi pioneira no realismo dos cabelos produzidos para animação
  • A personagem Lara Croft, do jogo eletrônico "Tomb Raider: Underworld", ganhou 21 mil fios de cabelos castanhos escuros, que são reproduzidos em tempo real
  •  O Warg, do longa "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada', deu trabalho a equipe de animação da Weta Digital, que teve que desenvolver um software próprio para elaborar seus 5 milhões de pelos
  •  O Warg, do longa "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada', deu trabalho a equipe de animação da Weta Digital, que teve que desenvolver um software próprio para elaborar seus 5 milhões de pelos
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Para dar vida aos cacheados cabelos vermelhos da Mérida, personagem do filme "Valente", o Pixar Animation Studios desenvolveu nova técnica de produção de cabelos em 3D
  • Para dar vida aos cacheados cabelos vermelhos da Mérida, personagem do filme "Valente", o Pixar Animation Studios desenvolveu nova técnica de produção de cabelos em 3D
  • A personagem Aki Ross, do filme "Final Fantasy", foi pioneira no realismo dos cabelos produzidos para animação
  • A personagem Lara Croft, do jogo eletrônico "Tomb Raider: Underworld", ganhou 21 mil fios de cabelos castanhos escuros, que são reproduzidos em tempo real
  •  O Warg, do longa "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada', deu trabalho a equipe de animação da Weta Digital, que teve que desenvolver um software próprio para elaborar seus 5 milhões de pelos
  •  O Warg, do longa "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada', deu trabalho a equipe de animação da Weta Digital, que teve que desenvolver um software próprio para elaborar seus 5 milhões de pelos

No século XVIII Oscar Wilde dizia que "a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida". Se vivesse nos dias atuais, talvez, o escritor teria opinião diferente. Em tempos modernos, e com o avanço da tecnologia, a arte retrata fielmente os detalhes reais da vida. Prova disso são os filmes de animação, que cada vez mais se assemelham à realidade. Para dar vida aos personagens (caricatos ou realistas), cada detalhe do corpo humano é traçado com incrível semelhança da realidade. Como não poderia deixar de ser, os cabelos também merecem todo destaque. As madeixas ganham toques reais no aspecto, textura, coloração e movimento dos fios. Por trás da produção, cabe à equipe de designers e animadores a tarefa de dar ar natural aos cabelos, que exigem muito tempo para serem produzidos.

Produção das madeixas demandam tempo para cada segundo da animação

A primeira personagem a se destacar pelo nível de realismo fotográfico humano foi Aki Ross, do filme de ficção científica "Final Fantasy", em 2001. Pela primeira vez o cabelo ganhou movimento, pôde girar e refletir luz. Aki exibe madeixas curtas em corte chanel, na cor castanha escura. Para dar naturalidade aos 60 mil fios das madeixas da cientista, foram necessárias 36 horas de dedicação do estúdio Sqaure USA, para cada segundo do filme.

Em produção recente, a equipe do Pixar Animation Studios encarou o desafio de desenvolver os cabelos da personagem Mérida, a princesa do filme "Valente", produzido pela Walt Disney e lançado em 2012. As madeixas vermelhas, longas e onduladas ganharam bastante movimento e confirmaram a personalidade aventureira de Mérida. Para alcançar o resultado, cerca de 112 mil fios de cabelo cobriram a cabeça da personagem, que levaram oito minutos para serem projetados a cada segundo do filme. A animação serviu de referência para o estúdio lançar uma nova técnica de produção de cabelos em 3D.

Cabelos de personagem de jogo eletrônico também ganharam toque de realidade

Não é só nos filmes que as madeixas são retratadas fielmente, nos jogos eletrônicos personagens femininas também aparecem exibindo cabelos dignos da realidade. No jogo "Tomb Raider: Underworld" - nono da série - a personagem Lara Croft ganhou 21 mil fios de cabelos castanhos escuros, que são reproduzidos em tempo real. Para a façanha, o estúdio Crystal Dynamics desenvolveu um software que realiza simulações físicas instantaneamente. Os movimentos das madeixas foram ocasionados por efeitos de gravidade e vento, resultando no visual moderno de Lara, que exibe corte repicado.

Pelos de monstros e animais exigem maior tempo de produção

Outra produção do Pixar Animation Studios, o personagem Sulley - do filme "Universidade Monstros" - exigiu um bom tempo para ser produzido. Para dar vida ao montro foi necessária a simulação de mais de 5 milhões de pelos, que levaram 29 dias para cada segundo de filme. O Warg, do longa "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada', também deu trabalho à equipe de animação da Weta Digital, que teve que desenvolver um software próprio para elaborar os 5 milhões de pelos, produzidos em 40 dias, para retratar o animal.

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