Você sabe o que faz um tricologista?

Quando o assunto é diagnóstico e cura de doenças do cabelo e do couro cabeludo, os médicos especializados na área são chamados de tricologistas. São profissionais que estudam e aplicam conhecimentos que favorecem a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

O profissional formado, cuja profissão seja na área de saúde ou bem-estar, pode praticar a tricologia dentro do seu campo de atuação, qualquer que seja a sua formação de base: cabeleireiros, visagistas, tricologistas, farmacêuticos, químicos, biomédicos, esteticistas e médicos que atuem com cabelos.

Além disso, pode aplicar conceitos da cosmetologia e de procedimentos que envolvem o uso de cosméticos, assim como orientar suplementação nutricional quando necessário.

O processo diagnóstico da queda

Caso comece a perceber que seus fios ficam em grande quantidade na fronha do travesseiro ao levantar, no ralo do banheiro ao tomar banho ou na escova, procure um especialista em tricologia para avaliar seu couro cabeludo.

As mulheres têm muito mais cabelo do que os homens e por isso, só notam o problema quando já perderam cerca de 30% dos fios. Para identificar a causa da queda dos fios em grande quantidade, o médico faz uma microscopia eletrônica do bulbo capilar por meio de um aparelho que funciona como uma espécie de scanner do couro cabeludo e aumenta em oito mil vezes o fio e o couro da cabeça.

O resultado é um diagnóstico preciso, com a verificação do estágio da queda e a indicação de um tratamento específico. A queda brusca dos fios também pode estar associada a outros problemas e, para isso, deve-se buscar assistência de profissionais como endocrinologista - para avaliar as condiões da tiróide, ginicologista para possíveis problemas hormonais e nutricionistas para avaliar a alimentação.

A queda é reversível em qualquer idade

Pessoas que possuem quedas de cabelo podem ter o quadro revertido em qualquer idade desde que o bulbo capilar ainda esteja vivo. Entre as soluções, há tratamentos não invasivos, como laser de baixa penetração e infusão transiônica, que permite a aplicação de substâncias ativadoras do bulbo sem o uso de agulhas e aplicações.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/voce-sabe-o-que-faz-um-tricologista" }
Matéria publicada em 19 de fevereiro 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/voce-sabe-o-que-faz-um-tricologista" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/fios-lindos-potencialize-o-tratamento-dos-cabelos-na-hora-do-banho", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"fios-lindos-potencialize-o-tratamento-dos-cabelos-na-hora-do-banho", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/330-351/341/modelo-negra-tomando-banho-e-lavando-os-cabelos.jpg?rev=48f96264a6154eba8e2fec9fb48f3fa6", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-13T13:02:59+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:01:57+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/voce-sabe-o-que-faz-um-tricologista", "name": "voce-sabe-o-que-faz-um-tricologista" } } ] }