Beleza Extraordinária

Você higieniza sua escova e pente? Aprenda a limpar seus acessórios e garanta cabelos mais saudáveis

  • Higienizar escovas e pentes é importante para manter os fios longe de dermatites e outros problemas capilares, além de manter seus acessórios novinhos por mais tempo
Tela cheia
Previous Next
Higienizar escovas e pentes é importante para manter os fios longe de dermatites e outros problemas capilares, além de manter seus acessórios novinhos por mais tempo

Você higieniza seus pentes e escovas? Assim como os pincéis de maquiagem, esses acessórios para os fios precisam de limpeza para manter os cabelos saudáveis. Escova e pentes sujos são mais difíceis de usar e podem prejudicar o penteado, mas estes não são os principais malefícios da higiene inadequada.

Esses acessórios acumulam resíduos dos produtos, além de poeira, oleosidade e células mortas, o que cria o ambiente propício para o crescimento de ácaros, fungos e bactérias que podem afetar o couro cabeludo, com caspa e outras doenças mais graves. "Para evitar dermatites, o ideal é toda semana fazer uma limpeza com água e sabão neutro, de preferência líquido, que retira a oleosidade. Uma higienização mais potente também é recomendada a cada dois meses ou quando notar que a escova está precisando", explicou a dermatologista Thaise Soares.

Escovas e pentes precisam ser limpos diariamente

Para que sua escova e pente fiquem totalmente à prova de bactérias e fungos, a limpeza precisa ser diário. Depois de usá-los, retire imediatamente todos os fios que ficam no acessório. Além de não ser higiênico, deixar esta limpeza para depois estraga as cerdas e diminui a durabilidade do objeto. No pente a limpeza é mais fácil, já a higiene da escova pode precisar de ajuda extra. Se alguns fios continuarem na escova mesmo após a limpeza com as mãos, separe um pente só para retirar os fios restantes.

Acessórios precisam ser higienizados com água e sabão

Uma vez na semana, escovas e pentes precisam de cuidados especiais para ficarem limpas e durarem mais tempo. Para higienizar os acessórios, separe esponja e sabão neutro, esfregue na escova ou pente em água corrente e deixe secar naturalmente. Evite ao máximo usar o secador nesses produtos porque o calor excessivo deforma as cerdas e diminui a vida útil dos objetos.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação