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Vitamina A, B, C... Saiba a importância de cada uma para a pele e cabelo e como conquistar os benefícios com a alimentação

  •  Saiba quais são as principais vitaminas para o cabelo e pele e aprenda a equilibrar a alimentação saudável no dia a dia (Foto: Instagram @charlottebridgeman)
  • Folhas, verduras e até mesmo proteínas são muito bem-vindas na lista de alimentos que fazem bem para pele e cabelo (Foto: Instagram  @frommybowl)
  • A alimentação saudável implica em cabelos mais fortes e pele mais luminosa (Foto: Instagram @cassdimicco)
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Saiba quais são as principais vitaminas para o cabelo e pele e aprenda a equilibrar a alimentação saudável no dia a dia (Foto: Instagram @charlottebridgeman)
  •  Saiba quais são as principais vitaminas para o cabelo e pele e aprenda a equilibrar a alimentação saudável no dia a dia (Foto: Instagram @charlottebridgeman)
  • Folhas, verduras e até mesmo proteínas são muito bem-vindas na lista de alimentos que fazem bem para pele e cabelo (Foto: Instagram  @frommybowl)
  • A alimentação saudável implica em cabelos mais fortes e pele mais luminosa (Foto: Instagram @cassdimicco)

Os alimentos que fazem bem para pele e cabelo são aqueles com propriedades que ajudam a manter o aspecto viçoso no rosto e bem forte nas madeixas - mas será que você realmente sabe em quais vitaminas e nutrientes investir para cuidar da beleza feminina? Se ainda não, o Beleza Extraordinária pode te ajudar!

Confira a lista das vitaminas para os cabelos e pele do rosto, saiba como cada uma age no organismo e, por fim, descubra em quais frutas, legumes e grãos investir para que a quebra dos fios e rugas precoces não sejam mais um risco. Aproveite!

Alimentação é mais um dos fatores importantes para a saúde dos cabelos e da pele

Antes de indicar que uma dieta equilibrada seja adotada para ter os fios mais bonitos e a pele sempre luminosa, é válido lembrar que a alimentação adequada é mais uma das ferramentas disponíveis para turbinar o organismo - mas outros cuidados também devem ser inseridos na rotina, viu? 

É importante, por exemplo, investir no uso de cremes anti-rugas, protetor solar, e na criação de cronograma capilar adequado para que o tratamento seja realmente eficiente (dessa forma, a alimentação apenas complementará o resultado). Ainda que danos muito intensos não sejam revertidos apenas pelas vitaminas, ao serem inseridas na alimentação, elas se tornam, sim, capazes de manter rosto e cabelos sempre saudáveis! 

Veja a lista de vitaminas importantes para pele e cabelo e veja quais alimentos priorizar na dieta:

1) Vitamina A: relacionada ao desenvolvimento e elasticidade dos fios, essa vitamina ajuda inclusive na diminuição do nível de oleosidade produzida no couro cabeludo. No entanto, atenção ao excesso dela, uma vez que pode alterar bruscamente o funcionamento do organismo e causar o efeito reverso do desejado.

Onde encontrar? Nas folhas verdes, leite, cenoura e gema de ovo, por exemplo.

2) Biotina, do complexo B: ainda que o próprio corpo produza a biotina, vale a pena intensificar a ingestão para conseguir benefícios para os cabelos, pele e até mesmo unhas.

Onde encontrar? Nos peixes, leite, banana, nozes e leveduras, por exemplo.

3) Vitamina C: conhecida por combater os radicais livres e ter papel importante na formação do colágeno da pele, essa vitamina se tornou uma das queridinhas de quem busca uma pele perfeita, cicatrizada e livre de rugas.

Onde encontrar? Nas goiabas, laranja, tomate, morango e brócolis, por exemplo

4) Vitamina D: responsável pelo controle do aspecto áspero nos cabelos, essa vitamina que também é produzida pelo corpo por meio da exposição ao sol também pode ser intensificada para uma porção extra de cuidado.

Onde encontrar? No leite, gema de ovo e óleo de peixes, por exemplo.

5) Vitamina E: o papel principal dessa vitamina para a pele é atuar como um antioxidante, ajudando na prevenção de rugas e linhas de expressão.

Onde encontrar? Nas sementes de girassol, avelãs, espinafres e alfaces, por exemplo.

6) Ferro: sabia que ausência de ferro pode causar uma pele ressecada e cabelos mais quebradiços? Para evitar esse cenário, vale apostar na reposição desse mineral na alimentação.

Onde encontrar? Nas carnes, feijão e verduras, por exemplo.

Redação: Raquel Carletto

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