Beleza Extraordinária

Vitamina C: conheça os benefícios do ativo para a pele

  • Conheça os benefícios da vitamina C para a sua pele (Foto: Instagram @yadavillaret)
Tela cheia
Previous Next
Conheça os benefícios da vitamina C para a sua pele (Foto: Instagram @yadavillaret)

A vitamina C é um ingrediente muito usado em cremes de tratamento para a pele e está muito em alta entre as apaixonadas por beleza. É possível que você já tenha usado algum produto com esse ativo na sua rotina de cuidados com a pele. Mas será que você conhece todos os benefícios da vitamina C?

Quer saber qual é o efeito do ativo na pele e como adicioná-lo aos seus rituais de beleza? Então vem conferir, que a gente te fala tudo o que você precisa saber sobre a ação da vitamina C na sua pele e onde encontrá-la na alimentação.

Vitamina C combate os radicais livres

A vitamina C tem alto poder antioxidante, ou seja, ela combate os danos celulares provocados pelos radicais livres. Por isso, ela é uma ótima escolha para tratamentos de pele: além evitar o envelhecimento precoce, as vitaminas antioxidantes podem prevenir doenças como o câncer.

A vitamina também tem poder cicatrizante

Outra vantagem de apostar em cremes que contém vitamina C, é a capacidade de cicatrização do ativo. A vitamina é muito eficiente para cicatrizar feridas e lesões na pele - como a acne - , deixando o rosto mais lisinho e acabando com as indesejadas marquinhas.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

Esse ativo auxilia na produção de colágeno

Além disso, a vitamina C também estimula a produção de colágeno pelo organismo. Isso ajuda a manter - ou recuperar - a elasticidade da pele e evita a flacidez e as rugas. O colágeno também ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos o que garante que os nutrientes cheguem até a pele e confere mais brilho.

O ingrediente protege a pele contra o sol

A vitamina C também ajuda na proteção da pele contra os raios ultravioletas. Usar produtos que contenham esse ingrediente é uma ótima opção para quem quer se proteger contra os danos causados pelos raios solares, como envelhecimento precoce e manchas na pele. Mas ele não substitui o uso do protetor solar, tá?

A vitamina C ajuda a clarear a pele

Sabe aquelas manchinhas na pele que surgem com o passar do tempo, principalmente se você costuma pegar muito sol? Pode parecer difícil eliminá-las, mas a vitamina C é o ativo perfeito para isso. O que acontece é que o ingrediente inibe a produção de melanina, amenizando a aparência de manchas de acne ou mesmo melasma.

Onde encontrar a vitamina C?

Além de incluir produtos com vitamina C à sua rotina de cuidados com a pele, você também pode incluir a substância na sua alimentação. A vitamina C contida em alimentos também age no organismo para manter a pele bonita e saudável.

Ela está presente em frutas como acerola, laranja, kiwi, morango, mamão e goiaba. Algumas folhas também são ricas no nutriente, como espinafre, couve e brócolis, além do pimentão amarelo.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais