Beleza Extraordinária

Você sabe porque algumas pessoas têm mechas brancas no cabelo?

  • Stacy London, apresentadora da versão internacional do programa "Esquadrão da Moda" tem uma mecha grisalha nos fios desde a infância
  • A cantora Bonnie Raitt também usa sua mecha localizada na parte da frente das madeixas
  • A socialite Bethy Lagardere também assumiu sua mecha de fios brancos
  • O estilo de mecha branca ficou conhecido pela personagem Vampira, da série "X-Men"
Tela cheia
Previous Next
Stacy London, apresentadora da versão internacional do programa "Esquadrão da Moda" tem uma mecha grisalha nos fios desde a infância
  • Stacy London, apresentadora da versão internacional do programa "Esquadrão da Moda" tem uma mecha grisalha nos fios desde a infância
  • A cantora Bonnie Raitt também usa sua mecha localizada na parte da frente das madeixas
  • A socialite Bethy Lagardere também assumiu sua mecha de fios brancos
  • O estilo de mecha branca ficou conhecido pela personagem Vampira, da série "X-Men"

A mecha branca em cabelos coloridos ficou famosa pela personagem Vampira, do desenho animado "X-Men", que chegou aos cinemas interpretada pela atriz Anna Paquin. O estilo, que se sobressai principalmente em madeixas mais escuras não é só coisa da ficção, e é um problema genético chamado poliose.

Poliose pode ser hereditária e não é uma doença

Os fios grisalhos começam a aparecer, dependendo da genética de cada um, por volta dos 30 anos, à medida que os folículos capilares começam a produzir menos pigmentos até ficarem completamente brancos. Para quem tem poliose, a questão da idade não é tão levada em conta e mechas grisalhas podem aparecer na infância, como aconteceu com Stacy London, a apresentadora da versão internacional do programa "Esquadrão da Moda", que teve sua mecha grisalha ainda na infância.

A síndrome, que pode acontecer em mechas de cabelos, cílios, nos pelos do corpo, sobrancelhas, mas não é uma doença. A maioria das pessoas que porta a poliose é saudável e só não tem presença de pigmento em determinado local do corpo, problema que não se alastra ou muda de tamanho, e que, na maioria das vezes, é traço hereditário.

Problema genético pode ser sintoma de algumas doenças

Para algumas poucas, o problema genético pode ser sintoma de doenças de pele mais graves como vitiligo, e doenças genéticas, tais como a síndrome de Marfan e síndrome de Waardenburg. Em crianças, como a incidência de cabelos brancos é muito mais rara, a poliose também pode ser sintoma de alopecia areata, doença da tireoide, anemia, ou deficiência de vitamina B-12, e é preciso ir até o médico para saber se há risco de doença ou a mecha grisalha é só um "detalhe pessoal" no seu código genético.

Algumas figuras famosas como a socialite Bethy Lagardere e a cantora Bonnie Raitt assumiram suas mechas centrais, mas muitas pessoas que tem poliose preferem colorir os fios. No couro cabeludo, as regras para pintar essa mecha grisalha é igual a de tingir os fios brancos, que precisam de alguns cuidados, como escolher tinta com numeração correta para que a coloração dure mais tempo. Quando o caso acontece na sobrancelha e nos cílios, o ideal é procurar um dermatologista para indicar o tipo de "tratamento" para mudar a cor dessa região.

Maria Antonieta: diz a lenda que a rainha ganhou cabelos brancos em apenas um dia

Diz a lenda que a rainha Maria Antonieta ficou com os cabelos brancos no momento que soube que seria guilhotinada. O caso da francesa virou objeto de estudos e hoje, apesar de não ter provas a respeito do caso, muitos cientistas apostam que a rainha teve um caso de alopécia areata gerada pelo estresse da execução.

Essa síndrome, diferente da poliose, causa queda dos fios, o que para Maria Antonieta significou a perda do cabelo loiro, mais finos e frágeis, e a resistência dos grisalhos, mais fortes, o que deixou a figura histórica com madeixas brancas antes de ir para a guilhotina.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação