Beleza Extraordinária

Verão: truques de beleza para amenizar o calor

  • Água fria, cubos de gelo e até a geladeira podem ajudar a refrescar e turbinar a beleza ao mesmo tempo
Tela cheia
Previous Next
Água fria, cubos de gelo e até a geladeira podem ajudar a refrescar e turbinar a beleza ao mesmo tempo

Em um verão em que o calor está batendo recorde, algumas modificações na rotina de beleza são mais do que bem-vindas. Alguns truques refrescantes ajudam a potencializar a beleza da pele, cabelos e unhas, o que faz da água fria, cubinhos de gelo e até mesmo da geladeira os melhores amigos de uma mulher nessa estação. Escolha qual dos benefícios mais se encaixa no seu perfil e aproveite para unir o útil ao mais que agradável.

Turbina o brilho dos cabelos

Um bom banho de água fria traz benefícios enormes para as madeixas. Como ajudam a fechar a cutícula do fio, deixando toda a estrutura alinhada, as baixas temperaturas acabam deixando o cabelo mais brilhoso e saudável.

Olheiras amenizadas

Para renovar o visual de manhã e não deixar à mostra uma noite de sono ruim, basta colocar rodelas de pepino, sachês de chá de camomila ou até mesmo duas colheres no congelador por alguns minutos e depois aplicar sobre a área. A dermatologista Carolina Marçon explica que o frio tem função vasoconstritora, diminuindo os vasos e por isso reduz também o inchaço e a coloração escura da área. Já o objeto que será usado para transferir essa temperatura para a olheira não faz tanta diferença: "não existem estudos que comprovem a ação dos sachês ou pepinos a não ser pelo frio que eles carregam ao saírem de um ambiente refrigerado", diz a profissional, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Conserva cremes de corpo e rosto

Os cremes para o corpo também podem e devem ganhar um toque refrescante. A engenheira química e ex-desenvolvedora de cosméticos americana, Jenny Frankel, disse, em entrevista ao site Beautylish que os hidratantes devem ser mantidos em um lugar refrigerado para conservar a cor e o cheiro. Já Carolina revela que os cosméticos com vitamina C devem ser guardados em ambiente gelado para não perderem sua eficácia: "por ser muito instável, esse tipo de vitamina pode ser desativada em contato com calor extremo", explica. Reserve espaço na geladeira para esses produtos e mantenha a pele literalmente fresca por mais tempo.

Truque para disfarçar poros dilatados

Tão eficiente quanto o produto que revolucionou a maquiagem, o gelo faz a função de primer porque fecha os poros, deixando a pele mais lisinha. Além da aparência mais saudável e radiante, um pouquinho de gelo depois de lavar o rosto ainda vai ajudar a manter a maquiagem por mais tempo durante todo o dia. Com os poros mais fechados, a pele produz menos oleosidade e a make não vai embora com tanta facilidade como geralmente acontece no calor. "O efeito é puramente mecânico - ao contrair os vasos, o frio também diminui a retenção de líquido no rosto, o que melhora a aparência dos poros", revela.

Kate Moss é uma das adeptas desse truque de beleza, mas sua forma de execução pode não ser a mais segura. A top diz que sempre que quer melhorar a aparência da pele mergulha o rosto em uma bacia de água com gelo e pepinos. Para quem tem a pele sensível, o método pode acabar queimando o rosto, então a melhor escolha ainda é enrolar os cubinhos de gelo em toalhas ou sacos plásticos - assim o contato direto é evitado.

Disfarça inchaço e vermelhidão das espinhas

Para reduzir a inflamação de uma espinha, basta segurar um cubo de gelo revestido com plástico sobre a área por alguns minutos. Além de diminuir o inchaço, o truque também alivia a vermelhidão causada na pele. "Uma das características de um processo inflamatório como a espinha é a vasodilatação e, como o gelo contrai os vasos, acaba melhorando a aparência", conta a dermatologista. Apesar dos benefícios, Carolina explica que a solução é apenas momentânea e não pode se considerada um tratamento: "o gelo apenas melhora o aspecto, mas não trata a acne", diz.

Aumenta a duração dos produtos à prova d'água

Sabia que guardar make à prova d'água na geladeira aumenta a durabilidade do produto? A dica também da ex-desenvolvedora de cosméticos, Jenny Frankel: "O calor acelera a volatilidade e a secagem de um produto", conta.

Seguro contra borrões

Mergulhar os dedos em um copo d' água com gelo ajuda o esmalte a secar mais rápido e, com as temperaturas lá no alto, a sensação também é bem agradável. O que acontece é que o esmalte seca mais rápido em baixas temperatura - por isso os sprays secantes são tão gelados.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!