Beleza Extraordinária

Você sabe quantos quilos seu cabelo consegue segurar?

  • A história de Rapunzel pode ser um conto de fadas, mas a força dos cabelos, não. Os fios são a parte mais resistente do corpo humano. Um único fio de cabelo consegue segurar 100 gramas de peso e juntos, cerca de 80kg de uma vez.
Tela cheia
Previous Next
A história de Rapunzel pode ser um conto de fadas, mas a força dos cabelos, não. Os fios são a parte mais resistente do corpo humano. Um único fio de cabelo consegue segurar 100 gramas de peso e juntos, cerca de 80kg de uma vez.

A história de Rapunzel pode ser um conto de fadas, mas a força dos cabelos, não. Os fios são a parte mais resistente do corpo humano. Um único fio de cabelo consegue segurar 100 gramas de peso e juntos, cerca de 80kg de uma vez. Quando os cabelos estão unidos em uma trança, esse potencial pode variar entre incríveis 200 a 300kg.

Crescimento e resistência

Não é preciso virar Rapunzel para perceber que os cabelos são resistentes. Diariamente eles passam por pressões e desgastes e precisam ser cuidados para se manterem saudáveis. Uma pessoa adulta tem de 100 mil a 150 mil fios, que passam pela fase de crescimento e repouso, como explica a Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia: "cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento e 15% durante o repouso. Isso significa que temos sempre mais cabelo crescendo do que caindo e a duração da fase de crescimento é, em média, de quatro anos", contou.

Formados principalmente por queratina e com crescimento de cerca de 12cm por ano, os cabelos existem para proteger regiões como o couro cabeludo contra a ação do frio, do calor e do excesso de luz solar. Doenças, agressões externas, o uso de produtos inadequados ou excesso de química podem diminuir a espessura dos fios e até causar queda.

Fios saudáveis da raiz até as pontas

Para manter o crescimento dos fios saudável, é preciso cuidar da raiz até as pontas. Além de alimentação regulada e consumo frequente de água, evite agressões que enfraqueçam os fios. Fuja de agentes externos, procure profissionais adequados para procedimentos químicos e invista em hidratações com produtos como arginina, que além de fortalecerem os cabelos ainda ajudam no crescimento.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais